Hebreus 4

1 Temamos, pois, para que, havendo sido deixada a promessa de entrar no seu repouso, não pareça que algum de vós tenha ficado para trás.

Comentário A. R. Fausset

Deixe-nos… temer – não com terror escravo, mas piedoso “temor e tremor” (Filipenses 2:12). Como muitos caíram, temos motivos para temer (Hebreus 3:17-19).

deixando-nos – ainda permanecendo para nós depois que os outros, por negligência, o perderam.

seu repouso – o descanso celestial de Deus, do qual Canaã é o tipo. “Hoje” continua, durante o qual existe o perigo de não alcançar o resto. “Hoje,” usado corretamente, termina no descanso que, uma vez obtido, nunca é perdido (Apocalipse 3:12). Uma antevisão do resto é dada no descanso interior que a alma do crente tem em Cristo.

deve parecer estar longe disso – grego, “ter ficado aquém disso”; deve ser encontrado, quando a grande provação de todos se realizar (Alford), para ter ficado aquém de alcançar a promessa. A palavra “parece” é um modo de expressão atenuante, embora não diminua a realidade. Bengel e Owen aceitam, para que não haja qualquer semelhança ou aparência de ficar aquém do esperado. [Fausset, aguardando revisão]

2 Pois também a nós foi pregado o evangelho, assim como a eles; mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porque não estava unida pela fé naqueles que a ouviram.

Comentário A. R. Fausset

para eles – no tipo: a Canaã terrestre, onde eles falharam em realizar perfeito descanso, sugerindo a eles que eles deveriam olhar além da terra celestial de descanso, para a qual a fé é a via, e da qual descrença exclui, como de a Canaã terrena.

a palavra pregada – literalmente, “a palavra de ouvir”: a palavra ouvida por eles.

não estava unida pela fé naqueles que a ouviram – Então o siríaco e as antigas versões latinas, mais antigas do que qualquer um de nossos manuscritos, e Lúcifer, leram: “Como o mundo não se uniu com os ouvintes na fé”. alimento que, como o pão da vida, deve passar para a carne e o sangue através do homem apropriando-se dele em fé. Ouvir sozinho é de tão pouco valor quanto comida não digerida em um estômago ruim (Tholuck). Toda a autoridade mais antiga do manuscrito existente apóia uma leitura diferente, “ininteligível como eles eram (caso acusativo grego concordando com ‘eles’) em fé com seus ouvintes”, isto é, com seus ouvintes crentes e obedientes, como Calebe e Josué. Então, “ouvir” é usado para “obedecer” no contexto, Hebreus 4:7, “Hoje, se ouvirdes a sua voz.” Os desobedientes, em vez de serem misturados no “mesmo corpo”, separaram-se como Coré. : uma reprovação tácita para gostar separatistas do cristão que se junta (Hebreus 10:25; Juízes 1:19). [Fausset, aguardando revisão]

3 Porque nós, os que cremos, entramos no repouso, como ele disse: Então jurei na minha ira: “Eles não entrarão no meu repouso”; ainda que as suas obras já estivessem terminadas desde a fundação do mundo.

Comentário A. R. Fausset

Para – justificando sua afirmação da necessidade de “fé”, Hebreus 4:2.

nós que acreditamos – nós, que na vinda de Cristo, cremos.

entre, ou seja, deve entrar: dois dos manuscritos mais antigos e Lúcifer e o latim antigo. Dois outros manuscritos mais antigos diziam: “Vamos entrar”.

em repouso grego “, para o resto”, que é prometido no Salmo nonagésimo quinto.

como ele disse – Deus está dizendo que a descrença exclui da entrada implica que a crença ganha uma entrada para o resto. No entanto, o que Paulo, principalmente, menciona na citação é que o prometido “descanso” ainda não foi feito. Em Hebreus 4:11ele novamente, como em Hebreus 3:12-19 já, assume a fé como a qualificação indispensável para entrar nela.

