Observando as regras históricas de interpretação da Bíblia (Aula 10)

Esta é a AULA 10 do curso gratuito Como estudar a Bíblia? Caso você queira começar pela AULA 1, clique aqui.


Assista a continuação da série de vídeos produzidas pelo professor batista Glauber Manfredini onde ele apresenta os princípios históricos para a correta interpretação da Bíblia propostos pelo teólogo Walt Henrichsen (Princípios de Interpretação da Bíblia, Mundo Cristão, 1997).

Regra 18: A Escritura originou-se num contexto histórico, assim ela só pode ser compreendida à luz da história bíblica. (39 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Recapitulando:

  • Um bom intérprete das Escrituras reunirá a maior quantidade de informações possível sobre o contexto histórico do livro (ou carta) que está estudando, através da obtenção de respostas às seguintes questões:
    • Quem escreveu este texto? Quando foi escrito?
    • Quem foram os primeiros leitores deste texto? Quais suas características?
    • Por que este texto foi escrito? (algumas dessas informações você poderá encontrar aqui mesmo no Apologeta, outras estão disponíveis em Bíblias de Estudo e comentários bíblicos).
  • Para ficar mais claro o significado de Corbã, confira a explicação de E. G. Easton: “Corbã é uma palavra hebraica que não foi traduzida ao ser usada no Novo Testamento. Ela ocorre apenas uma vez (Marcos 7:11). Significa um presente ou oferenda consagrada a Deus. Qualquer coisa sobre a qual esta palavra tenha sido pronunciada era irrevogavelmente dedicada ao templo. A terra que fosse dedicada, no entanto, poderia ser resgatada antes do ano do jubileu (Levítico 27:16-24). O Senhor Jesus condenou os fariseus por sua falsa doutrina, pois por suas tradições eles destruíram o mandamento que exige que os filhos honrem seu pai e sua mãe, ensinando-os a encontrar desculpa para não ajudarem seus pais através da pronunciação de “Corbã” sobre os seus bens, reservando-os assim para seu próprio uso egoísta.”

Regra 19: Embora a revelação de Deus nas Escrituras seja progressiva, tanto o Antigo como o Novo Testamento são partes essenciais desta revelação e formam uma unidade. (12 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Regra 20: Os fatos ou acontecimentos históricos se tornam símbolos de verdades espirituais, somente se as Escrituras assim os designarem. (8 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Aula concluída!

<Aula 9 Aula 11>