Filipenses 1:1

Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os supervisores e servidores.

Filipos. Paulo em sua segunda viagem missionário e seu companheiro Silas, tendo sido providencialmente guiados para esta cidade, pregaram o evangelho e fundaram aqui a primeira igreja na Europa. Este sucesso despertou a inimizade do povo, de modo que eles foram “maltratados e insultados” (Atos 16:9-401Tessalonicenses 2:2). Depois de deixarem esta cidade Paulo e Silas seguiram para Anfípolis. [Easton, 1896]

Comentário de H. C. G. Moule

Paulo. Veja Atos 13:9. O Apóstolo provavelmente carregava, desde a infância, ambos os nomes, Saulo (Saul) e Paulo. Veja em Efésios 1:1 e Romanos, p. 8, nesta Série.

Timóteo. Nomeado 24 vezes no Novo Testamento. Veja Atos 16:1 para sua filiação e lar primitivo, e para indicações de seu caráter como homem e cristão, compare com 1Coríntios 4:17; 1Coríntios 16:10-11; 1 Timóteo 1:2; 2 Timóteo 1:4-5; e especialmente abaixo, Filipenses 2:19-22. Sua associação com Paulo era íntima e querida, e sua conexão com a Igreja de Filipos era próxima. Veja Atos 16, onde está claramente implícito que com Silas ele acompanhou Paulo em sua primeira visita a Filipos (cp. Atos 17:14, e abaixo, Filipenses 2:22), embora por razões desconhecidas ele não compartilhasse os maus tratos de sua amigos. Mais tarde, Atos 20:4, ele aparece acompanhando Paulo da Macedônia até a Ásia Menor, e a menção de Filipos, Atos 20:6, torna praticamente certo que então Filipos já havia sido visitado novamente. Com a Macedônia em geral, incluindo, é claro, Tessalônica, encontramos seu nome frequentemente conectado; veja menções a ele em Atos 17 e Atos 19:22; 2Coríntios (escrito na Macedônia) Filipenses 1:1; 1Tessalonicenses 3:2; 1Tessalonicenses 3:6. Seu nome está associado com Paulo como aqui em 2Coríntios 1:1; Colossenses 1:1; 1Tessalonicenses 1:1; 2Tessalonicenses 1:1. Nesta epístola, a associação começa e termina com este versículo, e o apóstolo escreve imediatamente no singular. É diferente em 2 Coríntios, Colossenses e Tessalonicenses.

servos escravos. A palavra é usada por Paulo para si mesmo (com ou sem seus irmãos missionários), Romanos 1:1; Gálatas 1:10; Tito 1:1. Compare com Atos 20:19; Atos 27:23; Gálatas 6:17 . Ele era um servo, na posse absoluta de seu Senhor redentor, não apenas como apóstolo, mas como cristão; mas ele gosta de enfatizar o fato em conexão com seu modo especial de serviço. Sobre os princípios e condições do sagrado e feliz serviço de servidão do crente, ver, por exemplo, Mateus 6:24; Lucas 17:7-10; Romanos 6:19; Romanos 7:6; 1Coríntios 6:20; 1Coríntios 7:22; Efésios 6:7; 2Timóteo 2:24. A palavra com suas imagens transmite a verdade de que o servo espiritual é totalmente e sempre não apenas o ajudante ou agente, mas a propriedade e o instrumento de seu Mestre; não tendo quaisquer direitos contra Ele. Somente, sendo o Mestre o que Ele é, esta verdadeira escravidão se transfigura sempre na “perfeita liberdade” do coração regenerado e amoroso.

de Jesus Cristo. Melhor, em provas documentais, de Cristo Jesus. Esta ordem do Nome e Título de nosso abençoado Senhor é quase peculiar a Paulo, e é a mais frequente das duas ordens em seus escritos. Calcula-se que ele o use (assumindo que as últimas pesquisas no texto grego mostram resultados corretos) 87 vezes, e “Jesus Cristo” 78 (ver The Expositor, maio de 1888). A leve ênfase em “Cristo” é sugestiva de uma referência especial de pensamento ao Senhor em glória.

os Santos – homens separados do pecado para Deus. A palavra leva o homem, ou a comunidade, à profissão; como sendo o que deveriam ser. Isso não é diminuir o significado nativo da palavra, mas usar uma hipótese bem compreendida na aplicação dela. Um santo não é meramente um professo seguidor de Cristo, mas um professo seguidor assumido como sendo o que ele professa. Aquele que não é este é apenas de nome e não de ação um santo, fiel, um filho de Deus, e assim por diante.

em Cristo Jesus. Santos, porque unidos em Vida e Aliança, pela graça, ao Santo de Deus. Veja mais em Efésios 1:1, e abaixo, em Filipenses 1:8.

com os supervisores e servidores. Neste discurso os leigos vêm antes do clero. “Com”, porque essas pessoas, embora apenas alguns dos “santos” como homens, eram diferenciadas das outras por ofício. Além de todas as questões em detalhes sobre o ministério cristão, observe este testemunho primitivo de algumas ordens e ordens já estabelecidas e reconhecidas regime em uma Igreja jovem; a uma “supervisão” e “serviço” especiais comprometidos não com todos, mas com alguns. O “bispo” (episcopus) desta passagem é idêntico ao “presbítero” de, por exemplo, Atos 20:17, chamado episcopus, Filipenses 1:28. [Moule, aguardando revisão]

< Efésios 6:24 Filipenses 1:2 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.