ainda que etc. – Embora Deus tenha terminado Suas obras de criação e tenha entrado em Seu descanso desde a criação muito antes do tempo de Moisés, ainda sob aquele líder de Israel foi prometido outro descanso, o qual a maioria ficou aquém da incredulidade; e embora o restante em Canaã tenha sido alcançado subsequentemente sob Josué, ainda que muito depois, nos dias de Davi, Deus, no nonagésimo quinto Salmo, ainda fala do restante de Deus como ainda não alcançado. Portanto, deve haver um descanso ainda futuro, a saber, aquele que “permanece para o povo de Deus” no céu, Hebreus 4:3-9, quando eles descansarem de suas obras, como Deus fez com os Seus, Hebreus 4:10 O argumento é mostrar que por “Meu descanso”, Deus quer dizer um descanso futuro, não para Si mesmo, mas para nós.

terminado – grego, “trazido à existência”, “feito”. [Fausset, aguardando revisão]

4 Pois, em certo lugar, ele disse assim a respeito do dia sétimo: E Deus repousou no sétimo dia de todas as suas obras.

Comentário A. R. Fausset

ele falou – Deus (Gênesis 2:2).

Deus repousou no sétimo dia – um descanso não terminando com o sétimo dia, mas começando então e ainda continuando, no qual os crentes entrarão no futuro. O descanso de Deus não é um descanso necessário por fadiga, nem consiste em ociosidade, mas é esse apoio e governo de que a criação foi o começo (Alford). Daí Moisés registra o final de cada um dos primeiros seis dias, mas não do sétimo.

de todas as suas obras – Hebraico, Gênesis 2:2, “de toda a Sua obra”. O “trabalho” de Deus era um, compreendendo, no entanto, muitas “obras”. [Fausset, aguardando revisão]

5 E, outra vez neste texto: Não entrarão no meu repouso.

Comentário A. R. Fausset

Neste Salmo, mais uma vez, está implícito que o descanso ainda está por vir. [Fausset]

6 Portanto, uma vez que resta alguns entrarem no repouso, e que aqueles a quem primeiramente foi pregado o evangelho não entraram por causa da desobediência,

Comentário A. R. Fausset

permanece – ainda para ser realizado.

alguns devem entrar – A negação de entrada para os incrédulos é uma promessa virtual de entrada para aqueles que acreditam. Deus não deseja que Seu descanso seja vazio, mas mobiliado com os convidados (Lucas 14:23).

aqueles a quem primeiramente foi pregado o evangelho não entraram – literalmente, “aqueles que primeiro (no tempo de Moisés) tinham o Evangelho pregado a eles”, ou seja, em tipo, ver em Hebreus 4:2.

incredulidade – grego, em vez de “desobediência” (ver em Hebreus 3:18). [Fausset, aguardando revisão]

7 outra vez ele determina um certo dia, o “hoje”, dizendo por meio de Davi muito tempo depois (como já foi dito): Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.

Comentário A. R. Fausset

Mais uma vez – Novamente a promessa se repete. Traduza como a ordem grega é: “Ele limitou um certo dia,” Hoje “.” Aqui Paulo interrompe a citação por: “No (Salmo de) Davi dizendo depois de tanto tempo (após a posse de quinhentos anos de Canaã) ”, e resume-a,“ como já foi dito antes (assim o manuscrito mais antigo da Grécia, antes, a saber, Hebreus 3:715), Hoje, se ouvirdes a sua voz ”, etc. (Alford) [Fausset, aguardando revisão]

8 Pois se Josué tivesse lhes dado repouso, ele não teria falado depois a respeito de outro dia.

Comentário A. R. Fausset

Responda à objeção que poderia ser feita ao seu raciocínio, a saber, que aqueles trazidos para Canaã por Josué (assim “Jesus” aqui significa, como em Atos 7:45) entraram no restante de Deus. Se o resto de Deus significava Canaã, Deus não quis depois de sua entrada naquela terra, ter falado (ou falar (Alford)) sobre outro (futuro) dia de entrar no resto. [Fausset, aguardando revisão]

