Filipenses 4:9

O que também aprendestes, recebestes, ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus da paz será convosco.

Comentário do Púlpito

O que também aprendestes, recebestes, ouvistes, e vistes em mim, isso fazei. Paulo passa do modo de pensar para a vida prática: eles devem traduzir em ação as lições que receberam dele. Os verbos se referem ao tempo em que ele estava entre eles. Ele ensinou não apenas pela palavra, mas pelo exemplo vivo; eles viram nele quando presente, e ouviram falar dele quando ele estava ausente, um padrão da vida cristã.

e o Deus da paz será convosco. Deus habita com aqueles que pensam pensamentos santos e vivem vidas santas; e com ele vem a paz que é dele, e que ele dá (Romanos 15:33). [Pulpit, 1895]

Comentário de H. C. G. Moule

aprendestes… Melhor, ambos aprenderam etc. Os verbos são aoristos, e a referência é à sua antiga residência em Filipos.

recebestes. Compare com 1Coríntios 11:23; 1Coríntios 15:1; 1Coríntios 15:3; Gálatas 1:9; Colossenses 2:6; 1Tessalonicenses 2:13; 1Tessalonicenses 4:1. Em todos esses casos, o verbo é usado para aprender uma verdade transmitida por outro.

em mim. Como amostra e modelo. Veja nota em Filipenses 1:26. A rigor, o “em mim” refere-se apenas ao “vistes”.

fazei. Pratique, como um hábito sagrado.

o Deus da paz. Autor e doador da paz de Deus. Compare com Romanos 15:33; Romanos 16:20; 2Coríntios 13:11; 1Tessalonicenses 5:23; Hebreus 13:20. E veja 2Tessalonicenses 3:16. Em 1Coríntios 14:33 temos: “Deus não é Deus de confusão, mas de paz”; e aí a “paz” é evidentemente a paz social cristã, e não aquela que reside no espírito do santo, ou tem a ver com suas relações pessoais com Deus (e compare com 2Coríntios 13:11). Mas as duas estão intimamente ligadas; a paz divina no indivíduo tende sempre, em seu correto desenvolvimento e ação, à paz da comunidade, pois significa o destronamento do espírito do eu. Paulo pode, portanto, ter em vista aqui a necessidade de mais harmonia entre os filipenses e de um tom moral e espiritual mais nobre (Filipenses 4: 8) como auxílio para isso. Mas todo o contexto está tão cheio dos aspectos mais elevados da experiência cristã que tomamos a presente frase para se referir principalmente, pelo menos, a Deus em paz com Seu povo, e estabelecendo a paz em seus corações; o “Senhor do sábado” da alma. [Moule, 1893]

< Filipenses 4:8 Filipenses 4:10 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.