Salmo 53

1 (Instrução de Davi, para o regente, sobre “Maalate”:) O tolo diz em seu coração:Não há Deus. Eles se corrompem, e cometem abominável perversidade, ninguém há que faça o bem.

Comentário Cambridge

O tolo. Uma classe de homens, não um indivíduo em particular. A palavra nâbâl aqui usada para tolo denota perversidade moral, não mera ignorância ou fraqueza da razão. ‘Loucura’ é o oposto de ‘sabedoria’ em seu sentido mais elevado. Pode ser atribuído ao esquecimento de Deus ou oposição ímpia à Sua vontade (Deuteronômio 32:6; Deuteronômio 32:21; Jó 2:10; Jó 42:8; Salmos 74:18; Salmos 74:22):de graves ofensas contra moralidade (2Samuel 13:12-13):de sacrilégio (Josué 7:15):de grosseria mesquinha (1Samuel 25:25). Para uma descrição do “tolo” em sua “loucura”, veja Isaías 32:5-6 (A.V. pessoa vil, vilania).

diz em seu coração – Ou, disse. Esta foi a conclusão deliberada dos homens, sobre a qual agiram. Cp. Salmos 10:6; Salmos 10:11; Salmos 10:13.

Não há Deus. Cp. Salmos 10:4. Isso não deve ser entendido como uma negação especulativa da existência de Deus; mas de uma negação prática de Seu governo moral. É corretamente parafraseado pelo Targum no Salmo 14:1, ‘Não há governo de Deus na terra.’ Cp. Salmos 73:11; Jeremias 5:12; Zep 1:12; Romanos 1:28 ff.

Eles se corrompem, e cometem abominável perversidade, ninguém há que faça o bem. Eles corromperam e abominável iniqüidade; não havia ninguém fazendo o bem. O sujeito da frase é a humanidade em geral. Abandonando a crença prática em Deus, eles depravaram sua natureza e se entregaram a práticas que Deus abomina (Salmos 5:6). ‘Corrupto’ descreve a autodegradação de sua melhor natureza; ‘Abominável’ o caráter de sua conduta aos olhos de Deus. Essa era a condição do mundo antes do Dilúvio. Veja Gênesis 6:11-12; e com a última linha do versículo cp. Gênesis 6:5. Romanos 1:18-32 é um comentário sobre esse versículo. Os homens “recusaram-se a ter o conhecimento de Deus” … “seu coração insensato foi obscurecido” … “professando-se sábios, tornaram-se tolos”. Para a iniqüidade, o Salmo 14 lê ações. [Cambridge, aguardando revisão]

2 Deus olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia alguém prudente, que buscasse a Deus.

Comentário Barnes

Veja as notas no Salmo 14:2 . A única mudança que ocorre neste versículo é a substituição da palavra אלהים ‘Elohiym, traduzida “Deus” por “Yahweh”, traduzida como Senhor, no Salmo 14:2 . A mesma mudança ocorre também em Salmos 14:4 , Salmos 14:6 . Deve-se observar, também, que a palavra “Yahweh” não ocorre neste salmo, mas que o termo usado é uniforme. אלהים ‘Elohiym, Deus. No Salmo 14:1-7, ambos os termos são encontrados – a palavra אלהים ‘Elohiym três vezes Salmo 14:1-2 , Salmo 14:5 , e a palavra יהוה Javé quatro vezes, Salmo 14:2 , Salmo 14:4 , Salmo 14:6-7. É impossível explicar essa mudança. Não há nada nele, entretanto, que indique algo com respeito à autoria do salmo ou à época em que foi escrito, pois ambas as palavras são freqüentemente usadas por Davi em outros lugares. [Barnes, aguardando revisão]

3 Todos se desviaram, juntamente se fizeram detestáveis; ninguém há que faça o bem, nem um sequer.

Comentário Barnes

Todos se desviaram – Veja as notas em Salmos 14:3 . A única variação aqui nos dois salmos está na substituição da palavra – סג sâg, por סור sûr – palavras quase idênticas em forma e sentido. A única diferença de significado é que a palavra anterior – a palavra usada aqui – significa “retroceder” ou “retroceder”; a outra, a palavra usada no Salmo 14:1-7 , significa “ir embora, desviar-se”. Cada um deles indica um afastamento de Deus; um afastamento igualmente fatal e igualmente culpado, quer as pessoas “deixem de segui-lo” ou “voltem-se” para outra coisa. Ambas as formas de apostasia ocorrem com frequência lamentável. [Barnes, aguardando revisão]

4 Será que não tem conhecimento os praticantes de maldade, que devoram a meu povo, como se comessem pão? Eles não clamam a Deus.