9 Portanto, ainda resta um repouso como o do sábado para o povo de Deus.

Comentário A. R. Fausset

portanto – porque Deus “fala de outro dia” (ver em Hebreus 4:8).

permanece – ainda a ser percebido a seguir pelos “alguns (que) devem entrar nela” (Hebreus 4:6), isto é, “o povo de Deus”, o verdadeiro Israel que deve entrar no descanso de Deus (“Meu descanso” Hebreus 4:3. O descanso de Deus era um sabatismo; assim também será nosso.

um descanso – grego, “Sabbatismo”. Com o tempo, há muitos sábados, mas depois haverá o gozo e a manutenção de um descanso sabático: um perfeito e eterno. O “descanso” em Hebreus 4:8 é grego, “((catapausis);” hebraico, “((Noé)”; descanso de cansaço, como a arca descansou em Ararat depois de seus lançamentos de um lado para outro; e como Israel, sob Josué, finalmente desfrutou da guerra em Canaã, mas o “descanso” neste Hebreus 4:9 é o descanso mais “nobre” (hebreu) ​​mais exaltado (hebreu), literalmente “cessação”: descanso do trabalho quando terminado (Hebreus 4:4), como Deus descansou (Apocalipse 16:17). As duas ideias de “descanso” combinadas, dão a visão perfeita do sábado celestial. Resto de cansaço, tristeza e pecado; e descanso na conclusão do Deus nova criação (Apocalipse 21:5). Toda a criação renovada deve compartilhar nela, nada haverá para quebrar o sábado da eternidade, e o Tri une Deus se regozijará na obra de Suas mãos (3:17). , o representante da lei, não poderia levar Israel a Canaã: a lei nos leva a Cristo, e aí cessa o seu mandato, como o de Moisés nas fronteiras de Canaã: é Jesus, a antidade pe de Josué, que nos leva ao descanso celestial. Este verso estabelece indiretamente a obrigação do sábado ainda; pois o tipo continua até que o antítipo o substitua: assim os sacrifícios legais continuaram até que o grande sacrifício antitípico o substituísse, assim como o repouso celestial do antitípico descanso do sábado não ocorrerá até que Cristo, nosso Evangelho Josué, venha nos conduzir a ele, o típico o sábado terrestre deve continuar até então. Os judeus chamam o futuro descanso “o dia que é todo sábado”. [Fausset, aguardando revisão]

10 Pois aquele que entrou no seu repouso também repousou das suas obras, assim como Deus das suas.

Comentário A. R. Fausset

Para – justificar e explicar a palavra “descanso” ou “Sabbatismo”, usado apenas (ver em Hebreus 4:9).

aquele que está inscrito – quem quer que entre uma vez.

seu repouso – o descanso de Deus: o resto preparado por Deus para o Seu povo (Estius). Em vez disso, “Seu descanso”: o descanso do homem: aquele atribuído a ele por Deus como seu. O grego é o mesmo que para o “seu” imediatamente depois.

Cessou – O aoristo grego é usado por tempo indefinido, “é costume cessar”, ou melhor, “descanso”: descansa. O tempo passado implica ao mesmo tempo a certeza de que, como também que nesta vida uma espécie de antecipação em Cristo já é dada (Grotius) (Jeremias 6:16; Mateus 11:28-29). Nossa maior felicidade, de acordo com este verso, consiste em estarmos unidos em um com Deus e moldados em conformidade com Ele como nosso arquétipo (Calvino).

