1 Coríntios 3

1 E eu, irmãos, não pude vos falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.

Comentário A. R. Fausset

E eu – isto é, como o homem natural não pode receber, então eu também não poderia falar a vós as coisas profundas de Deus, como eu faria com o espiritual; mas eu fui obrigado a falar-vos como eu faria com os HOMENS CARNAIS. Carnal, não implica que eles fossem totalmente naturais ou não regenerados (1Coríntios 2:14), mas que eles tinham muito da tendência carnal; por exemplo, suas divisões. Paulo tinha que falar com eles como ele faria para os homens totalmente natureis, na medida em que eles ainda são carnais (1Coríntios 3:3) em muitos aspectos, apesar de sua conversão (1Coríntios 1:4-9).

meninos – em contraste com o perfeito (totalmente amadurecido) em Cristo (Colossenses 1:28; compare com Hebreus 5:13, Hebreus 5:14). Isto implica que eles não eram homens totalmente da carne, embora inclinados à carnalidade. Eles tinham vida em Cristo, mas eram fracos. Ele os culpa por ainda estar em um grau (não totalmente, compare 1Coríntios 1:5, 1Coríntios 1:7; portanto, ele diz como) de meninos em Cristo, quando a essa altura eles deveriam ter “chegado a um homem perfeito, até a medida da estatura da plenitude de Cristo” (Efésios 4:13). [Jamieson; Fausset; Brown]

2 Com leite eu vos criei, e não com alimento sólido, porque não podíeis; nem mesmo agora ainda podeis;

leite – os elementares “princípios da doutrina de Cristo” (Hebreus 5:12).

3 porque ainda sois carnais. Pois, havendo entre vós inveja, brigas, e divisões, por acaso não sois carnais, e andais fazendo conforme o costume humano?

Comentário A. R. Fausset

inveja – ciúme, rivalidade. Como isso se refere a seus sentimentos, “brigas” refere-se às suas palavras e “divisões” às suas ações (Bengel). Há uma gradação, ou clímax ascendente: a inveja produziu brigas e brigas divisões (partidarismo) (Grotius). Sua linguagem se torna mais severa agora à medida que prossegue; em 1Coríntios 1:11 ele havia dito apenas “contendas”, ele agora multiplica as palavras (compare o termo mais forte, 1Coríntios 4:6, do que em 1Coríntios 3:21).

carnais – Pois “brigas” é uma “obra da carne” (Gálatas 5:20). A “carne” inclui todos os sentimentos que não visam a glória de Deus e o bem do próximo, mas sim a satisfação a si própria.

andais fazendo conforme o costume humano – como homens não regenerados (compare Mateus 16:23). “Segundo a carne, não segundo o Espírito” de Deus (Romanos 8:4; Gálatas 5:25-26). [Jamieson; Fausset; Brown]

4 Porque dizendo um: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, por acaso não sois carnais?

não sois carnais? – Os manuscritos mais antigos dizem: “Não sois homens?”, isto é, “andando como homens” não regenerados (1Coríntios 3:3).

5 Ora, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão servidores, pelos quais crestes, conforme o Senhor deu a cada um?

Comentário A. R. Fausset

Ora – Visto que vocês se esforçam tanto por seus mestres favoritos: “Quem é (em  poder intrínseco e dignidade) Paulo?”  Se um apóstolo tão grande pensa assim sobre si mesmo, mais humildes devem ser vós ministros!

PauloApolo – Os manuscritos mais antigos dizem na ordem inversa, “Apolo”“Paulo”. Ele coloca Apolo antes de si em humildade.

conforme o Senhor deu a cada um – isto é, aos vários ouvintes, pois foi DEUS quem “deu o crescimento” (1Coríntios 3:6). [Jamieson; Fausset; Brown]

6 Eu plantei; Apolo regou; mas foi Deus quem deu o crescimento.

Comentário A. R. Fausset

Eu plantei; Apolo regou – (Atos 18:1; Atos 19:1). Apolo (Atos 18:28) foi enviado pelos irmãos para Corinto, e lá deu continuidade a obra que Paulo havia começado.

