Filipenses 1:23

Estou pressionado por ambos os lados: tenho desejo de partir, e estar com Cristo, o que é muito melhor;

Estou pressionado por ambos os lados – ou então, “Estou dividido entre os dois desejos” (NVT).

partir, e estar com Cristo. O apóstolo certamente acreditava que na morte sua alma deixaria seu corpo e imediatamente estaria com Cristo, pois somente assim a morte poderia ser “lucro”. A alma não é, portanto, aniquilada na morte do corpo. Ela não vai para o túmulo, ou fica inconsciente aguardando a ressurreição, ou flutua no ar, mas, como o ladrão da cruz, parte para o paraíso para estar com Cristo. Foi no estado desencarnado de ambos que o ladrão estava no paraíso com Cristo. [Whedon, 1874]

Comentário de H. C. G. Moule

Estou pressionado por ambos os lados. Mais precisamente, com o R.V. [King James, Versão Revisada], os dois; as duas alternativas de que acabamos de falar, a vida e a morte. A imagem é de um homem cercado à direita e à esquerda, de modo a ficar parado. Literalmente, as palavras são: “Estou confinado pelos dois (lados)”; a posição é de dilema, vista de qualquer lado.

Maravilhoso é o fenômeno desse dilema, peculiar ao cristão vivo como tal. “O Apóstolo pergunta o que vale mais a pena, viver ou morrer. A mesma pergunta é frequentemente apresentada a nós mesmos, e talvez nossa resposta tenha sido a do Apóstolo. Mas não podemos ter feito isso com um significado muito diferente?… A vida e a morte nos pareceram dois males, e não sabíamos qual era o menor. Para o Apóstolo parecem duas imensas bênçãos, e ele não sabe qual é a melhor” (Ad. Monod, Adieux, No. ii.)

À pergunta: “A vida vale a pena ser vivida?” esta é a resposta cristã.

tenho desejo. Ou seja, todo o elemento de preferência pessoal é assim, não apenas um desejo entre muitos. Podemos parafrasear: “meu anseio pela partida etc”.

de partir. O verbo (analuein) ocorre apenas aqui e Lucas 12:36, onde King James e a R.V. [King James, Versão Revisada] traduzem “quando ele retornar do casamento”, mas onde também podemos traduzir “quando ele partir, partir para casa, do casamento”. O substantivo cognato analusis, de onde nossa análise de palavras é transliterada, ocorre em 2 Timóteo 4:6, em uma conexão exatamente semelhante a esta; “o tempo da minha partida está próximo”. O significado da raiz do verbo tem a ver com perder, desfazer; e pelo uso pode se referir a (a) a dissolução de um composto (assim a Vulgata aqui, cupio dissolvi) , ou (b) a desatracação de um navio, ou a derrubada de uma tenda ou acampamento. Não ocorre na Septuaginta, mas não é infrequente nos Apócrifos, e geralmente há meios de ir embora, ou, como outro lado do mesmo ato, para retornar (cp. Tobias 2:8; Judite 13:1). Tal significado é sem dúvida atribuído à imagem de (b) acima, mas parece ter abandonado toda referência consciente a ele. Este uso apócrifo , e os comentários aqui dos expositores gregos (Crisóstomo parafraseia nosso texto por “migração daqui para o céu”), são decisivamente a favor de nossas versões contra a Vulgata. Paulo deseja ir para casa; para desfazer seu acampamento, para levantar sua âncora, para aquele país melhor. Veja o mesmo pensamento em outra fraseologia 2Coríntios 5:1-8; onde vemos uma “tenda desmontada” e um andarilho “vai estar em casa com o Senhor”.

Suicer (Thesaurus, sob ἀναλύω), diz que Melanchthon em seu leito de morte chamou a atenção de seu erudito amigo Camerarius para esta palavra, demorando-se com prazer na passagem, corrigindo a “dissolução” da Vulgata e traduzindo antes, “para prepare-se para a partida”, “migrar” ou “voltar para casa”.

e estar com Cristo. O outro lado do fato da partida, e aquilo que faz sua bem-aventurança. Desta passagem e de 2Coríntios 5 citado acima deduzimos que como se não fosse um espaço, mas uma linha matemática, divide o estado de fé deste lado morte do estado de visão daquele lado; veja esp. 2Coríntios 5:7, em seu contexto imediato. “Aqueles que culpam como… presunçosos os fervor e a especialidade da afeição devota, como cristãos eminentes expressaram em seus momentos de morte, provavelmente não sabem nada do cristianismo além da história simples que lêem nos Evangelhos, e nada da natureza humana… a religião, além do que pertence aos sentimentos servis de uma fé pelagiana, melhor chamada desconfiança… O cristianismo nos encontra onde mais precisamos de sua ajuda, e nos atende com a mesma ajuda de que precisamos. Não nos fala dos esplendores do mundo invisível; mas faz muito melhor quando, em três palavras, nos informa que (ἀναλῦσαι) soltar-se da costa da mortalidade é (σὺν Χριστῶ̣ εἶναι) estar com Cristo”. (Isaac Taylor, Saturday Evening, xxvi.)

É divinamente verdade que o cristão, aqui embaixo, está “com Cristo”, e Cristo com ele. Mas tal é a manifestação desenvolvida dessa Presença após a morte, e de tais condições, que ela está lá como se não estivesse antes. compare com Atos 7:59; palavras que Paulo ouvira.

o que é muito melhor. Provavelmente leia-se, pois é &c. E o grego, muito precisamente, é “muito melhor”; uma acumulação ousada, para transmitir um significado intenso. o R.V. [Rei James, Versão Revisada], pois é muito melhor.

Observe que ela é assim “melhor” em comparação não com as sombras desta vida, mas com sua luz mais feliz. O homem que vê a perspectiva assim acaba de dizer que para ele “viver é Cristo”. A morte é “ganho” para ele, portanto, não como mera fuga ou libertação, mas como um glorioso aumento; ela é “Cristo” ainda, apenas muito mais de Cristo. [Moule, aguardando revisão]

< Filipenses 1:22 Filipenses 1:24 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.