Salmo 77:3

Eu ficava me lembrando de Deus, e gemendo; ficava pensativo, e meu espírito desfalecia. (Selá)

Comentário Barnes

Eu ficava me lembrando de Deus – isto é, pensei em Deus; Pensei em seu caráter, seu governo e seus procedimentos; Pensei nos mistérios – nas coisas incompreensíveis – nas ações aparentemente desiguais, injustas e parciais – de sua administração. É evidente por todo o teor do salmo que essas eram as coisas que ocupavam sua atenção. Ele demorou-se neles até que toda a sua alma ficou triste; até que seu espírito ficou tão oprimido que ele não conseguiu encontrar palavras para expressar seus pensamentos.

e gemendo – a Septuaginta traduz isso, εὐφράνθην euphranthēn – fiquei alegre ou encantado. Portanto, a Vulgata. Lutero traduz:”Quando estou preocupado, penso em Deus”. Nossa tradução, entretanto, provavelmente deu a idéia verdadeira; e nisso expressou (a) o que freqüentemente ocorre até mesmo no caso de um homem bom – que, ao se deter nas coisas obscuras e incompreensíveis da administração divina, a alma se torna triste e perturbada a um ponto que beira a murmuração, reclamação e rebelião; e também pode servir para ilustrar (b) o que muitas vezes acontece na mente de um pecador – que ele tem prazer em insistir nessas coisas na administração divina:

(1) mais de acordo com o que ele deseja pensar sobre Deus, ou com os pontos de vista que deseja nutrir dele; e

(2) como se justificando em sua rebelião contra Deus, e sua recusa em se submeter a ele – pois se Deus é injusto, parcial e severo, o pecador está certo; tal Ser seria indigno de confiança e segurança; ele deve sofrer oposição, e suas reivindicações devem ser resistidas.

ficava pensativo – ou melhor, “meditei” ou “meditei”. A palavra usada aqui não significa necessariamente reclamar. Às vezes é usado nesse sentido, mas seu significado adequado e comum é meditar. Veja Salmos 119:15 , Salmos 119:23 , Salmos 119:27 , Salmos 119:48 , Salmos 119:78 , Salmos 119:148 .

e meu espírito desfalecia – Com o resultado de minhas próprias reflexões. Ou seja, fiquei surpreso ou confuso com os pensamentos que me ocorreram. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 77:2 Salmo 77:4 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.