Malaquias 3

1 Eis que eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho adiante de mim; e de repente virá a seu templo o Senhor a quem vós buscais, o mensageiro do pacto a quem vós desejais. Eis que ele vem, diz o SENHOR dos exércitos.

Comentário de A. R. Fausset

meu mensageiro. João Batista, como provam os seguintes textos: Mateus 3:3; 11:10; Marcos 1:2-3; Lucas 1:76; 3:4; 7:26-27; Jo 1:23. Esta fala de Malaquias claramente repousa na de seu predecessor Isaías (Isaías 40:3-5). Talvez também, como Hengstenberg pensa, “mensageiro” inclua a longa lista de profetas encabeçados por Elias (daí seu nome é colocado em Malaquias 4:5 como um nome representativo), e terminando em João, o último e maior dos profetas (Mateus 11:9-11). João, como o profeta representativo (o precursor do Messias, o Deus-homem representativo) reunia em si todos os traços dispersos da profecia passada (portanto, Cristo o denomina “muito mais que profeta”, Lucas 7:26), reproduzindo todas as suas terríveis e, ao mesmo tempo, inspiradoras afirmações: sua roupa grosseira, como a dos antigos profetas, sendo uma exortação visível ao arrependimento; o deserto no qual ele pregava simbolizando o estado estéril e sem vida dos judeus naquela época, política e espiritualmente; seus temas, pecado, arrependimento e salvação, apresentando pela última vez a síntese de todos os ensinamentos passados de Deus através de Seus profetas; de modo que ele é chamado, acima de tudo, “mensageiro” de Deus. [JFU, 1866]

2 Mas quem poderá suportar o dia de sua vinda? Quem conseguirá ficar de pé quando ele aparecer? Porque ele será como fogo do ourives, e como o sabão de lavandeiros.

Comentário de A. R. Fausset

(Malaquias 4:1; Apocalipse 6:16-17). O Messias não viria, como esperavam, para elogiar os preconceitos da nação teocrática, mas para submeter seus princípios ao ardente teste de Sua verdade que busca o coração (Mateus 3:10-12), e para destruir Jerusalém e os teocracia depois que eles O rejeitaram. Sua missão aqui é considerada como um todo desde o primeiro até o segundo advento: o processo de refinar e separar o piedoso do ímpio, começando durante a permanência de Cristo na terra, continuando desde então, e prestes a continuar até a separação final (Mateus 25:31-46). O processo de refinamento, segundo o qual um terço dos judeus é refinado de suas impurezas como a  prata, enquanto dois terços morrem, é descrito em Zacarias 13:8-9 (compare Isaías 1:25). [Jamieson; Fausset; Brown]

3 E ele se sentará como refinador e purificador da prata; pois ele limpará os filhos de Levi, e os refinará como o ouro e como a prata; então trarão ao SENHOR oferta com justiça.

Comentário Ellicott

os filhos de Levi. Significa especialmente os sacerdotes, os filhos de Arão, filho de Anrão, filho de Coate, filho de Levi (Ex 6:16-20); pois o julgamento deve começar pela casa de Deus. (Comp. Jeremias 25:29; Ezequiel 9:6; 1Pedro 4:17). [Ellicott, 1905]

4 E a oferta de Judá e de Jerusalém será suave ao SENHOR, como nos dias antigos, e como nos anos passados.

Comentário de A. R. Fausset

como nos dias antigos – (Malaquias 1:11; 2:5-6). A oferta (“mincha” em hebraico) não é expiatória, mas oração, agradecimento e dedicação pessoal (Romanos 12:1; Hebreus 13:15; 1Pedro 2:5). [Jamieson; Fausset; Brown]

5 E eu me achegarei a vós para o julgamento; e prontamente serei testemunha contra os feiticeiros e adúlteros, e contra os que juram falsamente, e os que oprimem o empregado em seu salário, e pervertem o direito da viúva, e do órfão, e do estrangeiro, e não me temem, diz o SENHOR dos exércitos.

