Mateus 18:6

Mas qualquer um que conduzir ao pecado a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que uma grande pedra de moinho lhe fosse pendurada ao pescoço, e se afundasse no fundo do mar.

Comentário do Púlpito

conduzir ao pecado (escandalizar) – dar ocasião para uma queda, ou seja, ou na fé ou na moral. Isto é feito pelo mau exemplo, por ensinar a pecar, por zombar da piedade, por dar nomes brandos às ofensas graves.

um destes pequeninos. Quer seja criança ou adulto, uma alma pura e simples, que tem uma certa fé, não é forte o suficiente para resistir a todos os ataques […]. Conduzir intencionalmente um desses desgarrados é um pecado mortal, que o Senhor denuncia em termos solenes. Cristo carinhosamente chama seus discípulos de “pequeninos” (Mateus 10,42).

que creem em mim. Devemos sempre distinguir entre “crer em” (πιστευìειν εἰς, ou ἐν:credo in) e “crer” com o simples dativo; o primeiro é aplicado somente à fé em Deus […] Na presente passagem, a frase implica a Divindade de Cristo.

melhor lhe fora – literalmente, mais proveitoso. O crime especificado é tão hediondo que é melhor um homem incorrer na morte mais certa, se por este meio ele puder evitar o pecado e salvar a alma de sua possível vítima.

se afundasse no fundo do mar. Não sabemos se os judeus puniam os criminosos por afogamento (καταποντισμοÌς), embora seja provável que tenha sido praticada em alguns casos; mas por outras nações esta pena era comumente aplicada. Entre os romanos, gregos e sírios, foi certamente a prática […] A punição parece ter sido reservada aos maiores criminosos; e o tamanho da pedra impediria qualquer chance do corpo subir novamente à superfície e ser enterrado por amigos – uma consideração que, na mente dos pagãos, aumentava muito o horror deste tipo de morte. [Pulpit]

Comentário Whedon 🔒

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.
< Mateus 18:5 Mateus 18:7 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.