Números 15:25

E o sacerdote fará expiação por toda a congregação dos filhos de Israel; e lhes será perdoado, porque foi erro por ignorância; eles trarão sua oferta, oferta queimada ao SENHOR, e sua expiação diante do SENHOR, por causa do seu erro;

Comentário de Daniel Steele

expiação. “Em todas as nossas investigações sobre os vários sentidos em que este termo é usado, e sobre o significado das diferentes cerimônias relacionadas com o ato de expiação, o significado fundamental, para cobrir ou ocultar, deve ser mantido em mente” (Suskind). palavra ocorre em seu sentido próprio apenas em Gênesis 6:14. No uso de Piel foi afixado a ela o significado de “expiar”. A expiação, portanto, deve ser equivalente ao encobrimento ou ocultação daquilo que Deus não pode permitir que apareça em sua presença. É um desaparecimento ou aniquilação construtiva. Assim, em Jeremias 18:23, o perdão do pecado e seu apagamento são expressões conversíveis. Com os coelhos, “expiar” significa negar a existência a – considerar como não sendo. Aquilo que cria estranhamento entre Deus e o pecador é de fato aniquilado. “Não podemos razoavelmente dizer que neste caso a justiça punitiva divina não termina em nada; pelo contrário, que a justiça é honrada quando o ofertante declara que ele é destituído de uma cobertura diante do Deus santo, e assim o reconhece como alguém que, embora pecando em fraqueza, é exposto ao julgamento divino” (Oehler). A objeção de que a alma, ou vida, do animal sacrificado, carregado com a maldição do pecador, não pode ser colocada sobre o altar sagrado como seu substituto é efetivamente respondida pela consideração de que através da morte, o salário do pecado, o sangue é ser visto como puro e livre de culpa. [Steele, aguardando revisão]

< Números 15:24 Números 15:26 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.