Jó 28:28

E disse ao homem: Eis que o temor ao Senhor é a sabedoria, e o desviar-se do mal é a inteligência.

Comentário Whedon

ao homem – no hebraico, Adam; o que leva alguns a supor que este preceito divino foi entregue aos nossos antepassados antes da queda, e que “contém talvez um resumo dos conhecimentos religiosos que lhes foram transmitidos” (Lee).

ao Senhor. Adhonai. Muitos manuscritos têm Javé. Que o homem pudesse responder ao fim do seu ser – habitando em harmonia com Deus e consigo mesmo – a sabedoria divina também o envolveu com a lei, nada menos do que os poderes elementares da natureza. Esta lei, como todas as obras de sabedoria, era simples e no entanto perfeita – a descendência da bondade e do amor divinos. “O temor é a mãe da previsão:” o temor espiritual, de uma previsão que compreende as possibilidades da vida e a realidade da eternidade. O temor de Deus, em qualquer mundo de seres morais, é um poder conservador tão essencial como o que liga o sistema planetário. No homem, a sabedoria manifesta-se como um crescimento moral, cuja vida está enraizada no temor do Senhor e no afastamento do mal; em Deus é a encarnação eterna da perfeição sem crescimento, graus, ou limitações. “Ninguém”, diz Santo Ambrósio, “pode conhecer a sabedoria sem Deus;” um sentimento que Lord Bacon complementa com uma lição que os filósofos do dia devem ter em conta: “É uma verdade assegurada, e uma conclusão de experiência, que um pouco, ou conhecimento superficial, de filosofia pode inclinar a mente para o ateísmo, mas um procedimento mais aprofundado traz a mente de volta à religião”. [Whedon]

< Jó 28:27 Jó 29:1 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.