Filipenses 3:8

E, na verdade, considero também todas as coisas como perda, por causa da superioridade de conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por ele aceitei perder todas essas coisas, e as considero como dejetos, a fim de que eu possa ganhar a Cristo;

Comentário A. R. Fausset

meu Senhor – acreditando e amando a apropriação dEle (Salmo 63:1; Jo 20:28).

dejetos – grego, “considero (como excrementos, fezes, escória) lançada para os cães”, como a derivação expressa. Uma “perda” é de algo tendo valor; mas “recusar” é jogado fora como não merecedor de ser mais tocado ou olhado.

ganhar – Um homem não pode fazer de outras coisas seu “ganho” ou confiança principal e, ao mesmo tempo, “ganhar a Cristo”. Aquele que perde todas as coisas, e até mesmo a si mesmo, por causa de Cristo, ganha Cristo: Cristo é Dele, e Ele é de Cristo (Cânticos 2:166:3; Lucas 9:23-24; 1Coríntios 3:23). [Jamieson; Fausset; Brown]

Comentário de H. C. G. Moule

E, na verdade etc. Melhor, talvez, sim, eu até mesmo etc. Ele acrescenta um novo peso duplo à afirmação; “eu conto” (não apenas “eu contei”), enfatizando a atualidade da estimativa; e “todas as coisas”, não apenas fundamentos específicos de confiança. Tudo o que, de qualquer ponto de vista, possa parecer competir com Cristo como sua paz e vida, ele renuncia como tal: sejam ações, sofrimentos, virtudes, inspiração, revelações.

superioridade. Para o amor de Paulo por palavras superlativas, veja em Filipenses 2:9 acima.

de conhecer etc. Ele descobriu, à luz da graça, que “esta é a vida eterna, conhecer o único Deus verdadeiro, e Jesus Cristo” (João 17:3). Sobre as condições e bem-aventurança de tal “conhecimento” compare com e.g. Mateus 11:27 (onde a palavra é aparentada, embora não idêntica); João 1:10-12; João 10:14; João 14:7; João 17:25; 2Coríntios 5:16; 2Coríntios 10:5; Gálatas 4:9; Efésios 3:19; 2Pedro 3:18; 1João 2:3-5; 1João 3:6; 1João 4:7-8. O Apóstolo às vezes fala com uma certa depreciação do “conhecimento” (por exemplo, 1Coríntios 8:1; 1Coríntios 13:2; 1Coríntios 13:8). Mas ele quer dizer claramente um conhecimento que não se preocupa com Cristo e Deus, mas com curiosidades espirituais, que podem ser conhecidas, ou pelo menos procuradas, sem vida e amor divinos. O conhecimento aqui em vista é o reconhecimento, desde a primeira visão eternamente em diante, da realidade e glória “superando o conhecimento” (Efésios 3:19) da Pessoa e Obra do Filho do Pai, como Salvador, Senhor e Vida; um conhecimento inseparável do amor. Veja mais em Filipenses 3:10.

Observe o testemunho implícito de tal linguagem como aquela diante de nós da Divindade de Cristo.

a Cristo Jesus, meu Senhor. Observe a solenidade e plenitude da designação. O glorioso Objeto brilha novamente diante dele enquanto ele pensa as palavras. Observe também a característica “meu Senhor” (veja nota sobre Filipenses 1:3 acima). Há um individualismo Divino no Evangelho, em profunda harmonia com suas verdades de comunidade e comunhão, mas não para se fundir nelas. “Um por um” ​​é a lei do grande ajuntamento e incorporação (João 6:35; João 6:37; João 6:40; João 6:44; João 6:47; João 6:51 etc.); o indivíduo crente, assim como a Igreja crente, tem Cristo como “Cabeça” (1Coríntios 11:3), e vive pela fé nAquele que amou o indivíduo e se entregou por ele (Gálatas 2:20; compare com Efésios 5 :25).

Por ele. Literalmente e melhor, por conta de quem; em vista da descoberta de quem.

aceitei perder etc – uma referência à crise de sua renúncia à velha confiança, e também à severa rejeição com que a Sinagoga o trataria como um renegado. Essa alusão passageira ao tremendo custo pelo qual ele se tornou cristão é, por sua própria transitoriedade, profundamente impressionante e patética; e é claro que tem uma influência poderosa sobre a natureza e solidez das razões de sua mudança, e assim por diante, as evidências da Fé.

todas essas coisas. O Grego sugere a paráfrase, meu tudo.

dejetos estrume. A palavra grega é usada em escritores seculares em ambos os sentidos. Sua derivação provavelmente verdadeira favorece a segunda, mas a derivação popularmente aceita pelos gregos (“coisa lançada aos cães”) a primeira. E esse fato leva à inferência de que, na linguagem comum, significava os restos de uma refeição ou algo semelhante.

a fim de que eu possa ganhar – o verbo ecoa o substantivo de Filipenses 3:7. Não havia mérito em chegar a uma verdadeira convicção sobre “confiança na carne”; mas essa convicção era um antecedente tão vital para sua posse e fruição de Cristo que era como se fosse o preço pago para “ganhá-Lo”. compare com as imagens de Apocalipse 3:17-18.

“Para que eu possa”:—praticamente, podemos parafrasear, “para que eu possa”; com referência ao passado. A principal influência da passagem está obviamente na crise de sua conversão; sobre o que ele então perdeu e depois ganhou, mas ele fala como se estivesse em crise agora. Não raro no Novo Testamento grego o passado é assim projetado no presente e no futuro, onde certamente em inglês deveríamos dizer “might”, não “may”. compare com ex. (no grego) Mateus 19:13; Atos 5:26; 1Timóteo 1:16; 1João 3:5. É verdade que o apóstolo aqui usa o presente, não o passado, no verbo principal adjacente (“eu conto”). Mas isso pode muito bem ser um caso excepcional de projeção de toda a afirmação sobre o passado, em vez de parte dele, no presente. Ou as palavras “e considerá-los recusados” não podem ser entre parênteses? Nesse caso, ele diria, de fato, o que seria uma antítese mais vívida: “Sofri a perda de meu tudo (e um ‘tudo’ inútil que agora vejo ser), para que eu pudesse ganhar a Cristo”.

Ele assim “ganhou” nada menos que Cristo; não apenas benefícios subsidiários e derivados, mas a Fonte e o Segredo de todos os benefícios. A Pessoa gloriosa, “que de Deus nos fez sabedoria, sim, justiça, e santificação, e redenção” (1Coríntios 1:30), era agora sua, em uma posse misteriosa, mas real. [Moule, aguardando revisão]

< Filipenses 3:7 Filipenses 3:9 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.