Mateus 6:22

A lâmpada do corpo é o olho; portanto, se o teu olho for puro, todo o teu corpo será cheio de luz.

Como teremos certeza de que estamos acumulando tesouros no céu e agindo de maneira simples e pura para a glória de Deus? Aqui nosso Senhor responde: Prestando atenção nas nossas consciências e mantendo-as saudáveis. Estamos muito inclinados a acreditar que elas certamente nos levarão ao que é certo, esquecendo que a própria consciência pode ser obscurecida pelo pecado. A consciência é como o olho. Quando o olho está saudável, todo o corpo é cheio de luz (Mateus 6:22). Todo objeto é visto em suas cores e proporções verdadeiras. Mas se houver catarata no olho, malformação ou daltonismo, todo o corpo estará cheio de luz distorcida ou escuridão (Mateus 6:23). Assim pode ser com a consciência, e por isso somos advertidos contra confiar cegamente em nossa consciência, que pode, através do pecado passado ou da falta de educação moral, estar vendo as coisas em uma luz falsa, ou até mesmo ser totalmente corrompida, proporcionando-nos escuridão moral em vez de luz. Devemos submeter nossas consciências aos ensinos de Jesus Cristo, e ter certeza antes de confiar nelas, que elas emitem os mesmos julgamentos morais e são tão sensíveis quanto as dos melhores cristãos. Quando nossa consciência estiver sã e nossa alma cheia de luz, poderemos discernir se estamos servindo a Deus ou a mamom. Se nossas consciências não são saudáveis, podemos continuar servindo mamom a vida inteira sem saber. [Dummelow, 1909]

< Mateus 6:21 Mateus 6:23 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.