Salmo 42:8

Mas de dia o SENHOR mandará sua misericórdia, e de noite a canção dele estará comigo; uma oração ao Deus de minha vida.

Comentário Barnes

Mas de dia o SENHOR mandará sua misericórdia – literalmente, “De dia o Senhor ordenará sua misericórdia”; isto é, ele ordenará ou dirigirá sua misericórdia ou seu favor. A palavra “dia” aqui se refere evidentemente à prosperidade; e a expectativa do salmista era que um tempo de prosperidade voltaria; para que ele pudesse esperar dias melhores; que a bondade amorosa de Deus seria novamente manifestada a ele. Ele não se desesperou totalmente. Ele esperava ver tempos melhores (compare as notas no Salmo 42:5); e, em vista disso, e na certeza disso, ele diz na parte subseqüente do versículo que mesmo à noite – a estação da calamidade – sua canção deveria ser para Deus, e ele iria louvá-Lo. Alguns, no entanto, como DeWette, entenderam as palavras “dia” e “noite” como sinônimos de “dia e noite”; ou seja, em todos os momentos; implicando uma garantia de que Deus sempre mostraria sua benevolência. Mas me parece que a interpretação acima é a mais correta.

e de noite a canção dele estará comigo – eu o louvarei, mesmo na noite escura de calamidade e tristeza. Deus mesmo então me dará tais visões de si mesmo, e tais consolos manifestos, que meu coração ficará cheio de gratidão, e meus lábios proferirão louvores. Veja as notas em Jó 35:10 ; compare Atos 16:25 .

uma oração ao Deus de minha vida – a Deus, que me deu a vida e preserva a minha vida. O significado é que na noite escura de tristeza e angústia ele não deixaria de invocar a Deus. Sentindo que havia dado a vida e que era capaz de sustentar e defender a vida, ele iria até ele e suplicaria sua misericórdia. Ele não permitiria que a aflição o afastasse de Deus, mas deveria levá-lo mais séria e fervorosamente a implorar sua ajuda. As aflições, o tratamento aparentemente severo de Deus, que se poderia supor que tendiam a afastar as pessoas de Deus, são os próprios meios de conduzi-las a ele. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 42:7 Salmo 42:9 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.