Romanos 5:13

Pois, antes da Lei, o pecado já existia no mundo; porém, quando não há Lei, o pecado não é considerado.

Comentário Barnes

Pois, antes da Lei… – Este versículo, com os versos seguintes até o 17, é geralmente considerado um parêntese. A Lei aqui evidentemente significa a Lei dada por Moisés. “Até o início dessa administração, ou estado de coisas nos termos da lei.” Para ver a razão pela qual ele se referiu a este período entre Adão e a Lei, devemos lembrar o desígnio do apóstolo, que é, mostrar a extraordinária graça de Deus no evangelho, abundante e superabundante, como um remédio completo para todos os males introduzidos pelo pecado. Para este propósito, ele introduz três condições principais, ou estados, onde as pessoas pecaram, e onde os efeitos do pecado foram vistos; em relação a todos e cada um dos quais a graça do evangelho superabundou. O primeiro foi o de Adão, com sua sequência de males. Romanos 5:12, cujos males foram todos enfrentados pela morte de Cristo, Romanos 5:15-18 . O segundo período ou condição foi aquele longo intervalo no qual os homens tinham apenas a luz da natureza, aquele período ocorrendo entre Adão e Moisés. Esta foi uma representação justa da condição do mundo sem revelação e sem lei, Romanos 5:13-14 . O pecado então reinou – reinou em todos os lugares onde não havia lei. Mas a graça do evangelho abundou sobre os males deste estado de homem. O terceiro estava sob a Lei, Romanos 5:20. A Lei entrou, o pecado aumentou e seus males abundaram. Mas o evangelho de Cristo abundou até mesmo sobre isso, e a graça reinou triunfantemente. De odo que o plano de justificação enfrentou todos os males do pecado e foi adaptado para removê-los; pecado e suas consequências como fluindo de Adão; pecado e suas consequências quando não havia revelação escrita; e o pecado e suas conseqüências sob a luz e terrores da lei.

o pecado já existia no mundo – as pessoas pecaram. Eles fizeram o que era mau.

o pecado não é considerado – não é imputado às pessoas, ou elas não são consideradas culpadas quando não há lei. Esta é uma proposição evidente, pois o pecado é uma violação da lei; e se não há lei, não pode haver errado. Assumindo isso como uma proposição autoevidente, a conexão é que deve ter havido algum tipo de lei; uma “lei escrita em seus corações”, visto que o pecado estava no mundo, e as pessoas não podiam ser acusadas de pecado, ou tratadas como pecadoras, a menos que houvesse alguma lei. A passagem aqui declara um grande e importante princípio, que as pessoas não serão consideradas culpadas a menos que haja uma lei que as obrigue, da qual sejam informadas, e da qual transgridam voluntariamente; veja a nota em Romanos 4:15 . Este versículo, portanto, atende a uma objeção que pode ser iniciada a partir do que foi dito em Romanos 4:15 . O apóstolo afirmou que “onde não há lei, não há transgressão”. Ele aqui declarou que todos eram pecadores. Pode-se objetar que, como durante esse longo período de tempo eles não tinham lei, não podiam ser pecadores. Para enfrentar isso, ele diz que as pessoas eram na verdade pecadoras e eram tratadas como tais, o que mostrava que devia haver uma lei. [Barnes, aguardando revisão]

< Romanos 5:12 Romanos 5:14 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.