Deus quem deu o crescimento – (1Coríntios 3:10; Atos 18:27). “Criam pela graça”. Embora ministros não sejam nada, e Deus tudo em todos, ainda assim Deus opera por instrumentos e promete o Espírito Santo no uso fiel dos meios. Esta é a dispensação do Espírito e a nossa é o ministério do Espírito. [Jamieson; Fausset; Brown]

7 De maneira que nem o que planta é algo, nem o que rega; mas sim Deus, que dá o crescimento.

Comentário A. R. Fausset

Isto é, Deus é tudo em todos. “Deus” está enfaticamente no final no grego: “Aquele que dá o aumento (a saber), DEUS”. Aqui segue um parêntese, 1Coríntios 3:8-21, onde “Que nenhum homem se glorie nos homens” está em contraste antitético com “Deus” aqui. [Jamieson; Fausset; Brown]

8 E o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá a sua recompensa segundo o seu trabalho.

Comentário A. R. Fausset

um – essencialmente em seu objetivo eles são um, engajados em unidade e no mesmo ministério; portanto, eles não devem ser motivo para vocês formarem partidos separados.

mas cada um – ou “mas todo homem”. Embora em seu serviço ou ministério, eles são essencialmente “um”, ainda assim todo ministro é separadamente responsável em “seu próprio” trabalho, e “receberá sua própria (enfaticamente repetida) recompensa, de acordo com seu próprio trabalho ”. A recompensa é algo além da salvação pessoal (1Coríntios 3:14, 1Coríntios 3:15; 2João 1:8). Ele será recompensado de acordo com, não o sucesso ou a quantidade de trabalho feito, mas “de acordo com o seu próprio trabalho”. Será dito a ele: “Muito bem, servo bom e fiel! Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te porei; entra na alegria do teu senhor” (Mateus 25:23). [Jamieson; Fausset; Brown]

9 Porque somos cooperadores de Deus; vós sois a plantação de Deus, o edifício de Deus.

Comentário A. R. Fausset

Traduzir, como a colocação grega de palavras, e a ênfase em “Deus” três vezes repetido, requer: “Pois (na prova de que “cada um receberá a sua recompensa segundo o seu trabalho”, a saber, de Deus) é de Deus que somos os companheiros de trabalho (trabalhando com, mas subordinados e pertencendo a Ele como Seus servos, 2Coríntios 5:202Coríntios 6:1; compare com Atos 15:4; veja 1Tessalonicenses 3:2) de Deus que sois plantação, de Deus que sois o edifício” (Alford). “Edifício” é uma nova imagem introduzida aqui, mais adequada do que a da agricultura, para apresentar os diferentes tipos de ensino e seus resultados, que ele está prestes a discutir. “Edificar” ou “edificação” da Igreja de Cristo é usada da mesma forma (Efésios 2:21, Efésios 2:22Efésios 4:29). [Jamieson; Fausset; Brown]

10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, eu, como sábio construtor, pus o fundamento; e outro edifica sobre ele; mas cada um veja como edifica sobre ele.

Comentário A. R. Fausset

graçame foi dada – A “graça” é aquela “dada” a ele em comum com todos os cristãos (1Coríntios 3:5), apenas proporcional à obra que Deus tinha para ele fazer (Alford).

sábio – isto é, habilidoso. Sua habilidade é mostrada em sua colocação de uma fundação. O mau construtor não coloca nenhum (Lucas 6:49). Cristo é o fundamento (1Coríntios 3:11).

outro – quem vem depois de mim. Ele não nomeia Apolo; porque ele fala geralmente de todos os sucessores, sejam eles quem forem. Sua advertência: “mas veja cada um (mestre) como…”, se refere a outros sucessores, em vez de Apolo, que sem dúvida não construiu com madeira, feno…na fundação (compare 1Coríntios 4:15). “Eu fiz a minha parte, deixe os que me seguem atentarem à deles” (Bengel).

como – com que material (Alford). Quão sabiamente e estilo de construção (1Pedro 4:11).

edifica sobre ele – Aqui o edifício ou estrutura levantada em Cristo o “fundamento”, posto por Paulo (1Coríntios 2:2) não é, como em Efésios 2:20-21, a igreja cristã composta de crentes, as “pedras vivas” (1Pedro 2:5), mas o ensinamento doutrinário e prático que os mestres que sucederam a Paulo uniram ao primeiro ensinamento dele; não que eles ensinassem o que era falso, mas o ensino deles era um discurso astuto e especulativo, em vez da verdade sólida e simples. [Jamieson; Fausset; Brown]

11 Pois ninguém pode pôr fundamento diferente do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

Comentário A. R. Fausset

Pois – minha advertência (“atente…”. 1Coríntios 3:10) é quanto à estrutura (“edificai depois”), não quanto ao fundamento: “Pois ninguém pode pôr fundamento diferente do que já está (já) posto (por Deus), o qual é Jesus Cristo”, a pessoa, não a mera doutrina abstrata sobre Ele, embora esta também esteja incluída; Jesus, DEUS SALVADOR; Cristo, MESSIAS ou UNGIDO.

