Mateus 18:18

Em verdade vos digo que tudo o que vós ligardes na terra será ligado no céu; e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.

Comentário de David Brown

Aqui, o que havia sido concedido, mas pouco tempo antes, somente a Pedro (ver em Mateus 16:19) é claramente estendido a todos os Doze; de modo que, seja o que for que isso signifique, não significa nada peculiar a Pedro, muito menos aos seus supostos sucessores em Roma. Tem a ver com a admissão e a rejeição da membresia da Igreja. Mas veja em João 20:23. [JFU]

Comentário do Púlpito

As seguintes palavras são dirigidas, não, como o versículo anterior, ao cristão ofendido, mas aos apóstolos, como possuidores de alguns poderes superiores aos de qualquer congregação individual.

Aqui o Senhor confere solenemente a concessão feita a Pedro (Mateus 16,19) sobre todo o apostolado. O ligar e desligar, num sentido restrito e em conexão lógica com o que precede, referem-se à confirmação e autorização da sentença da Ecclesia, que não é válida, por assim dizer, no tribunal celestial até que seja endossada pelos representantes de Cristo – os apóstolos. Quer o veredicto fosse a excomunhão do ofensor (“ligar”) ou seu perdão e restauração (“desligar”), a ratificação dos apóstolos era necessária, e seria feita no céu. O tratamento do cristão incestuoso por Paulo é um comentário prático sobre esta passagem. A congregação decide sobre a culpa do homem, mas Paulo o “liga”, retém seus pecados e o entrega a Satanás (1Coríntios 5:1-5); e quando em seu arrependimento ele é perdoado, é o apóstolo que o “desliga”, agindo como o representante de Cristo (2Coríntios 2:10). Em um sentido geral, os poderes judiciais e disciplinares do sacerdócio cristão foram fundados nesta passagem, que desde os primeiros tempos tem sido usada no serviço da ordenação. Cada corpo de cristãos tem sua própria maneira de interpretar a promessa. Enquanto alguns opinam que, falando em nome de Cristo e com sua autoridade, o sacerdote pode pronunciar ou reter o perdão; outros acreditam que a disciplina externa é tudo o que se pretende; outros pensam novamente que os termos são satisfeitos pela ministração da Palavra e dos sacramentos, já que um médico dá saúde prescrevendo remédios. [Pulpit]

< Mateus 18:17 Mateus 18:19 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.