das suas obras – mesmo daquelas que eram boas e adequadas ao tempo de fazer o trabalho. O trabalho foi seguido pelo descanso mesmo no Paraíso (Gênesis 2:3, 15). O trabalho e o subsequente descanso de Deus são o arquétipo ao qual devemos nos conformar. O argumento é: Aquele que uma vez entra em repouso, descansa dos trabalhos; mas o povo de Deus ainda não descansou deles, portanto eles ainda não entraram no resto, e assim deve ser ainda futuro. Alford traduz: “Aquele que entrou no seu (ou então Deus, mas sim ‘dele’; Isaías 11:10, ‘Seu descanso’: ‘a alegria do Senhor’, Mateus 25:21, 23) descanso (a saber, Jesus, nosso precursor, Hebreus 4:14; Hebreus 6:20, O Filho de Deus que passou pelos céus): em contraste com Josué, o tipo que não trouxe o povo de Deus para o céu descanso), ele mesmo (enfático) descansou de suas obras (Hebreus 4:4), como Deus (fez) do seu próprio ”(assim o grego,“ funciona ”). O argumento, embora geralmente aplicável a qualquer um que tenha entrado em seu descanso, provavelmente alude a Jesus em particular, o antitípico Josué, que, tendo entrado em Seu descanso na Ascensão, cessou ou descansou de Sua obra da nova criação, como Deus em o sétimo dia descansou do trabalho da criação física. Não que Ele tenha cessado de continuar a obra da redenção, ou melhor, Ele a sustenta por Sua mediação; mas Ele cessou daquelas partes da obra que constituem o fundamento; o sacrifício foi feito de uma vez por todas. Compare com o resto da criação de Deus, uma vez por todas concluído, e descansado, mas agora ainda confirmado (ver em Hebreus 4:4). [Fausset, aguardando revisão]

11 Procuremos, pois, entrar naquele repouso; para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.

Comentário A. R. Fausset

portanto – Ver tal promessa está diante de nós, a qual podemos, como eles, falhar com a incredulidade.

trabalho – grego, “esforçar-se diligentemente”.

aquele resto – que ainda é futuro e tão glorioso. Ou, na tradução de Hebreus de 4:10 de Alford, “O descanso em que Cristo entrou antes” (Hebreus 4:14; Hebreus 6:20).

caia – com a alma, não apenas com o corpo, como os israelitas rebeldes caíram (Hebreus 3:17).

no mesmo exemplo – Alford traduz, “caia no mesmo exemplo”. O lugar menos proeminente da “queda” no grego favorece isso. O sentido é, “para que não caia em tal desobediência (assim o grego para ‘descrença’ significa) como eles deram uma amostra de” (Grotius). Os judeus dizem: “Os pais são um sinal (aviso) para seus filhos”. [Fausset, aguardando revisão]

12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada do que toda espada de dois gumes, e que penetra até a divisão da alma e do espírito, das juntas e das medulas, e é apta para julgar os pensamentos e intenções do coração.

Comentário A. R. Fausset

Porque. Tal esforço diligente (Hebreus 4:11) é cabe a nós PORQUE temos que lidar com um Deus cuja “palavra” pela qual seremos julgados é capaz de sondar o coração, e cujos olhos estão atentos a tudo (Hebreus 4:13). As qualidades aqui atribuídas à palavra de Deus e todo o contexto mostram que ela é vista em seu poder JUDICIAL, pelo qual condenou os israelitas desobedientes à exclusão de Canaã e excluirá os chamados cristãos incrédulos do descanso celestial. A palavra escrita de Deus não é o pensamento proeminente aqui, embora a passagem seja frequentemente citada como se fosse. Ainda assim, a palavra de Deus (a mesma que foi pregada, Hebreus 4:2), usada aqui no sentido mais amplo, mas com referência especial ao seu poder judicial, INCLUI a Palavra de Deus, a espada do Espírito de dupla fio, um fio para convencer e converter alguns (Hebreus 4:2) e o outro para condenar e destruir os incrédulos (Hebreus 4:14). Apocalipse 19:15 também representa o poder judicial da Palavra como uma espada afiada saindo da boca de Cristo para ferir as nações. A mesma palavra que é salvadora para os fiéis (Hebreus 4:2) é destruidora para os desobedientes (2Coríntios 2:15-16). A Palavra pessoal, à qual alguns se referem na passagem, não é o que está sendo falado aqui, pois Ele não é a espada, mas tem a espada. Assim, a referência a Josué apropriadamente segue em Hebreus 4:8.

