Filipenses 4:7

e a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.

Comentário Ellicott

a paz de Deus – ou seja, a paz que Deus dá a toda alma que descansa sobre Ele em oração. É a paz — o sentido de unidade no sentido mais amplo — a “paz na terra” proclamada no nascimento de nosso Senhor, deixada como Seu último legado aos Seus discípulos, e pronunciada no Seu primeiro retorno a eles da sepultura (Lucas 2:14; João 14:27). Por isso, inclui paz com Deus, paz com os homens, paz consigo mesmo. Ela mantém — isto é, vigia de maneira que “não cochila nem dorme” — os corações ementes (ou, mais propriamente, a alma e os pensamentos nelas formados), guardando toda a nossa ação espiritual, tanto na sua origem como nos seus desenvolvimentos. É em Cristo Jesus, pois “ele é a nossa paz” (Efésios 2:14), assim como “dos dois povos fez um” e “reconciliou todos com Deus”. [Ellicott, 1905]

Comentário de H. C. G. Moule

e. Um importante elo. A promessa vindoura da Paz de Deus não é isolada, mas em profunda conexão.

a paz de Deus. A tranquilidade disciplinada, mas alegre, causada pelo conhecimento do Deus da paz, e dada pelo Seu Espírito ao nosso espírito. Compare com Colossenses 3:15 (onde se lê, “a paz de Cristo”); João 14:27. Todo o contexto anterior longo e completo leva a isso; a visão de nossa aceitação em e para Cristo somente (Filipenses 3:3-9); o aprofundamento do conhecimento do Senhor vivo e Seu poder (10); a expectativa, no caminho da obediência espiritual, de um futuro abençoado (11-21); cuidado vigilante sobre a comunhão com Cristo, e por uma disposição condizente com o Evangelho, e pela prática da oração (Filipenses 4:1-6).

Aqui está o verdadeiro “quietismo” das Escrituras.

todo o entendimento. “Toda mente”, “todo poder pensante”. Nossa razão mais verdadeira reconhece que essa paz existe, porque Deus existe; nosso raciocínio articulado não pode ultrapassar suas experiências; eles estão sempre acima, abaixo, além. Compare com Efésios 3:19 .

guardará. Observe a promessa definitiva; não meramente uma aspiração, ou mesmo uma invocação. Compare com Isaías 26:3. […]. Significando que, “em Cristo Jesus”, que é a única verdadeira religião espiritual de bênção, a paz de Deus protegerá a alma contra seus inimigos.

corações. A palavra nas Escrituras inclui todo o “homem interior”; entendimento, afetos, vontade.

mentes. Literalmente e melhor, pensamentos, atos da mente. A santa serenidade do espírito do crente, em Cristo Jesus, será o meio imediato de proteger até os detalhes da ação mental do poder do tentador. Compare com Efésios 6:16, onde a “fé” que aceita e abraça a promessa ocupa quase o lugar dado aqui à paz que é a substância da promessa. [Moule, 1893]

< Filipenses 4:6 Filipenses 4:8 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.