Lucas 15:8

Ou que mulher, tendo dez moedas de prata, se perder a uma moeda, não acende a lâmpada, e varre a casa, e busca cuidadosamente até a achar?

Comentário Whedon

que mulher. A mulher aqui é a esposa do Cordeiro, a Igreja. Mas se adotarmos a interessante visão de que, enquanto o pastor é o Filho de Deus, a mulher o Espírito Santo, e o pai na última parábola é Deus o Pai Todo-Poderoso, então podemos ver essa mulher como a Igreja, na qual o O Espírito Santo habita e por meio do qual atua. Então, como o Filho foi encarnado em Cristo, e o Pai corporificado na criação, o Espírito Santo está aqui personificado na Igreja viva de Deus.

dez moedas de prata Os comentaristas reconheceram o valor crescente das ovelhas, da moeda e do filho, pelo número reduzido do qual eles se perderam. A ovelha é apenas a centésima parte do rebanho; a moeda é apenas a décima parte; o filho é um dos dois.

moedas de prata – no original, um dracma. Esta era uma verdadeira moeda pagã, circulando entre o povo escolhido de Deus. Não era um shekel sagrado. Era uma peça grega, de uma casa da moeda romana, carimbada com alguma inscrição pagã; como a coruja, a tartaruga ou a cabeça da deusa grega Minerva. Emblema adequado dos pecadores pagãos que circulavam e se misturavam na casa de Israel.

a casa – se a mulher é a Igreja, então a casa não é a Igreja, mas o mundo. O pecador morto e sem sentido não está na Igreja.

lâmpadavarrebusca – Em sua obra missionária, a Igreja, inspirada pelo Espírito Santo, deve expor a luz da verdade divina, deve varrer todas as partes do mundo e buscar até encontrar o pecador. Ela deve exibir sua luz; por mais valiosa que seja esta moeda, ela está escondida nas trevas. Ela deve varrer o mundo; pois ele está sepultado no pó desta terra. Ela deve procurar até encontrar; pois o metal precioso não conhece seu próprio valor. É inconsciente de sua própria natureza e estado. Tudo isso, como descrição literal, era especialmente adequado na casa antiga; como antes, sem a maravilhosa conveniência moderna da janela de vidro, cujo uso agora é tão comum, que nunca pensamos nela entre as grandes invenções. [Whedon, aguardando revisão]

< Lucas 15:7 Lucas 15:9 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.