Mateus 27:50

Jesus gritou outra vez em alta voz, e entregou o espírito.

Comentário do Púlpito

Jesus gritou outra vez. Ele já havia clamado em voz alta antes (Mateus 27:46). Mas ele não repete as palavras anteriores; o horror da grande escuridão já tinha passado. Provavelmente o grito aqui se resolveu nas palavras gravadas por São Lucas:”Pai, em tuas mãos eu louvo meu espírito”.

em alta voz. Este grito alto no momento da morte provou que ele deu sua vida voluntariamente; nenhum homem podia tirá-la dele (Jo 10,17, Jo 10,18); ele mesmo quis morrer; e esta voz sobrenatural procedeu de alguém que morreu não por exaustão física, mas por um propósito determinado.

e entregou o espírito. A frase foi interpretada como significando que Cristo exerceu seu poder de antecipar o momento real da morte; mas não há necessidade de importar esta ideia para a expressão. Ela é usada normalmente para denotar o ato de morrer, como dizemos:”Ele expirou”. Talvez o esforço de proferir este grande grito tenha rompido algum órgão do corpo […] Ele, sendo na forma de Deus, e igual a Deus, tornou-se obediente até a morte, mesmo a morte da cruz, sofreu a morte como homem (forevery man). É de se notar que a morte de Cristo ocorreu às 15 horas da tarde, exatamente no momento em que os cordeiros pascais começaram a ser mortos nos pátios do templo. Assim, o tipo há muito preparado foi finalmente cumprido, quando “Cristo nossa Páscoa foi sacrificado por nós”. [Pulpit]

Comentário Whedon 🔒

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.
< Mateus 27:49 Mateus 27:51 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.