Comentário Ellicott

Todos estes crimes foram explicitamente proibidos pela Lei. Feitiçaria (Ex 22:18), adultério (Ex 20:14; Levítico 20:10; Deuteronômio 22:22), jurar falsamente (Levítico 19:12), fraude ou retenção de salário (Levítico 19:13; Deuteronômio 24:14-15), opressão da viúva e do órfão (Ex 22:22-24), fazer injustiça a um estrangeiro (Deuteronômio 24:17; 27:19). Compare com Zacarias 7:9-10; 8:16-17. [Ellicott, 1905]

6 Porque eu o SENHOR, não me mudo; por isso que vós, filhos de Jacó, não sois consumidos.

Comentário de A. R. Fausset

o SENHOR – Jeová, um nome que implica sua fidelidade imutável no cumprimento de suas promessas: o nome da aliança de Deus para os judeus (Êxodo 6:3), chamado aqui de filhos de Jacó, em referência à aliança de Deus com aquele patriarca.

não me mudo – Vós estais equivocados ao concluir que, por eu ainda não ter executado juízo sobre os ímpios, eu mudei do que já fui: um Deus de juízo.

por isso que vósnão sois consumidos – O fato de você não serem consumidos, como você há muito tempo mereciam, é uma prova de Minha imutabilidade. Romanos 11:29: compare todo o capítulo, no qual a misericórdia de Deus reservada a Israel é feita inteiramente da fidelidade imutável de Deus para sua própria aliança de amor. Assim aqui, como está implícito na frase filhos de Jacó (Gênesis 28:13; 35:12). Eles são poupados porque eu sou Jeová, e eles filhos de Jacó; enquanto eu os poupo, eu também os castigarei; e enquanto eu os castigar, eu não os consumirei totalmente. A imutabilidade de Deus é a âncora da igreja. A perseverança dos santos é garantida, não por seu amor imutável a Deus, mas por Seu amor imutável por eles, e Seu propósito eterno e promessa em Cristo Jesus (Moore). Ele repreende sua ingratidão por eles transformam a sua longanimidade (Lm 3:22) em uma base para a negação cética de Sua vinda como Juiz (Salmo 50:1,3-4,21; Eclesiastes 8:11-12; Isaías 57:11; Romanos 2:4-10). [Jamieson; Fausset; Brown]

7 Desde os dias de vossos pais vos desviastes de minhas leis, e não as guardastes. Voltai-vos a mim, e eu me voltarei a vós, diz o SENHOR dos exércitos. Mas vós dizeis: Em que temos de voltar?

Comentário de A. R. Fausset

Desde os dias de vossos pais vos desviastes. Vós viveis como vossos pais, quando trouxeram sobre si mesmos o cativeiro babilônico, e quereis seguir os seus passos. Isto mostra que nada além da imutável longanimidade de Deus impediu que eles fossem “consumidos” há muito tempo (Malaquias 3:6).

Voltai-vos a mim em arrependimento.

e eu me voltarei a vós em bênçãos.

Em que temos de voltar? (Malaquias 3:16). A mesma insensibilidade à sua culpa continua: eles falam no tom de inocência ofendida, como se Deus os caluniasse. [JFU]

8 Pode o ser humano roubar a Deus? Vós, pois, me roubais. Mas vós dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.

dízimo. Segundo a Lei de Moisés (1) “o décimo de toda produção, assim como de rebanhos e gado, pertence ao SENHOR e deve ser oferecido a Ele” (Levítico 27:30,32); e (2) este décimo é “designado aos levitas como pagamento pelos seus serviços” (Números 18:21,24).