pode – Um homem não pode estabelecer qualquer outro, desde que o único reconhecido por Deus já foi colocado. [Jamieson; Fausset; Brown]

12 E se alguém sobre este fundamento edificar ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,

Comentário A. R. Fausset

A imagem é a de um prédio sobre uma base sólida e parcialmente composta de materiais duráveis ​​e preciosos, em parte de materiais perecíveis. O “ouro, prata, pedras preciosas”, que podem resistir ao fogo (Apocalipse 21:18, Apocalipse 21:19), são ensinamentos que resistirão ao ardente teste do juízo; “madeira, feno, palha” são aqueles que não suportam; não a heresia, pois isso destruiria os alicerces, mas ensinamentos misturados com a filosofia humana e o judaísmo. Além dos ensinamentos, a estrutura representa também as pessoas “cimentada”s à Igreja por elas, cuja realidade de conversão, através da instrumentalidade dos mestre, será testada no último dia. Onde houver a menor grama de ouro na fé, nunca se perderá (1Pedro 1:7; compare com 1Coríntios 4:12). Por outro lado, a mais leve palha alimenta o fogo (Bengel) (Mateus 5:19). [Jamieson; Fausset; Brown]

13 a obra de cada um se manifestará; porque o dia a esclarecerá; pois pelo fogo se descobre; e qual é a obra de cada um, o fogo fará a prova.

Comentário A. R. Fausset

a obra de cada um – a estrutura de cada mestre na fundação.

o dia – do Senhor (1Coríntios 1:8; Hebreus 10:25; 1Tessalonicenses 5:4). O artigo é enfático, “O dia”, isto é, o grande dia dos dias, o longo dia esperado.

esclarecerá – “deixará claro” (1Coríntios 4:4).

pelo fogo se descobre – O fogo (provavelmente figurativo, como o ouro, feno…) não é purgatório (como Roma ensina, isto é, purificador e punitivo), mas sim probatório, não restrito aos que morrem em “pecado venial”; a suposta classe intermediária entre os que entram no céu de uma só vez, e aqueles que morrem em pecado mortal que vão para o inferno, mas universais, testando os piedosos e ímpios igualmente (2Coríntios 5:10; compare Marcos 9:49). Este fogo não acontecerá antes do último dia, o suposto fogo do purgatório começa na morte. O fogo de Paulo é para experimentar as obras, o fogo do purgatório as pessoas, os homens. O fogo de Paulo causa “perda” aos sofredores; o purgatório de Roma, grande ganho, a saber, o céu finalmente para aqueles que foram expurgados por ele, se fosse verdade. Assim, esta passagem, citada por Roma para o purgatório, é totalmente contra ele. “Não foi essa doutrina que deu origem a orações pelos mortos; mas a prática de orar pelos mortos (que se arrastou do cuidado afetuoso mas equivocado dos sobreviventes) deu origem à doutrina” (Whately). [Jamieson; Fausset; Brown]

14 Se a obra de alguém que construiu sobre ele permanecer, receberá recompensa.

Comentário A. R. Fausset

permanecer – suportar o fogo do teste (Mateus 3:11, Mateus 3:12).

recompensa – salários, como construtor, isto é, mestre. Seus convertidos edificados em Cristo, o fundamento, por meio de seu ensino fiel, será sua “coroa de alegria” (2Coríntios 1:14; Filipenses 2:16; 1Tessalonicenses 2:19). [Jamieson; Fausset; Brown]

15 Se a obra de alguém se queimar, ele sofrerá perda; porém o tal se salvará, todavia, como que passado pelo fogo.

Comentário A. R. Fausset

se queimar – se o trabalho de algum mestre consistir em materiais inflamáveis, o fogo destruirá (Alford).

sofrerá perda – isto é, perderá “recompensa” especial; não que perca a salvação (que é um dom gratuito, não uma “recompensa” ou salários), pois ele ainda permanece no alicerce (1Coríntios 3:12; 2João 1:6).

salvará, todavia, como que passado pelo fogo – sim, “assim como através do fogo” (Zacarias 3:2; Amós 4:11; Juízes 1:23). “Salvos, mas não sem fogo” (Romanos 2:27) (Bengel). Como um construtor cuja construção, não a fundação, é consumida pelo fogo, escapa, mas com a perda de seu trabalho (Alford); como o comerciante naufragado, embora tenha perdido sua mercadoria, é salvo, apesar de ter que passar pelas ondas (Bengel); Malaquias 3:1-2; Malaquias 4:1, dê a chave para explicar as imagens. O “Senhor repentinamente vindo ao seu templo” em “fogo” flamejante, todas as partes do edifício que não suportarão esse fogo serão consumidas; os construtores vão escapar com a salvação pessoal, mas perderão seu trabalho, através do meio do incêndio (Alford). Novamente, uma distinção é reconhecida entre as doutrinas menores e as fundamentais (se considerarmos a estrutura como representando as doutrinas sobrepostas aos fundamentos elementares); um homem pode errar quanto a primeira, e ainda assim ser salvo, mas não na última (compare Filipenses 3:15). [Jamieson; Fausset; Brown]

