Salmo 77:4

Tu mantiveste abertas as pálpebras dos meus olhos; eu estava perturbado, e não conseguia falar.

Comentário Barnes

Tu mantiveste abertas as pálpebras dos meus olhos – literalmente, “tu tens a vigília dos meus olhos”. Gesenius (Lexicon) traduz a palavra hebraica traduzida como “vigília”, “pálpebras”. Provavelmente essa é a ideia verdadeira. As pálpebras são as vigilantes ou guardiãs dos olhos. Em perigo e no sono, eles se fecham. Aqui a ideia é que Deus os segurou para que não fechassem. Ele superou a tendência natural do olho de fechar. Em outras palavras, o salmista foi mantido acordado; ele não conseguia dormir. Isso ele atribui a Deus. A ideia é que Deus se manteve assim diante de sua mente – que tais ideias lhe ocorreram a respeito de Deus – que ele não conseguia dormir.

eu estava perturbado – Com visões tristes e sombrias de Deus; tão preocupado em se esforçar para compreender seu caráter e ações; em explicar seus atos; em idéias dolorosas que se sugerem a respeito de sua justiça, sua bondade, sua misericórdia.

e não conseguia falar – estou mudo. Não sei o que dizer. Não consigo encontrar “nada” para dizer. Ele deve ter um coração singular e feliz por natureza livre de ceticismo, ou deve ter refletido pouco sobre a administração divina, que não teve pensamentos como estes passando por sua mente. Como o salmista era um homem bom, um homem piedoso, é importante observar, em vista de sua experiência, que tais reflexões ocorrem não apenas nas mentes de pessoas más – dos profanos – dos céticos – dos filósofos infiéis, mas eles vêm espontaneamente às mentes de pessoas boas, e freqüentemente de uma forma que eles não conseguem acalmar. Aquele que nunca teve tais pensamentos, por mais feliz que possa e deva considerar que não os teve, nunca conheceu algumas das mais profundas agitações e trabalhos da alma humana sobre o assunto da religião, e é pouco qualificado para simpatizar com um espírito dilacerado, esmagado, agitado, como foi o do salmista nessas questões, ou como Agostinho e milhares de outros têm estado em tempos posteriores. Mas não deixe um homem concluir, porque ele tem esses pensamentos, que, portanto, ele não pode ser um amigo de Deus – um homem convertido. O homem mau os convida, os valoriza e se alegra de poder encontrar o que lhe parece ser razões para se entregar a tais pensamentos contra Deus; o homem bom é dolorido; luta contra eles:se esforça para bani-los de sua alma. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 77:3 Salmo 77:5 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.