Salmo 92:1

Bom é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo;

Comentário Barnes

Bom é louvar ao SENHOR – literalmente, “Bom é dar graças a Jeová.” Ou seja, o ato é apropriado; o efeito é bom.

(1) A coisa em si é apropriada, pois há muito, em todas as circunstâncias, a agradecer:vida, saúde, comida, roupas, ar, água, amigos, lembranças, esperanças – e, acima de tudo, as bênçãos da redenção e a certeza de que seremos felizes para sempre. Muitas dessas coisas podem ser encontradas na condição de todos; mas se tudo mais falhar, a esperança do céu – a certeza de que o Redentor morreu – a oferta de salvação – não pode falhar. Isso é nosso e não pode ser tirado.

(2) O efeito é bom. É um estado de espírito desejável. Tende a felicidade, contentamento, paz. Uma mente sombria torna todas as coisas ao redor mais sombrias; uma mente ingrata é uma mente infeliz; uma mente murmurante, queixosa e insatisfeita torna seu possuidor miserável, e tudo ao seu redor miserável.

(3) é bom porque é devido a Deus. Devemos ser gratos por todo o seu favor – e tudo o que desfrutamos é seu presente.

(4) tende muito a diminuir os problemas e aflições reais da vida demorar-se nas coisas pelas quais devemos ser gratos.

e cantar louvores ao teu nome – A ti. Como este salmo foi planejado para o “dia de sábado”, isso prova que um dos serviços apropriados do sábado é o “louvor”. É um dia em que convém lembrar as misericórdias de Deus à nossa lembrança; e a lembrança dessas misericórdias e sua celebração por meio de canções apropriadas tendem a difundir a alegria em todos os dias da semana que se aproximam.

ó Altíssimo – Deus exaltado sobre tudo. O fato de que “ele” é exaltado sobre todos – sobre nós – sobre nossos amigos – sobre todos os mundos – é um pensamento apropriado quando nos aproximamos dele para louvá-lo; apropriado em todos os momentos e em todas as circunstâncias da vida. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 91:16 Salmo 92:2 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.