16 Não sabeis vós, que sois o templo de Deus? E que o Espírito de Deus habita em vós?

Comentário A. R. Fausset

Não sabeis vós – Não é uma novidade que eu te diga, em te chamar “edifício de Deus”; sabeis e devemos lembrar que sois o tipo mais nobre de edificação, “o templo de Deus”.

DeusEspírito – a habitação de Deus e a do Espírito Santo são uma; portanto, o Espírito Santo é Deus. Nenhum “templo” literal é reconhecido pelo Novo Testamento na Igreja Cristã. O único é o templo espiritual, todo o corpo de adoradores crentes em que o Espírito Santo habita (1Coríntios 6:19; Jo 4:23-24). A sinagoga, não o templo, era o modelo da casa de culto cristã. O templo era a casa do sacrifício, e não da oração. Orações no templo eram silenciosas e individuais (Lucas 1:10; Lucas 18:10-13), não juntas e públicas, nem com a leitura das Escrituras, como na sinagoga. O templo, como o nome significa (de uma raiz grega “habitar”), era a morada terrena de Deus, onde sozinho colocava Seu nome. A sinagoga (como o nome significa uma assembléia) era o lugar para a reunião dos homens. Deus agora também tem o Seu templo terreno, não um de madeira e pedra, mas a congregação de crentes, as “pedras vivas” na “casa espiritual”. Os crentes são todos sacerdotes espirituais. Jesus Cristo, nosso Sumo Sacerdote, tem o único sacerdócio literal (Malaquias 1:11; Mateus 18:201Pedro 2:5) (Vitringa).

vós – todos os cristãos formam juntos um grande templo. A expressão não é: “sois templos”, mas “sois o templo” coletivamente e “pedras vivas” (1Pedro 2:5) individualmente. [Jamieson; Fausset; Brown]

17 Se alguém destruir o templo de Deus, Deus ao tal destruirá; porque o templo de Deus é santo, o qual sois vós.

Comentário A. R. Fausset

Se alguémdestruirdestruirá – assim como no grego, o verboé o mesmo em ambos os casos, “destruir… destruirá”. Deus retribui em igualmente por uma justa retaliação. O destruidor será ele mesmo destruído. Como a morte temporal foi a penalidade por estragar o templo material (Levítico 16:2;  Daniel 5:2-3, Daniel 5:30), assim a morte eterna é a penalidade por estragar o templo espiritual – a Igreja. Os destruidores aqui (1Coríntios 3:16-17), são distintos dos construtores insensatos ou inábeis (1Coríntios 3:1215); os últimos mantinham firme o “alicerce” (1Coríntios 3:11) e, portanto, embora perdessem seu trabalho estrutural e a recompensa especial, ainda assim eles são salvos; os destruidores, pelo contrário, atacaram a fundação com falso ensino, e assim subvertem o templo em si e, portanto, serão destruídos. (Veja em 1Coríntios 3:10), (Estius e Neander). Eu acho que Paulo passa aqui dos mestres para todos os membros da Igreja que, por confissão, são “sacerdotes para Deus” (Êxodo 19:6; 1Pedro 2:9; Apocalipse 1:6). Como os sacerdotes araônicos estavam condenados a morrer se violassem o antigo templo (Êxodo 28:43), qualquer cristão que viola a santidade do templo espiritual perecerá eternamente (Hebreus 12:14; Hebreus 10:2631).

santo – inviolável (Hebreus 2:20).

o qual sois vós – antes, “os quais (isto é, santo) são vocês” (Alford), e, portanto, falta de santidade por parte de qualquer um de vocês (ou, como Estius, “adulterar o fundamento através de ensinamentos”) é uma violação do templo, que não pode ser deixada passar impunemente. [Jamieson; Fausset; Brown]

18 Ninguém se engane; se alguém entre vós nestes tempos pensa ser sábio, que se faça de louco, para que seja sábio.

Comentário A. R. Fausset

pensa ser sábio – sábio em mera sabedoria mundana (1Coríntios 1:20).

que se faça de louco – recebendo o Evangelho em sua simplicidade humana, e assim se tornando um tolo na visão do mundo (Alford). Que ele não se julgue mais sábio, mas busque a verdadeira sabedoria de Deus, levando seu entendimento ao cativeiro para a obediência da fé (Estius). [Jamieson; Fausset; Brown]

19 Pois a sabedoria deste mundo é loucura para Deus; porque está escrito: Ele toma aos sábios pela sua própria astúcia.

Comentário A. R. Fausset

para Deus – no julgamento de Deus.

está escrito – em Jó 5:13. A forma de citar as ESCRITURAS usada aqui estabelece a canonicidade do livro de Jó.