mais afiada – “mais cortante”.

de dois gumes – afiada em ambas as bordas e à trás. Compare “a espada do Espírito … palavra de Deus” (Efésios 6:17). Seu duplo poder parece ser implícito por ser “de dois gumes”. “Ela julga tudo o que está no coração, porque ali passa, punindo [os incrédulos] e examinando [tanto os crentes quanto os incrédulos]” [Crisóstomo]. Filo fala de maneira semelhante de “Deus passando entre as partes dos sacrifícios de Abraão (Gênesis 15:17, onde, no entanto, é uma ‘fogareiro esfumaçante’ (NVI) que passa entre as partes) com Sua palavra, que é o instrumento de corte de todas as coisas: a qual espada, sendo afiada até o mais alto grau, nunca cessa de dividir todas as coisas sensíveis, e mesmo as coisas não perceptíveis pelos sentidos ou fisicamente divisíveis, mas perceptíveis e divisíveis pela palavra”. A formação inicial de Paulo, tanto nas escolas gregas de Tarso quanto nas escolas hebraicas de Jerusalém, explica plenamente sua familiaridade com os modos de pensamento de Filo, que certamente eram correntes entre os judeus eruditos em todos os lugares, embora o próprio Filo pertencesse a Alexandria, não Jerusalém. Dirigindo-se aos judeus, ele, pelo Espírito, sanciona o que era verdadeiro em sua literatura contemporânea, como ele também fez ao se dirigir aos gentios (Atos 17:28).

penetra. Grego, “transpassa”.

das juntas e das medulas – ao invés disso, “(chegando até) as juntas (para dividi-las) e medulas”. Cristo “conhece o que há no homem” (João 2:25): assim, Sua palavra alcança a mais íntima e precisa compreensão das partes mais ocultas, sentimentos e pensamentos do homem, dividindo, isto é, distinguindo o que é espiritual do que é carnal e animal nele, o espírito da alma: assim Provérbios 20:27. Assim como a faca do sacerdote levítico alcançava as partes divididas, unidas firmemente como as juntas dos membros, e penetrava até as partes mais internas, como a medula (o grego é plural); assim também a palavra de Deus divide as partes unidas do ser imaterial do homem, alma e espírito, e penetra nas partes mais internas do espírito. A cláusula (chegando até) “as juntas e medulas” é subordinada à cláusula “mesmo à divisão da alma e do espírito”. (Nos manuscritos mais antigos, assim como na Versão em Inglês, não há “ambos”, como há na cláusula “tanto as juntas quanto… que marca esta última como subordinada). Uma imagem (adequada para se dirigir aos judeus) da divisão literal das juntas e da penetração até a medula, feita pela faca do sacerdote, ilustra a “divisão espiritual da alma e do espírito” mencionada anteriormente, pela qual cada uma (tanto a alma quanto o espírito) é exposta e “nua” diante de Deus; essa visão está em concordância com Hebreus 4:13. Evidentemente, “a divisão da alma do espírito” responde às “juntas” que a espada, ao alcançá-las, divide, assim como o “espírito” responde à “medula” mais interna. “Moisés constitui a alma, Cristo o espírito. A alma atrai com ela o corpo; o espírito atrai com ele tanto alma quanto corpo”. A interpretação de Alford é desajeitada, pelo que faz a própria alma e o próprio espírito serem divididos, em vez da alma do espírito: assim, ele também faz não apenas as juntas serem divididas, mas também as medulas serem divididas (?). O poder de divisão e penetração da Palavra tem tanto um efeito punitivo quanto de cura.

apta para julgar os pensamentos. Grego, “capaz de julgar os propósitos”.

intenções – em vez disso, “concepções mentais” [Crellius]; “ideias” [Alford]. Como o grego para “pensamentos” se refere à mente e aos sentimentos, e o grego para “intenções”, ou melhor, “concepções mentais”, se refere ao intelecto. [Fausset, 1866]

13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; pelo contrário, todas as coisas estão nuas e expostas aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.