Comentário Barnes

Será que não tem conhecimento os praticantes de maldade – Veja as notas no Salmo 14:4 . A única mudança neste versículo está na omissão da palavra “todos”. Esta palavra, conforme ocorre no Salmo 14:1-7 (“todos os que praticam a iniqüidade”), torna a frase mais forte e enfática. Destina-se a afirmar da maneira mais absoluta e não qualificada que nenhum desses obreiros da iniqüidade tinha qualquer conhecimento verdadeiro de Deus. Isso foi notado pelos críticos como o único caso em que a expressão no Salmo 14:1-7 é mais forte do que na forma revisada do salmo diante de nós. [Barnes, aguardando revisão]

5 Ali eles terão grande medo, onde não havia medo; porque Deus espalhou os ossos daquele que te cercava; tu os humilhaste, porque Deus os rejeitou.

Comentário Barnes

Ali eles terão grande medo – Margem, como em hebraico, “eles temiam um medo”. Para o significado geral do versículo, veja as notas em Salmos 14:5 . Há, no entanto, uma mudança importante introduzida aqui – a mais importante no salmo. O sentimento geral de dois versículos do Salmo 14:5-6 no Salmo 14:1-7 é aqui compactado em um, mas com uma mudança tão importante que mostra que foi intencionalmente, e aparentemente para adaptá-lo a alguma nova circunstância . A solução para isso parece ser que a forma original Salmos 14:1-7foi adequado para alguma ocasião então presente na mente do escritor, e que algum novo evento ocorreu ao qual o sentimento geral no salmo poderia ser facilmente aplicado (ou que expressaria isso tão bem quanto poderia ser feito por uma composição inteiramente nova) , mas que, para adaptá-lo a esse novo propósito, seria oportuno inserir alguma expressão mais particularmente referente ao evento.

O principal desses acréscimos é encontrado no versículo antes de nós. No Salmo 14:5-6 , a linguagem é:”E eles estavam com grande temor, porque Deus está na geração dos justos; vocês envergonharam o conselho dos pobres, porque o Senhor é o seu refúgio.” No salmo diante de nós, a linguagem é:”Eles estavam com grande temor, onde não havia medo; porque Deus espalhou os ossos daquele que se acampa contra ti; tu os confundiste, porque Deus os desprezou.” “Onde não havia medo.” A referência aqui, como no Salmo 14:5 , é ao medo ou consternação do povo de Deus por causa dos desígnios e esforços dos ímpios. Eles estavam com medo de serem derrubados pelos ímpios. O desígnio do salmista em ambos os casos é mostrar que não havia motivo para esse medo. NoSalmo 14:5 , ele mostra isso dizendo que “Deus está na congregação dos justos”. No salmo diante de nós, ele diz expressamente que não havia base para esse medo – “onde não havia medo” – e acrescenta, como razão, que Deus havia “espalhado os ossos” daqueles “que acamparam” contra eles. Isto é, embora parecesse haver motivo para medo – embora esses inimigos fossem formidáveis ​​em número e poder – Deus era seu amigo, e agora lhes mostrara que não tinham motivo real para alarme ao dispersar aqueles inimigos.

porque Deus espalhou os ossos daquele que te cercava – Do sitiante. Isso, como já foi sugerido, parece ter sido introduzido para adaptar o salmo às circunstâncias particulares da ocasião em que foi revisado. A partir desta cláusula, bem como de outras, parece provável que a ocasião particular contemplada na revisão do salmo foi um ataque a Jerusalém, ou um cerco à cidade – um ataque que foi repelido, ou um cerco que o inimigo tinha foi compelido a aumentar. Ou seja, eles foram derrubados e seus ossos foram espalhados, insepultos, no chão. Toda a linguagem do Salmo 14:1-7 , assim modificada, seria adequada para tal ocorrência. A descrição geral de ateísmo e maldade no Salmo 14:1-7seria apropriado em referência a tal atentado contra a cidade – pois aqueles que fizeram o ataque podem muito bem ser representados como praticamente dizendo que Deus não existia; como sendo corrupto e abominável; tão inclinado à iniqüidade; tão poluído e contaminado; e tentando comer o povo de Deus como eles comem pão; e como aqueles que não invocaram a Deus. O versículo diante de nós os descreveria como desconcertados e espalhados em montes massacrados sobre a terra.

tu os humilhaste – Isto é, eles foram envergonhados ao serem derrubados; por não ter sucesso em sua tentativa. A palavra “tu” aqui deve ser entendida como se referindo a Deus.

porque Deus os rejeitou – Ele desaprovou totalmente seu caráter e “desprezou” suas tentativas; isto é, ele mostrou que eles não eram formidáveis ​​ou para serem temidos. Eram esforços que podiam ser vistos com desprezo, e ele havia demonstrado isso mostrando como poderiam ser facilmente derrubados. [Barnes, aguardando revisão]

6 Ah, que de Sião venha a salvação de Israel! Quando Deus restaurar seu povo de seu infortúnio, Jacó jubilará, Israel se alegrará.

