Curso: Como estudar a Bíblia?

Acesso rápido


Apresentação

Olá, meu nome é Luan, editor do Apologeta.

Como responsável por este projeto (e também líder na igreja) tenho sido abordado por várias pessoas com dificuldades para compreender a Bíblia e aplicar os ensinamentos em suas vidas. Uma pergunta que me fazem com frequência é: por que eu não consigo entender a Bíblia? Procurei na internet algum conteúdo que ensinasse de maneira abrangente e clara sobre interpretação bíblica para que pudesse recomendar a essas pessoas, porém não encontrei.

E por essa razão organizei o curso Como estudar a Bíblia? Ele foi pensado de modo a beneficiar tanto quem está lendo a Bíblia pela primeira vez, quanto aqueles já são crentes a algum tempo, mas querem estudá-la com mais seriedade. Compreender claramente a Palavra de Deus é fundamental para o crescimento na fé.

Caso queira começar o curso agora mesmo (não é necessário se inscrever), clique aqui.

Como funcionará o curso?

Ao todo, o curso tem 12 aulas com aproximadamente duas horas de duração cada uma, organizadas na seguinte ordem:

Todas as aulas foram montadas com o melhor dos materiais já estão disponíveis na internet (anote o nome dos pastores e teólogos, eles edificarão muito a sua vida), estes estão organizados de maneira sistemática e progressiva para que você comece, a partir de hoje, a estudar as Escrituras intencionalmente, e aprender sobre Deus e a vontade dele para a sua vida.

Por isso, para que você aproveite ao máximo este curso, é importante que você assista e leia todos os conteúdos da aula. Algumas vezes, quando o assunto é muito abrangente, acontecerá de eu indicar materiais extras; nesses casos (em que eu avisarei), você terá a oportunidade de ter mais conhecimento sobre algum tópico específico, porém, não serão aulas essenciais para o curso.

É isso! “Esforce-se sempre para receber a aprovação do Deus a quem você serve. Seja um bom trabalhador, que não tem de que se envergonhar e que ensina corretamente a palavra da verdade” (2Timóteo 2:15, NVT)

E também recomende este curso para aqueles que você sabe que querem aprender mais sobre a escritura e a vontade de Deus para suas vidas.

Deus abençoe seus estudos!

Luan Lessa (@luanlessa13), editor do Apologeta.


Dúvidas frequentes:

  • Como faço para me inscrever no curso? Não há necessidade de inscrição para participar, depois que a aula for liberada todo material estará aberto e acessível a qualquer momento.
  • Qual o valor do curso? Zero! Mas lembre-se, diversas pessoas pagaram algum preço pra que você tivesse acesso a ele de graça.
  • Até quando as aulas ficarão disponíveis? Depois que a aula for liberada todo material estará aberto e acessível a qualquer momento para você estudar no seu ritmo.
  • Posso convidar outras pessoas para participar? Com certeza! O propósito deste curso é ajudar o maior número de pessoas a estudarem e entenderem a Bíblia sozinhos(as).

Vamos começar?!


Aula 1

1.1 Entendendo a importância de compreender a Bíblia

Assista à pregação “Texto mal lido, sinal de perigo” (45 minutos) do pastor batista Luiz Sayão (linguista, teólogo e hebraísta).

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Recapitulando:

  • Quando a Escritura não é entendida corretamente, aquilo que é Palavra de Deus pode se tornar palavra do diabo. Isso é sério!
  • A Palavra de Deus é a referência para a vida do cristão, e “nenhuma pessoa vai ser espiritualmente saudável na sua vida se ela não levar a sério aquilo que Deus tem pra dizer”;
  • Na Bíblia há diversos gêneros literários (narrativa, poesia, provérbio, parábola) e cada um tem que ser interpretado de uma maneira própria. Por exemplo, “o texto narrativo não é normativo”. Em breve teremos uma aula específica sobre isso;
  • Resumindo: ler e estudar a Bíblia é uma responsabilidade de todo cristão!

1.2 Aprendendo a ler a Bíblia

Assista às quatro dicas que o professor batista Filipe Breder da Escola do Discípulo traz para que você comece a ler, meditar e entender o que a Bíblia diz.

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Recapitulando:

  • Lembre-se, a Bíblia é uma livro inspirado por Deus com mais de quarenta autores humanos, logo o estilo de escrita de cada autor está presente nela;
  • Toda a Escritura “aponta” pra Jesus, entender isso é fundamental para nós cristãos. Em breve teremos uma aula específica sobre este assunto.
  • Dica 1: Escolha uma Bíblia com linguagem simples, ou seja que você entenda (recomendo as versões NVI e NVT);
  • Dica 2: Ore antes de ler;
  • Dica 3: Não leia versículos isolados, ou seja, não use a Bíblia como horóscopo, leia capítulos ou então livros inteiros;
  • Dica 4: Ore novamente.

Assista também essas dicas do teólogo Paulo Won (11 minutos).

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Recapitulando:

  • Algumas razões pelas quais algumas pessoas tem dificuldades para entender a Bíblia não são espirituais, mas sim educacionais, e podem ser removidas com instrução e dedicação;
  • Dica 1: Opte pela qualidade e não pela quantidade; é melhor ler pouco (um capítulo por dia) mas entender, do que ler muito e não entender;
  • Dica 2: Escolha uma versão da Bíblia que você possa compreender. Isso já foi falado acima, mas não custa nada lembrar (recomendo as versões NVI e NVT);
  • Dica 3: Tenha um dicionário com você. Teremos uma aula específica sobre todos os materiais que você pode usar nos seus estudos.
  • Dica 4: Tenha uma Bíblia impressa em que você possa sublinhar os textos e fazer anotações (eu recomendo sem estudos bíblicos; as Bíblias de Estudo são ótimas para consulta, mas elas nos deixam preguiçosos). Use os aplicativos para comparar com outras traduções. Recomendo o aplicativo YouVersion, disponível para Android e Apple.
  • Dica 5: Busque boas referências bibliográficas. Teremos uma aula específica sobre todos os materiais que você pode usar nos seus estudos.
  • Dica 6: Use a internet, mas com moderação. Dê preferência à sites indicados por pessoas que você confia. O Apologeta é um site de estudos feito com o propósito de auxiliar os crentes a compreenderem a Bíblia e assim conhecerem a vontade de Deus para suas vidas.
  • Dica 7: Tenha um plano de leitura bíblica. Estabeleça metas (possíveis) para ler a Bíblia. Se você nunca leu a Bíblia sistematicamente, eu recomendo a seguinte sequência: comece pelos Evangelhos, depois leia o restante do Novo Testamento e só então leia o Antigo Testamento. Existem centenas de planos de leitura no Google Imagens, pesquise, escolha o que é mais viável para você e cole na sua Bíblia.

Dicas extras:

  • Tenha sempre um caderno para anotar as dúvidas que surgirem durante a leitura, ou então faça como eu, anote suas dúvidas em post its e cole perto do versículo, ajuda bastante! (ah, não esqueça de buscar as respostas para essas perguntas).
  • Compartilhe aquilo que você entendeu das suas leituras com seu líder ou então alguém de confiança, além poder aprender mais, esta é uma ótima maneira de estreitar relacionamentos.

Aula concluída!

<Aula 1 Aula 2>