Números 13:3

E Moisés os enviou desde o deserto de Parã, conforme a palavra do SENHOR; e todos aqueles homens eram líderes dos filhos de Israel.

Comentário de George Bush

desde o deserto de Parã. É evidente a partir de 32:8, Deuteronômio 9:23, que os espiões foram enviados de Kadesh-Barnea, que não ficava muito longe da fronteira sul de Canaã.

conforme a palavra do SENHOR. Hebraico: “Na boca de Jeová”. Isto, naturalmente, deve ser entendido com as qualificações acima intimidadas. O mandamento não se originou propriamente com o Senhor, mas ele achou por bem tolerar (fit to wink?) os impulsos perversos do povo, embora a linguagem empregada parecesse transmitir a ideia de que a medida era ordenada pela vontade divina e não meramente tolerada pela permissão divina. Chaldaico: “De acordo com a palavra do Senhor”. Grego: “Pela voz do Senhor”. Vulgata: “Moisés fez o que o Senhor tinha ordenado, enviando do deserto os principais homens faranianos”, etc. Talvez fosse preferível preservar a ordem do original: “E Moisés os enviou do deserto de Parã pelo mandamento (na boca) do Senhor”. Drusius aqui observa que o Senhor ordenou esta expedição dos espiões apenas como ordenou que fosse dada uma nota de divórcio quando um homem dos judeus repudiou sua esposa. Não foi tanto o divórcio que ele ordenou, mas o projeto de lei. Portanto, aqui; não foi tanto o envio dos espiões que Deus ordenou, mas a seleção de uma certa classe de homens para serem empregados na ocasião, vendo que eles teriam alguém. Não muito diferente desta é a solução de Jarchi, que explica esta frase, “com a permissão do Senhor”. Assim, no Comentário Judaico chamado Phesikta, é dito: “A eleição dos espiões foi de acordo com a boca do Senhor; não que Deus lhes ordenou que os enviassem”. Se você diz, por que Ele não os proibiu de enviá-los? (É respondido), para realizar (ou cumprir) seu desejo, e para lhes dar sua recompensa, e para dar a Josué e Calebe uma boa recompensa”. Até então, o povo tinha depositado total confiança na orientação de seu Anjo-Mestre, e o deixou a ele por qual caminho deveriam subir, e em quais cidades deveriam vir. Eles parecem não ter duvidado que aquele que os tinha trazido até agora no caminho, não deixaria de desembarcá-los a salvo dentro dos recintos da terra prometida. Mas neste ponto, o funcionamento da descrença começou a se manifestar. Agora eles começaram a sentir que não podiam confiar mais do que podiam ver. Mas o Senhor cedeu à perversidade deles e permitiu que sua promessa fosse colocada à prova, e não só assim, mas acrescentou suas próprias direções especiais na matéria; mostrando assim por seu exemplo que governantes e professores podem, às vezes, ceder às exigências irracionais do povo, com vistas ao seu aprendizado por experiência, o que se recusam a aprender com testemunho competente. Como o incidente tem um significado típico, podemos sugerir, além disso, que o cristão crente pode cometer um erro ao se entregar a uma ansiedade indevida para se familiarizar com as particularidades de sua casa celestial. Ainda que seja bom lançar nossos pensamentos do tempo para nossa herança celestial, para buscar com um olho de fé a boa terra, e para alcançar a antecipação de seus frutos celestiais, não devemos esquecer que nossa principal preocupação é com o atual campo do dever, da provação e do combate, e se formos satisfeitos com as promessas, continuaremos sob a orientação divina, e deixaremos o resultado para um Deus pacto, que não falhará com nossas expectativas. Que outra inferência podemos tirar do fato de que a medida aqui registrada não teve origem na sabedoria divina, embora de certa forma tenha sido um prazer adotá-la?

todos aqueles homens eram líderes dos filhos de Israel. Grego αρχηγοι, governantes principais. Não os príncipes mencionados 1, pois seus nomes eram diferentes; mas os agora enviados eram homens de importância e consideração em suas respectivas tribos, embora ficando aquém dos mais altos. [Bush, aguardando revisão]

< Números 13:2 Números 13:4 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.