Lucas 15:7

Digo-vos, que assim haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento.

Comentário Barnes

que assim haverá mais alegria – É um princípio da natureza humana que a “recuperação” de um objeto em perigo de ser perdido proporciona uma alegria muito mais intensa do que a silenciosa “posse” de muitos que estão seguros. Este nosso Salvador ilustrou com o caso da ovelha perdida e da moeda de prata. Também pode ser ilustrado por muitas outras coisas. Assim, mais nos regozijamos com nossa saúde quando nos recuperamos de uma doença perigosa; regozijamo-nos por uma criança resgatada de perigo ou doença mais do que por aquelas que estão com saúde ou segurança. Regozijamo-nos com o fato de que propriedades são salvas de incêndios ou tempestades, mais do que de muito mais coisas que não estiveram em perigo. Este sentimento nosso Senhor representa como existente no céu. “Da mesma forma”, da mesma maneira, ou no mesmo princípio, há alegria.

no céu – entre os anjos de Deus. Compare Lucas 15:10. Os seres celestiais são assim representados regozijando-se com aqueles que se arrependem na terra. Eles vêem a culpa e o perigo das pessoas; eles sabem o que Deus fez pela raça e se regozijam com a recuperação de qualquer um da culpa e das ruínas do pecado.

um pecador – um rebelde contra Deus, por maiores que sejam seus pecados ou por menores que sejam. Se é um pecador, ele deve perecer, a menos que se arrependa; e eles se alegram com seu arrependimento porque isso o leva de volta ao amor de Deus e porque o salvará da morte eterna.

que se arrepende – Veja as notas em Mateus 9:13.

justos. Significa simplesmente “apenas alguns” ou aqueles que não pecaram. A palavra pode se referir tanto a anjos quanto a pessoas. Não existem pessoas “justas” na terra que não precisam de arrependimento, Eclesiastes 7:20; Salmo 14:2-3; Romanos 3:10-18. Nosso Salvador não quis dizer que existisse tal coisa. Ele estava falando sobre o que aconteceu “no céu” ou entre os “anjos” e sobre “suas” emoções quando contemplaram as criaturas de Deus; e ele diz que “eles” se regozijaram no arrependimento de um “pecador” mais do que na santidade de muitos que não haviam caído. Não devemos supor que ele pretendia ensinar que havia apenas noventa e nove anjos santos para um pecador. Ele quer apenas dizer que eles se regozijam mais com o “arrependimento” de um pecador do que com muitos que não caíram. Com isso ele vindicou sua própria conduta. Os judeus não negaram a existência de anjos. Eles não negariam que seus sentimentos eram adequados. Se “eles” se regozijassem dessa maneira, não seria impróprio para “ele” mostrar alegria semelhante e, especialmente, buscar sua conversão e salvação. Se eles também se alegram, isso mostra quão desejável é o arrependimento de um pecador. Eles sabem quanto vale uma alma imortal. Eles vêem o que significa morte eterna; e eles não sentem “muito”, ou têm “muita ansiedade” sobre a alma que nunca pode morrer. Oh, que as pessoas o vissem como “eles” veem! e oh, que eles fizessem um esforço, como os anjos vêem ser adequado, para salvar suas próprias almas e as almas dos outros da morte eterna! [Barnes, aguardando revisão]

< Lucas 15:6 Lucas 15:8 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.