Salmo 44:22

Mas por causa de ti somos mortos o dia todo; somos considerados como ovelhas para o matadouro.

Comentário Barnes

Mas por causa de ti somos mortos o dia todo – Ou seja, estamos contínua ou constantemente sujeitos a essas calamidades. Não é uma derrota única, mas é uma matança contínua. Esse versículo contém, na apreensão do salmista, a verdadeira causa das calamidades que sobrevieram à nação. A ênfase da passagem está na frase “por tua causa”. O significado é:É por sua conta; está em tua causa; é porque somos teus amigos e porque te adoramos. Não é por causa de nossos pecados nacionais; não é porque haja qualquer idolatria predominante, mas porque somos os adoradores do Deus verdadeiro e, portanto, mártires. Todas essas calamidades vieram sobre nós por causa de nosso apego a ti. Não há evidências de que houve qualquer orgulho nisso, ou qualquer intenção de culpar a Deus como se ele fosse injusto ou severo, mas é o sentimento dos mártires como sofrendo por causa da religião. Essa passagem é aplicada pelo apóstolo Paulo aos cristãos de seu tempo, descrevendo apropriadamente seus sofrimentos e a causa das calamidades que sobrevieram a eles. Veja as notas em Romanos 8:36 .

somos considerados como ovelhas para o matadouro – Somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro. Isto é, não é porque somos culpados, mas somos considerados e tratados como ovelhas inocentes que são levadas para o abate. Veja as notas em Romanos 8:36 . Seu apego à verdadeira religião – sua devoção a Yahweh como o verdadeiro Deus – foi a causa secreta de todas as calamidades que se abateram sobre eles. Como nação, eles eram seus amigos e, como tal, enfrentavam a oposição dos adoradores de outros deuses. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 44:21 Salmo 44:23 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.