Filipenses 1:28

e que em nada vos amedronteis pelos adversários, o que para eles é, de fato, indício de perdição, mas para vós de salvação, e isso vem de Deus.

adversários – inimigos do evangelho. A coragem do mártir cristão mais de uma vez abriu os olhos dos perseguidores para a realidade de seu próprio pecado. Talvez nem sempre o vejam, mas é o sinal divinamente designado de destruição para si mesmos e de salvação para os fiéis. [Whedon, 1874]

Comentário de H. C. G. Moule

amedronteis – com medo. O verbo (encontrado aqui apenas no Novo Testamento, e em nenhum lugar na Septuaginta e Apócrifos) é usado no grego clássico para o início, ou “tímido”, de animais assustados e, portanto, de alarme em geral. o “pequeno rebanho” na violenta Filipos.

o que para eles é etc. Ele quer dizer que todo o fenômeno dessa união, firmeza, energia e calma dos santos diante de probabilidades aparentemente sem esperança, é em si um presságio da questão. É claro que a afirmação não é feita de forma abstrata, mas no caso particular do Evangelho. Muitas causas falsas e finalmente perdidas podem ser mantidas por um tempo com coragem e calma. Mas o Apóstolo assume que o Evangelho é a verdade eterna, certa da vitória final, e depois diz aqui que a realização deste fato, nas convicções tanto de seus inimigos como de seus amigos, será tanto mais impressionante quanto mais a Igreja agir no espírito de resolução calma, unida e decisiva.

perdição – em seu sentido mais profundo e terrível; a eterna perda e ruína de todos os persistentes oponentes de Deus e Sua verdade. Assim abaixo, Filipenses 3:19; e assim sempre no Novo Testamento, exceto apenas Mateus 26:8; Marcos 14:4; onde a palavra significa desperdício, deterioração, perda de uma coisa material.

salvação. Esta palavra também tem aqui o seu sentido mais profundo. O crente fiel, testemunha e trabalhador, está a caminho da glória eterna; e a perspectiva se ilumina em antecipação e realização à medida que a companhia de tais discípulos se une em torno e na causa de Jesus Cristo. Sobre a palavra “salvação” veja nota acima, em Filipenses 1:19.

isso. “Isso” no grego, não se refere imediatamente à palavra “salvação”, mas a toda a ideia anterior, de oposição encontrada de forma a encorajar a fé. O próprio Deus ordenou as circunstâncias e deu a união e a coragem.[Moule, aguardando revisão]

< Filipenses 1:27 Filipenses 1:29 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.