9 Com maldição sois amaldiçoados porque vós me roubais, toda a nação.

Comentário de A. R. Fausset

amaldiçoados – (Malaquias 2:2). Como vós Me roubais, assim Eu vos roubo a vós, como eu ameacei que o faria, se continuásseis a desrespeitar-Me. Ao tentar enganar a Deus, nós apenas nos enganamos a nós mesmos. Os homens que retêm o dinheiro de Deus em seus tesouros o acharão uma possessão perdida. Nunca ninguém perdeu ainda por servir a Deus de todo o coração, nem conquistou servindo-o pela metade. Podemos comprometer-nos com a consciência por metade do preço, mas Deus não aprovará o compromisso; e, tal como Ananias e Safira, perderemos não só o que pensávamos ter comprado tão barato, mas também o preço que pagámos por ele. Se quisermos que Deus “abra” Seu tesouro, devemos abrir o nosso. Uma das causas da esterilidade da Igreja é a indiferença de seus membros (Moore). [Jamieson; Fausset; Brown]

10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja alimento em minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos exércitos, se não vos abrir as janelas dos céu, e derramar sobre vós bênção transbordante.

Comentário do Púlpito

Trazei todos os dízimos – o dízimo por completo, não apenas uma parte dele.

à casa do tesouro. Os dízimos eram levados ao templo, e colocados em câmaras construídas especialmente para eles (Neemias 10:38-39; 13:5,12-13; 2Crônicas 31:11-12).

para que haja alimento em minha casa. Para que os que servem nas coisas sagradas possam viver das coisas do templo (1Coríntios 9:13; Números 18:21).

provai-me nisto. Faça a sua parte; cumpra suas obrigações e depois veja se eu não recompensarei a sua obediência.

abrir as janelas dos céu. Essa expressão abrange não apenas o fim da seca pelo envio de chuvas, mas a difusão das bênçãos celestiais em grande abundância. [Pulpit, 1895]

11 E por causa de vós repreenderei ao devorador, para não corrompa vosso fruto da terra; e vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos exércitos.

vós repreenderei – (Veja em Malaquias 2:3). Eu não irei mais “repreenderei a vossa descendência”, mas repreenderia todo agente que pudesse feri-la (Amós 4:9).

12 E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis terra agradável, diz o SENHOR dos exércitos.

E todas as nações vos chamarão bem-aventurados – Cumprindo a bênção (Deuteronômio 33:29; Zacarias 8:13).

terra agradável – (Daniel 8:9).

13 Vossas palavras têm sido duras contra mim, diz o SENHOR. Mas vós dizeis: O que temos falado contra ti?

Comentário de A. R. Fausset

Ele percebe a queixa dos judeus de que não adianta servir a Jeová, porque os ímpios soberbos são felizes; e declara que logo trará o dia em que se saberá que ele estabelece uma distinção eterna entre o piedoso e o ímpio.

palavrasduras – assim como “as duras palavras que os ímpios pecadores falaram contra ele” (Judas 1:15) (Henderson).

O que temos falado contra ti? – O hebraico expressa de imediato a sua assiduidade e hábito de falar contra Deus (Vatablus). A forma nifal do verbo implica que estas coisas foram ditas, não diretamente a Deus, mas de Deus, uns aos outros (Ezequiel 33:20) (Moore). [Jamieson; Fausset; Brown]

14 Vós dizeis: É inútil servir a Deus; pois que proveito temos tido em guardarmos seus mandamentos e andarmos lamentando diante do SENHOR dos exércitos?

Comentário Ellicott

andarmos lamentando – isto é, com todos os sinais externos do jejum (compare com Mateus 6:16). O jejum mencionado não é o do Dia da Expiação, mas o jejum voluntário. Vemos aqui, de uma forma um tanto desenvolvida, a disposição de atribuir mérito às observâncias de formas externas de religião por elas mesmas, sem levar em consideração a intenção do coração, que no tempo do Nosso Senhor estava entre a maioria dos judeus, e especialmente entre os fariseus. [Ellicott, 1905]

15 Chamemos de sortudos os soberbos, pois os que praticam perversidade prosperam; mesmo tentando a Deus, eles escapam.

Continuação das palavras dos murmuradores.

Chamemos de sortudos os soberbos. Em outras palavras, Já que nós que servimos ao SENHOR não somos prósperos e “os soberbos” pagãos prosperam, só podemos afirmar que eles são os Seus favoritos (Malaquias 2:17; Salmo 73:12).

