Romanos 4:6

Desta maneira, também Davi afirma que bendito é aquele a quem Deus atribui justiça independentemente das obras:

Comentário Barnes

também Davi – O apóstolo tendo aduzido o exemplo de Abraão para mostrar que a doutrina que ele estava defendendo não era nova e, ao contrário do Antigo Testamento, passa a aduzir o caso de Davi também; e para mostrar que ele entendia a mesma doutrina da justificação sem obras.
Descreve – fala sobre.

que bendito é – a felicidade; ou o estado ou condição desejável.

aquele a quem Deus atribui justiça independentemente das obras – a quem Deus trata como justo, ou com direito ao seu favor de uma forma diferente de sua conformidade com a lei. Isso se encontra no Salmo 32:1-11 . E todo o escopo e desígnio do salmo é mostrar a bem-aventurança do homem que é perdoado, e cujos pecados não são imputados a ele, mas que está livre do castigo devido aos seus pecados. Sendo assim perdoado, ele é tratado como um homem justo. E é evidentemente neste sentido que o apóstolo usa a expressão “imputa justiça”, isto é, ele não imputa ou cobra do homem seus pecados; ele o considera e o trata como um homem perdoado e justo; Salmo 32:2 . Veja a nota em Romanos 4:3. Ele o considera como alguém que foi perdoado e admitido em seu favor, e que deve ser tratado daqui em diante como se não tivesse pecado. Ou seja, ele participa dos benefícios da expiação de Cristo, para não ser tratado daqui em diante como pecador, mas como amigo de Deus. [Barnes, aguardando revisão]

< Romanos 4:5 Romanos 4:7 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.