Ele toma aos sábios pela sua própria astúcia – comprovando a “loucura” da sabedoria do mundo, uma vez que é Deus quem faz a armadilha para pegar os que pensam sertão sábios. Literalmente, “Aquele que toma…não citando toda a sentença, mas a parte que se adequava ao propósito de Paulo. [Jamieson; Fausset; Brown]

20 E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos.

Comentário A. R. Fausset

Citação do Sl  94:11. Lá está dos “homens”; aqui está “dos sábios”. Paulo, por inspiração, declara a classe de homens cujos “pensamentos” (ou melhor, “raciocínios”, como convém ao grego e ao sentido do contexto) o Espírito nomeou no Salmo, “vaidade”, ou seja, os “arrogantes” (Salmo 94:2) e mundanos, a quem Deus no Salmo 94:8 chama de “tolos”, embora eles “se orgulhem” de sua sabedoria em promover seus interesses (Salmo 94:4). [Jamieson; Fausset; Brown]

21 Portanto ninguém se orgulhe em seres humanos; porque tudo é vosso,

Comentário A. R. Fausset

ninguém se orgulhe em seres humanos – retomando o assunto de 1Coríntios 3:4; compare com 1Coríntios 1:1231, onde o verdadeiro objetivo da glória é declarado: “Aquele que se gloriar, que se glorie no SENHOR”. Também 1Coríntios 4:6, “que não fiqueis arrogantes por preferir um contra o outro”.

porque tudo – não apenas todos os homens. Para que você se glorie assim nos homens, está se abaixando de sua alta posição como herdeiro de todas as coisas. Todos os homens (inclusive seus mestres) pertencem a Cristo e, portanto, a você, por sua união com Ele; Ele os faz e todas as coisas cooperam para o seu bem (Romanos 8:28). Vocês não são por causa deles, mas por amor de vocês (2Coríntios 4:5, 2Coríntios 4:15). Eles pertencem a vós, não vós a eles. [Jamieson; Fausset; Brown]

22 seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro; tudo é vosso.

Comentário A. R. Fausset

Enumeração de algumas das de “tudo”. Os mestres, nos quais eles se glorificaram, ele coloca primeiro (1Coríntios 1:12).

mundovidamortepresentefuturo – Não apenas não “vos separarão do amor de Deus em Cristo” (Romanos 8:38-39), mas eles “todos são seus”, que é, são para vós (Romanos 8:28), e pertencem a vós, como eles pertencem a Cristo sua cabeça (Hebreus 1:2). [Jamieson; Fausset; Brown]

23 Mas vós sois de Cristo; e Cristo, de Deus.

Comentário A. R. Fausset

sois de Cristo – não de Paulo, ou Apolo, “ou Cefas” (1Coríntios 11:3; Mateus 23:8-10). “Nem sejais chamados mestres; porque o vosso mestre é um: o Cristo” (Romanos 14:8). Não apenas uma parte específica de vocês, mas todos vós são de Cristo (1Coríntios 1:12).

e Cristo, de Deus – (1Coríntios 11:3). Deus é o fim último de todos, mesmo de Cristo, Seu co-igual Filho (1Coríntios 15:28; Filipenses 2:6-11). [Jamieson; Fausset; Brown]

<1 Coríntios 2 1 Coríntios 4>

Introdução à 1Coríntios 3

Como eram carnais, Paulo não podia falar aos coríntios das profundas verdades espirituais pois contendiam por seus vários mestres; estes nada mais são que trabalhadores para Deus, a quem eles devem prestar contas no dia do julgamento de fogo. Os ouvintes são o templo de Deus, que eles não destruir com contendas por causa de mestres, que, assim como todas as coisas, são deles, sendo de Cristo. [JFU]

Visão geral de 1Coríntios

Na sua Primeira Epístola aos Coríntios, “Paulo mostra aos novos cristãos de Corinto que até os problemas mais complexos da nossa vida podem ser abordados através da lente do evangelho”. Tenha uma visão geral da carta através deste breve vídeo (8 minutos) produzido pelo BibleProject.

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Primeira Epístola aos Coríntios.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.