16 Então aqueles que temeram ao SENHOR falaram cada um a seu próximo, e o SENHOR prestou atenção e ouviu; e foi escrito um livro de memória diante dele para os que temem ao SENHOR, e para os que se honraram o seu nome.

Comentário de A. R. Fausset

Então, quando os ímpios proferem tais blasfêmias contra Deus, os piedosos conversam mutuamente, defendendo as boas ações de Deus contra esses blasfemos (Hebreus 3:13, onde também há referência, como aqui, a Salmos 95:1-11: compare com Hebreus 3:15). Assim como os ímpios falavam uns com os outros habitualmente em desacordo com as ações de Deus, assim os piedosos falam uns com os outros habitualmente em justificação e louvor das ações de Deus (compare com Mateus 11:16-19). Sempre houve, nos tempos mais sombrios, um remanescente que temia a Deus (1Reis 19:18; Romanos 11:4).

aqueles que temeram ao SENHOR. Temor reverencial e amoroso: não terror servil. Quando o fogo da religião abranda, os verdadeiros crentes devem aproximar-se mais uns dos outros, para manter a chama santa viva. Os carvões separados logo se apagam.

e o SENHOR prestou atenção e ouviu; e foi escrito um livro de memória diante dele para os que temem ao SENHOR – para seu proveito, no dia em que aqueles que forem encontrados fiéis entre os incrédulos receberão sua recompensa final. Os reis da Pérsia mantinham um registro daqueles que prestaram serviços ao rei, para que pudessem ser devidamente recompensados ​​(Ester 6:1-2; compare com Ester 2:23; 4:15; Salmo 56:8; Isaías 65:6; Daniel 7:10; Apocalipse 20:12). [JFU]

17 E eles serão minha propriedade especial no dia que eu preparo, diz o SENHOR dos exércitos; e os pouparei como o homem que poupa a seu filho que lhe serve.

Comentário de A. R. Fausset

minha propriedade especial – (Isaías 62:3). Literalmente, “meu tesouro peculiar” (Êxodo 19:5; Deuteronômio 7:6; Deuteronômio 14:2; 26:18; Salmo 135:4; Tito 2:14; 1Pedro 2:9; compare com Eclesiastes 2:8). Calvino traduz mais de acordo com o idioma hebraico: “Eles serão o meu tesouro peculiar no dia em que eu o fizer” (isto é, cumprir a minha promessa de reunir a minha Igreja completa; ou “fazer” essas coisas preditas em Malaquias 3:5 acontecerem (Grotius)); assim, em Malaquias 4:3, “fazer” é usado de maneira absoluta, “no dia em que eu fizer isto”. Maurer, não tão bem, traduz, “no dia que eu farei”, isto é, designar como no Salmo 118:24.

como o homem que poupa a seu filho – (Salmo 103:18). [Jamieson; Fausset; Brown]

18 Então voltareis a ver a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não lhe serve.

Comentário de A. R. Fausset

Então voltareis a ver a diferença – Então vereis a falsidade da vossa calúnia contra o governo de Deus (Malaquias 3:15), que os “orgulhosos” e os maus prosperam. Não julgue antes do tempo até que Minha obra esteja completa. É em parte para testar a sua disposição de confiar em Deus, apesar das aparências desconcertantes, e, a fim de tornar o vosso serviço menos interesseiro, que o presente estado misturado é permitido; mas finalmente todos (“vós”, piedosos e ímpios) verão a diferença eterna que existe realmente “entre o que serve a Deus e o que não O serve” (Salmo 58:11). [Jamieson; Fausset; Brown]

<Malaquias 2 Malaquias 4>

Visão geral de Malaquias

No seu livro, o profeta Malaquias “acusa Israel de egoísmo após o exílio e anuncia que o dia do Senhor purificará Israel e o preparará para o reino de Deus”. Tenha uma visão geral deste livro através do vídeo a seguir produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao Livro de Malaquias.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.