Salmo 24:7

Levantai, portas, vossas cabeças; e levantai-vos vós, entradas eternas; para que entre o Rei da Glória.

Comentário Whedon

Levantai, portas, vossas cabeças. Aqui está uma transição repentina, uma nova cena introduzida. Podemos supor que a cortejo tenha agora alcançado o sopé do Monte Sião, e ter iniciado a subida até aquela parte da colina onde a arca deveria ser depositada. A chamada aos portões para abrir, é uma chamada aos guardas para realizar este serviço. Veja Salmo 118:19-20; Isaías 26:2.

entradas eternas. Portas da eternidade. “Portas de outrora”, não é uma tradução adequada. A linguagem transcende o limite histórico, e se torna tipicamente profética. O dia e a ocasião histórica foram agitados; não inferiores a qualquer outro na história da nação ao lado da páscoa e do êxodo. O “Rei da glória” não pode significar o Rei Davi, nem “portas eternas” as portas da cidade. O “Rei da glória” é “Yahweh forte e poderoso, Yahweh poderoso em batalha”, “Yahweh dos Exércitos”; e as “portas eternas” não podem se aplicar a nenhuma outra coisa além daquelas da Sião celestial, a “Jerusalém que está acima”. Gálatas 4:26. A passagem é Messiânica, e paralela a Salmo 68:18; Efésios 4:8; e profeticamente pertence aos acontecimentos após a crucificação, quando Cristo, tendo expiado o pecado, e por sua ressurreição conquistou a morte e terminou “a obra redentora do amor”, entrou triunfantemente “não nos lugares santos feitos com as mãos, mas no próprio céu, para aparecer agora na presença de Deus por nós”. Heb 9,24. “Este salmo é sem dúvida profético, ou melhor, típico em seu caráter, e o mais adequado em sua aplicação celebra o retorno de Cristo como Rei da glória a seu trono celestial” (Perowne). De acordo com uma regra comum da profecia messiânica, o que no Antigo Testamento é aplicado a Yahweh, no Novo é aplicado a Cristo. Portanto, o título, “Rei da glória”, aqui. Compare, sobre o princípio, Jeremias 17,10; Apocalipse 2,23 [Whedon]

Comentário de A. F. Kirkpatrick 🔒

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.
< Salmo 24:6 Salmo 24:8 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.