Conhecendo e utilizando materiais de apoio (Aula 11)

Esta é a AULA 11 do curso gratuito Como estudar a Bíblia? Caso você queira começar pela AULA 1, clique aqui.


Tenho enfatizado constantemente a necessidade de todo cristão interpretar fielmente as Escrituras (e creio que essa é a sua motivação ao fazer este curso), mas, como você já deve ter percebido, às vezes é um grande desafio entender algumas das suas partes. Graças à Deus, muitas pessoas por toda a história têm produzido materiais que facilitam o estudo e compreensão da Bíblia; nesta aula serão apresentados esses recursos — alguns gratuitos,  outros de baixo custo — e como utilizá-los em seus estudos.

Luan Lessa (@luanlessa13), editor do Apologeta.

11.1 As traduções (ou versões) da Bíblia

O primeiro e mais importante material que você deve ter é uma tradução da Bíblia para o português — evidentemente, são poucos os mortais que sabem os escritos nos originais grego e hebraico 🤣. Acredito que você já tenha uma Bíblia. Você já sabe qual é a tradução da sua Bíblia? (ACF, ARA, NVI…) Isso é importante! Cada tradução tem suas qualidades e comparará-las uma ótima maneira de descobrir o significado daquela passagem difícil que você não está conseguindo entender. Depois da explicação do Saor Lucena (14 minutos) darei uma dica de ouro pra você comparar um mesmo versículo em várias versões da Bíblia gratuitamente direto no seu celular.

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Dica de ouro: Ter várias versões impressas da Bíblia pode ser caro, e não muito prático, mas existe uma forma de você ter sempre à mão pelo menos dez traduções da Bíblia de graça para compará-las entre si sempre que surgir alguma dúvida. Preciso antes avisar que comparar traduções não resolverão TODAS as suas dúvidas sobre o texto bíblico, mas ajudará MUITO a entender certas passagens difíceis.

O aplicativo que permite acessar e comprar as traduções da Bíblia se chama YouVersion, tem para Android e Apple. É bem fácil de usar, fiz um tutorial pra ajudar você (observação: caso as imagens do tutorial apareçam cortadas, clique nelas que resolverá o problema).

11.2 A concordância bíblica

A concordância é um índice para a Bíblia. Ela é uma listagem dos versículos onde certa palavra é encontrada. Assista a uma explicação deste recurso feita por João Paulo Fonseca e de como usá-lo nos seus estudos bíblicos. (11 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Dica: Recentemente diversos aplicativos de Bíblia — como o YouVersion que foi mencionado no tópico anterior — têm uma função de pesquisa muito completa e prática de usar que substitui facilmente uma concordância bíblica impressa. Vale a pena conhecer!

Mais uma coisa: cuidado ao usar a concordância, como já foi falado em aulas anteriores, algumas vezes as mesmas palavras podem ter significados diferentes dependendo o contexto, por isso, nunca interprete um versículo sem olhar o que vem antes no texto bíblico e o que vem depois, o contexto é fundamental para determinar o verdadeiro significado.

11.3 As referências cruzadas

Agora assista este vídeo também feito pelo João Paulo Fonseca onde ele explica o que são as referências cruzadas e qual a função delas na Bíblia. (20 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

11.4 O dicionário bíblico

Um outro material muito útil para no estudo da Escritura é o dicionário bíblico. Assista este vídeo feito por Messias Ferreira do canal Movimento Pentecostal sobre a importância e a função de um dicionário bíblico. (17 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Dica: Tenho traduzido e publicado aqui no Apologeta o objetivo e abrangente Dicionário Bíblico Easton. São mais de três mil termos, pessoas e lugares para você consultar gratuitamente; basta usar a função de busca do site 😀.

11.5 O comentário bíblico

Comentários são materiais que explicam o texto da Escritura, geralmente segundo um método versículo por versículo ou parágrafo por parágrafo. Eles são ótimos para esclarecer passagens de difícil entendimento apresentando o contexto histórico, cultural e linguístico. Existem muitos tipos de comentários, os mais populares são aqueles que vêm no rodapé das Bíblias de Estudo, mas também existem aqueles que são livros só com comentários. Aqui no site Apologeta também temos um comentário bíblico versículo por versículo que tem sido sempre atualizado para você consultar gratuitamente.

11.6 As Bíblias de Estudo

Uma Bíblia de Estudo é uma ótima opção para quem está começando a estudar as Escrituras visto que ela reúne várias informações úteis como: comentários, mapas, concordância e introdução aos livros. Confira algumas dicas e cuidados apresentados por Saor Lucena do canal Evangelho em Questão ao escolher e usar uma Bíblia de Estudo. (17 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

É importante repetir que, embora todos esses materiais sejam tremendamente úteis no estudo da Escritura, eles não são infalíveis, eles podem conter erros e distorções; por isso, nos seus estudos sempre dê prioridade à Bíblia, cave os textos sagrados, e só depois consulte outros livros.

Aula concluída!

<Aula 10 Aula 12>