João 3:15

Para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Comentário de David Brown

Uma vez que esta coisa mais celestial, pela razão que acabamos de mencionar, pode estar apta a tropeçar, Jesus a apresenta sob uma forma um tanto velada, mas com sublime precisão – chamando Sua morte de Sua ‘elevação’ (compare João 8:28; João 12:32-33); e ao compará-lo com o levantamento da serpente de bronze, Ele ainda o encobriu. E, no entanto, para nós, que sabemos o que tudo isso significa, é, sendo lançado nesta forma, indescritivelmente mais vivo e cheio de instrução. Mas que instrução? Deixe-nos ver. O veneno das serpentes ardentes, atirando nas veias dos israelitas rebeldes, estava espalhando a morte através do acampamento-emblema da condição perecível dos homens por causa do pecado. Em ambos os casos, o remédio foi divinamente provido. Em ambos o modo de cura se assemelhava notavelmente ao da doença. Picados por serpentes, por uma serpente são curados.

Por “serpentes ardentes” mordidas – serpentes, provavelmente, com pele manchada de vermelho-fogo – o instrumento de cura é uma serpente de latão ou cobre, tendo à distância a mesma aparência. Assim, na redenção, como pelo homem veio a morte, pelo homem também vem a vida – o homem também, “em semelhança de carne pecaminosa”, diferindo em nada exterior e aparente daqueles que, impregnados pelo veneno da serpente, estavam prontos para perecer. . Mas como a serpente erguida não tinha o veneno do qual as pessoas mordidas pela serpente estavam morrendo, assim enquanto toda a família humana estava perecendo da ferida mortal infligida a ela pela antiga serpente, “o Segundo Homem”, que surgiu sobre a humanidade com cura em Suas asas, estava sem mancha ou ruga ou qualquer coisa semelhante. Em ambos os casos, o remédio é exibido de forma conspícua:em um caso em um poste; no outro, na cruz, para “atrair todos os homens a Si” (João 12:32). Em ambos os casos, é dirigindo o olhar para o Remédio elevado que a cura é efetivada:em um caso foi o olho do corpo, no outro é o olhar da alma por “crer nEle”, como naquele glorioso antiga proclamação – “Olhai para mim, e sede salvos, todos os confins da terra”, etc. (Isaías 45:22) Ambos os métodos estão tropeçando para a razão humana.

O que, para qualquer israelita, poderia parecer mais improvável do que um veneno mortal ser seco em seu corpo simplesmente olhando para um réptil de bronze? Tal tolice para os judeus e para os gregos era a fé no Nazareno crucificado, como forma de libertação da perdição eterna. No entanto, era a garantia em ambos os casos esperar uma cura igualmente racional e bem fundamentada. Como a serpente foi a ordenança de Deus para a cura de todo israelita mordido, assim é Cristo para a salvação de todo pecador que perece; o primeiro, porém, uma ordenança puramente arbitrária, o outro divinamente adaptado às complicadas doenças do homem. Em ambos os casos a eficácia é a mesma. Como um simples olhar para a serpente, embora distante e fraca, trouxe uma cura instantânea; mesmo assim, a fé real no Senhor Jesus, por mais trêmula, por mais distante que seja – seja ela uma fé real – traz cura certa e instantânea para a alma que perece. Em uma palavra, as consequências da desobediência são as mesmas em ambos. Sem dúvida, muitos israelitas mordidos, por mais irritantes que fossem, raciocinariam em vez de obedecer, especulariam sobre o absurdo de esperar que a mordida de uma serpente viva fosse curada olhando para um pedaço de metal morto na forma de uma especulação assim até eles morreram. Ai de mim! não é salvação por crucificado. Redentor submetido a tratamento semelhante? A “ofensa da cruz” já cessou? (compare 2Reis 5:12.)  [Brown, aguardando revisão]

< João 3:14 João 3:16 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.