Comentário A. R. Fausset

criatura, visível ou invisível.

encoberta diante dele, aos olhos de Deus (Hebreus 4:12). “A sabedoria de Deus, simplesmente múltipla e uniformemente multiforme, com incompreensível compreensão, compreende todas as coisas incompreensíveis.”

todas as coisas estãoexpostas, literalmente, “jogado de costas, de modo a ter o pescoço exposto”, como um animal para o sacrifício com o pescoço exposto. O tempo perfeito grego implica que este é o nosso estado contínuo em relação a Deus. Vamos, portanto, trabalhar fervorosamente para entrarmos no descanso, a fim de que não haja qualquer queda por incredulidade praticada (Hebreus 4:11). [JFU]

14 Visto que temos um grande Sumo Sacerdote, Jesus, o Filho de Deus, que penetrou nos céus, mantenhamos firme a nossa declaração de fé.

Todos os principais pontos dos capítulos anteriores são reunidos neste versículo e no seguinte: o Sumo Sacerdote (Hebreus 2:17; 3:1); Sua exaltação (Hebreus 1:3-4,13; 2:9); Sua filiação divina (Hebreus 1; 3:6); Sua compaixão pelos irmãos cuja condição Ele veio compartilhar (Hebreus 2:11-18).

que penetrou nos céus. Enquanto o sumo sacerdote passava pelo Santo Lugar para entrar no Santo dos Santos, Jesus “subiu muito acima de todos os céus” e sentou-se à direita de Deus. Esse pensamento é desenvolvido em Hebreus 8-10. [Ellicott, 1905]

15 Pois não temos um Sumo Sacerdote que não possa se compadecer das nossas fraquezas; mas, sim, um que foi provado em tudo, conforme a nossa semelhança, porém sem pecado.

Por mais exaltado que Cristo seja, Ele simpatiza conosco, visto que experimentou as provações e tentações da humanidade. Essa combinação nEle de sofrimento e ausência de pecado é o fundamento de nossa confiança nEle (compare com Hebreus 7:26).

porém sem pecado – isto é, Suas provações e tentações nunca resultaram em pecado. [Dummelow, 1909]

16 Portanto, aproximemo-nos com confiança ao trono da graça, para que possamos receber misericórdia e encontrar graça para sermos socorridos no tempo adequado.

com confiança – ou então, “com ousadia” (Efésios 6:19).

ao trono da graça – assim se tornou o trono de Deus para nós, através da mediação do nosso Sumo Sacerdote à mão direita de Deus (Hebreus 8:1; 12:2). Através da morte digna de mérito de nosso Sumo Sacerdote Jesus, sempre encontraremos Deus em um trono de graça.

misericórdia (compaixão) e encontrar graça – correspondente ao “trono da graça”. Misericórdia refere-se à remissão dos pecados; graça, à doação de dons espirituais (Estius, 1542-1613). Compare “vinde a Mime eu lhes darei descanso” (o descanso recebido no primeiro crer). “Tomai sobre vós o meu jugo…e encontrareis descanso” (o descanso contínuo encontrado na submissão diária ao jugo suave de Cristo. O primeiro responde a “receber misericórdia“; o segundo à “encontrar graça”, Mateus 11:28-29). No primeiro receber, nós somos totalmente passivos: depois de ter recebido misericórdia, nossa vontade em encontrar graça é mais ativa.

socorridos. Compare com Hebreus 2:18: “ele pode socorrer aos que são tentados”.

no tempo adequado – ou seja, antes de sermos subjugados pela tentação; quando mais precisamos (Salmo 104:27). [JFU, 1866]

<Hebreus 3 Hebreus 5>

Visão geral de Hebreus

Na livro de Hebreus, “o autor mostra como Jesus é a revelação final do amor e da misericórdia de Deus e é digno de nossa devoção”. Para uma visão geral deste livro, assista ao breve vídeo abaixo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Epístola aos Hebreus.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.