Colossenses 3:20

Filhos, obedecei em tudo aos pais, porque isso é agradável ao Senhor.

Comentário A. R. Fausset

ao Senhor – Os manuscritos mais antigos dizem: “No Senhor”, isto é, isso é aceitável a Deus quando é feito no Senhor, a saber, a partir do princípio da fé, e como discípulos em união com o SENHOR. [Jamieson; Fausset; Brown]

Comentário de L. B. Radford

em tudo. (1) A obediência deve ser absoluta; Paulo está estabelecendo um princípio geral. Não seria apropriado sugerir a possibilidade em uma família cristã de um conflito entre o dever para com os pais e o dever para com Deus’. Em Mateus 10:37 a escolha entre os pais e Cristo é a escolha entre o chamado do Evangelho e a oposição de um lar judeu ou pagão. (2) É obediência a ambos os pais. A disciplina do lar está centrada no pai (Efésios 6:4), mas a autoridade da mãe é resguardada, como no quinto mandamento, citado em Efésios 6:23. A obediência é baseada em vários fundamentos, (a) em princípio; é certo em si mesmo, Efésios 6:1, certo tanto na ordem natural da vida quanto à luz da lei divina; (b) em promessa; é a única segurança para a felicidade e permanência da vida doméstica; (c) na aparência; é uma coisa bela, uma visão que agrada e satisfaz.

agradável ao Senhor, de pessoas em Romanos 14:18, 2Coríntios 5:9, Tito 2:9; em outro lugar das coisas, o sacrifício vivo do corpo a serviço de Deus, Romanos 12:1; o sacrifício perfumado de dons generosos para as necessidades de um apóstolo, Filipenses 4:18; conduta de acordo com a vontade de Deus, Romanos 12:2, Efésios 5:10, Hebreus 13:21. No Senhor em Efésios 6:1 está apegado a obedecer’, ou seja, não ‘na medida em que seja compatível com o seu dever para com Cristo’, mas ‘como o seu dever para com Cristo exigir’, compare com ‘no temor de Cristo’ ‘ no v. 21. Aqui em conexão com ‘bem agradável’ significa não (a) ‘aceitável ao Senhor’, que é uma leitura variante aqui, compare com Hebreus 13:21, Efésios 5:10, Romanos 12:1, Filipenses 4:18, mas ou (6) como julgado por um padrão cristão’ ou ‘por aqueles que são membros do Corpo de Cristo’ (Lightfoot), ou (c) ‘em crianças que como seus pais são membros de Cristo’. [Radford, aguardando revisão]

< Colossenses 3:19 Colossenses 3:21 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.