Marcos 16:15

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura.

Comentário Barnes

por todo o mundo. Tanto aos gentios quanto aos judeus. Era contrário às opiniões dos judeus que os gentios deveriam ser admitidos aos privilégios do reino do Messias, ou que o muro de separação entre eles deveria ser derrubado. Ver Atos 22:21-22. Muito antes que os discípulos pudessem ser formados para a crença de que o evangelho deveria ser pregado a todos as pessoas; e foi somente por revelação especial, mesmo depois desta ordem, que Pedro pregou ao centurião gentio, Atos 10; Jesus graciosamente ordenou que a pregação do evangelho não fosse impedida por barreiras. Onde quer que haja pessoas, ali deve ser proclamado. A cada pecador ele oferece vida, e todo o mundo está incluído na mensagem de misericórdia, e a cada filho de Adão é oferecida a salvação eterna.

pregai proclamem; façam conhecido; ofereçam. Fazer isso a toda criatura é oferecer perdão e vida eterna a ela nos termos do plano de misericórdia – por meio do arrependimento e da fé no Senhor Jesus.

o Evangelho. As boas notícias. As novas de salvação. A certeza de que o Messias veio, e que o pecado pode ser perdoado e a alma salva.

a cada criatura. Ou seja, a todo ser humano. Ninguém tem o direito de limitar esta oferta a qualquer classe de pessoas. Deus ordena a seus servos que ofereçam a salvação a “todos os homens”. Se eles rejeitam, é por sua própria conta e risco. Deus não é culpado se eles não escolherem ser salvos. Sua misericórdia é manifesta; sua graça é ilimitada ao oferecer a vida a uma criatura tão culpada como ser humano. [Barnes]

Comentário Cambridge

E disse-lhes. João nos informa que, nesta ocasião, o Salvador Ressuscitado soprou sobre os Apóstolos e deu-lhes um amostra da concessão do Espírito Santo, com poder de remir o pecado e reter o pecado. Marcos nos fala de palavras muito importantes, que Ele proferiu, antecipando a incumbência final registrada por Mateus (Mateus 28:16-20).

Ide por todo o mundo. Ou, como é expresso no Evangelho de Mateus, “fazei discípulos de todas as nações” (Mateus 28:19), e comp. Lucas 24:47; Atos 1:8. Compare essas injunções com aquelas aos Doze durante Seu ministério terreno, Mateus 10:5-6, “Não entreis no caminho dos gentios, e em nenhuma cidade dos samaritanos entreis; mas ide antes às ovelhas perdidas do casa de Israel”.

cada criatura – ou seja, para toda a criação, todo o mundo dos homens, não apenas judeus ou samaritanos, mas gentios de todas as nações. Comp. Romanos 8:21-22. [Cambridge]

< Marcos 16:14 Marcos 16:16 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.