Salmo 99:6

Moisés e Arão estavam entre seus sacerdotes, e Samuel entre os que chamavam o seu nome; eles clamavam ao SENHOR, e ele os respondia.

Comentário Barnes

Moisés e Arão estavam entre seus sacerdotes – Entre os ministros da religião; ou, como oficiando no serviço de Deus. Que eles venham como representantes de sua ordem – como representantes daqueles que conduzem o culto público a Deus, e unam-se em seu louvor. A ideia é que toda a humanidade deve se unir em seu louvor, e aqueles mencionados aqui como os mais eminentes daqueles que estavam empenhados em dirigir a adoração pública a Deus. Moisés poderia ser chamado de “sacerdote” apenas no sentido mais geral do termo, por ter sido empregado na direção e organização do culto público, e como sendo da tribo original de Levi, de quem toda a ordem sacerdotal surgiu.

e Samuel entre os que chamavam o seu nome – Entre aqueles que são verdadeiros adoradores, em distinção dos sacerdotes que foram especialmente designados para o serviço público de Deus. A ideia é que o elogio seja feito por “todas” as classes: pelos padres e pelas pessoas. Como Moisés e Arão estavam entre os mais eminentes da primeira classe, Samuel estava entre os mais ilustres dos que não eram da classe sacerdotal. Esses eram “homens representativos”; e o significado é que todos os que eram de sua classe ou classe – sacerdotes e povo – deveriam se unir na adoração a Deus.

eles clamavam ao SENHOR – Eles invocaram o Senhor; eles adoravam Yahweh. Eles deram a influência de seus nomes e de sua posição ao seu serviço público. Eles assim mostraram seu senso da propriedade de louvar a Deus; deram o semblante de seu exemplo à adoração e ao louvor públicos; e os benefícios que receberam em resposta às orações mostraram a propriedade e a vantagem de, assim, reconhecer a Deus publicamente.

e ele os respondia – Eles não o invocaram em vão. Ele ouviu suas orações. Ele concedeu bênçãos sobre eles em conexão com sua adoração. Não era inútil louvá-lo e adorá-lo. A adoração a Deus é então recomendada a nós não apenas pela propriedade do ato em si, mas por suas vantagens. É desnecessário referir-se a casos particulares na história dessas pessoas em que suas orações foram respondidas. Suas vidas estavam repletas de tais exemplos – como está agora a vida de todos os que verdadeiramente invocam a Deus. Se um homem que ora pudesse “ver” tudo o que vem a ele todos os dias em resposta à oração – todas as coisas concedidas que ele “desejou” na oração, e que não teriam sido conferidas a ele se ele não tivesse orado, lá não haveria mais nenhuma dúvida sobre se Deus responde às orações. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 99:5 Salmo 99:7 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.