Filipenses 1:14

e que a maioria dos irmãos no Senhor, depois de ganharem confiança com as minhas prisões, ousam falar a Palavra muito mais, sem medo.

irmãos no Senhor [Jesus Cristo] – isto é, unidos a Ele, e uns aos outros pela fé comum. Esta é uma expressão frequente para designar a relação entre cristãos.

ousam falar a Palavra de Deus muito mais, sem medo – ou seja, vendo que estou seguro (compare com Atos 28:30) e que não há perigo de perseguição, e, estimulados pelo meu sofrimento e paciência, eles vão e tornam o evangelho conhecido. [Barnes, 1870]

Comentário de H. C. G. Moule

a maioria. É perceptível que o Apóstolo deve implicar que houve exceções. Possivelmente, ele se refere aqui ao que vem mais claramente abaixo, a diferença entre as seções amigáveis e não amigáveis entre os cristãos romanos. Dificilmente podemos duvidar (tendo em vista Romanos 16 e Atos 28) que os amistosos eram a maioria. Se assim for, Paulo pode aqui praticamente dizer que a maioria dos irmãos foi energizada em novos esforços, por sua prisão, enquanto uma minoria, também agitada em novas atividades, estava agindo por motivos menos dignos. Tendo em vista o contexto, isto parece mais provável do que que ele deva meramente insinuar por esta frase que o renascimento da atividade não foi universal.

Em qualquer caso, este verso implica que um espírito de abatimento e timidez havia recentemente infectado a comunidade crente em Roma.

dos irmãos no Senhor. Assim também o R.V. [Rei James, Versão Revisada], Ellicott e Lightfoot conectam as palavras aqui de outra forma; “os irmãos, tendo no Senhor confiança, &c”. Gramaticalmente qualquer uma das duas é possível. Mas para nós o “ritmo da sentença”, uma espécie de evidência não fácil de definir e explicar, mas um item real para a decisão, parece implorar a conexão no texto. É verdade que a frase precisa “irmãos no Senhor” não é encontrada em outro lugar. Mas um paralelo próximo é Romanos 16:13, “Rufus, o escolhido no Senhor”; pois lá também as palavras “no Senhor” são, em certo sentido, supérfluas. Veja também Romanos 16:8; Romanos 16:10.

ganharem confiança. Mais rigorosa e simplesmente (pois o particípio grego é praticamente, embora não na forma, um presente), sendo confiante, confiante. A idéia é a de um sentimento de descanso e tranqüilidade depois de desconfianças.

com as minhas prisões. A “confiança foi, em certo sentido, reposicionada “dentro”, ou sobre as correntes de Paulo, seu cativeiro, na medida em que esse cativeiro lembrou vividamente os crentes romanos da sacralidade e da bondade da causa, e da Pessoa, por cujo bem o Apóstolo a incorreu sem vacilar e de boa vontade. O coração é o melhor intérprete de tais palavras.

Para a construção no grego, compare com Filemom 1:21, o único paralelo exato do Novo Testamento. Ele é encontrado, mas raramente, na Septuaginta.

ousam falar a Palavra muito mais. Literalmente, e melhor, mais abundantemente se aventuram. Eles “se aventuram” com mais freqüência, mais habitualmente, do que nos últimos tempos.

falar a Palavra. “A palavra da cruz” (1Coríntios 1:18); “da verdade” (Efésios 1:13); “da vida” (abaixo, Filipenses 2:16); “de Cristo” (Colossenses 3:16); “do Senhor” (1Tessalonicenses 1:8; 1Tessalonicenses 4:15); &c. É o relato revelado e entregue do que Cristo é, tem trabalhado, &c. É observável que Paulo considera tal “falar” como a obra, não apenas da classe dos cristãos ordenados, mas dos cristãos em geral. Veja mais sobre Filipenses 2:16. [Moule, aguardando revisão]

< Filipenses 1:13 Filipenses 1:15 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.