Comentário Barnes

A única mudança aqui do Salmo 14:7é que a palavra אלהים ‘Elohiym, Deus, é substituída por “Jeová”, Senhor, e que a palavra traduzida “salvação” está aqui no plural. Na suposição de que o salmo foi adaptado ao estado de coisas em que a cidade havia sido sitiada e o inimigo confuso, essa linguagem expressaria o desejo profundo e sincero do povo de que o Senhor concedesse a libertação. Talvez se possa supor, também, que na época de tal cerco, e enquanto o Senhor interpôs para salvá-los do cerco, também era verdade que havia algum perigo geral pairando sobre o povo; que até mesmo a nação pode ser descrita como em certo sentido “cativa”; ou que algumas partes da terra estavam sujeitas a uma potência estrangeira. O desejo expresso é que a libertação seja completa, e que toda a terra pudesse ser trazida à posse da liberdade e ser resgatada de todo domínio estrangeiro. Aquela hora, quando chegasse, seria a ocasião de alegria universal. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 52 Salmo 54>

Introdução ao Salmo 53

Há uma semelhança notável entre este salmo e o Salmo 14. Ambos são atribuídos ao mesmo autor, Davi; e cada um segue a mesma linha de pensamento – a loucura e maldade da descrença.

A diferença nas duas composições está (a) no título; e (b) no próprio salmo.

(a) No título. Ambos os salmos são atribuídos a Davi e ambos são dedicados ao “Músico Chefe”. Mas no título do salmo diante de nós, há este acréscimo:”Sobre Maalate, Masquil”. Sobre o significado do termo Masquil, veja a Introdução ao Salmo 32. O termo aqui parece indicar que o salmo foi elaborado para dar instruções sobre um assunto importante, mas por que ele é prefixado neste salmo, e não nos outros, não temos meios de determinar. A palavra, traduzida como “Maalate” – מחלת machălath – ocorre apenas aqui e no título do Salmo 88. Gesenius supôs denotar um instrumento de cordas, como um alaúde ou violão, que foi projetado para ser acompanhado pela voz. DeWette o traduz como “flauta”. Lutero o traduz como “para um coro, para ser cantado por um outro”; ou seja, um coro responsivo. A Septuaginta e a Vulgata Latina retêm a palavra original sem nenhuma tentativa de traduzi-la. Alexandre torna isso doença, porque uma forma da palavra “quase idêntica” ocorre Êxodo 15:26; Provérbios 18:14; 2Crônicas 21:15, significando “doença”, e ele supõe que se refere a “doença espiritual com a qual toda a humanidade está infectada e que é realmente o tema ou assunto da composição”. É verdade que existe uma palavra – מחלה machăleh – semelhante a esta, que significa “doença”, mas também é verdade que a palavra usada aqui nunca foi empregada nesse sentido, e igualmente verdade que tal construção aqui é forçada e antinatural. A suposição óbvia é que ela se refere a um instrumento musical.

(b) A diferença nos próprios salmos é principalmente que no Salmo 53 o Salmo 14:6 é omitido e que nas outras partes do salmo há ampliações destinadas a ilustrar ou explicar mais completamente o rumo do pensamento no salmo. Não se sabe por quem essas mudanças foram feitas. São, como observa DeWette, tais que não poderiam ter ocorrido por um erro na transcrição e devem ter sido cometidos de propósito. Se as mudanças foram feitas pelo autor, ou por alguém que coletou e organizou os salmos, e quem, adotando os pensamentos principais do Salmo 14, inseridos acréscimos que transmitem novas fases de pensamento, embora sem a intenção de substituir o uso da composição original, não é possível agora determinar. Não é de forma alguma uma suposição improvável que o autor do salmo – Davi – possa tê-lo revisado ele mesmo, e feito essas alterações para expressar mais plenamente sua ideia, enquanto, por incorporar pensamentos valiosos, não foi considerado indesejável manter o original salmo na coleção como apropriado para ser usado no serviço de Deus. Mudanças semelhantes ocorrem no Salmo 18, em comparação com 2Samuel 22, onde esse salmo ocorre na forma original de composição. Não há evidência de que a alteração foi feita por um escritor posterior; podemos duvidar que um escritor posterior alteraria uma composição de Davi e a publicaria em seu nome. [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.