Mateus 18:19

E digo-vos também que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.

Comentário do Púlpito

digo-vos também. Muitos pensaram que o parágrafo seguinte seria dirigido especialmente aos apóstolos em confirmação dos poderes que lhes foram conferidos acima; mas a partir de Mateus 18:20 devemos julgar a promessa como sendo geral. Aqui é estabelecido o privilégio da oração coletiva. Deus confirma a súplica (sentence) de seus embaixadores autorizados; ele dá especial atenção às intercessões conjuntas de todos os cristãos.

dois de vós. Dois de meus seguidores, mesmo o menor número que poderia formar uma associação.

concordarem (συμφωνηìσωσιν). Estejam em total concordância, como as notas de uma música perfeita. Aqui a enfermidade de uma pessoa é mantida pela força de outra; a miopia de alguém é compensada pela visão mais ampla de outro; a pouca fé desta pessoa, dominada pela firme confiança da outra pessoa.

acerca de qualquer coisa que pedirem. É claro, isto deve ser entendido com alguma restrição. A coisa pedida deve ser razoável, boa em si mesma, adequada para o suplicante; a oração deve ser sincera, fiel, perseverante. Se tais condições forem satisfeitas, o desejo será concedido de alguma forma, embora, talvez, não da maneira ou no momento esperado. Assim, o Senhor sanciona grupos ou corpos de cristãos unidos para oferecer súplicas por objetivos especiais ou com alguma intenção definida, na qual todos estejam de acordo. [Pulpit]

Comentário Barnes 🔒

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.
< Mateus 18:18 Mateus 18:20 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.