Salmo 96:6

Majestade e glória há diante dele; força e beleza há em seu santuário.

Comentário Barnes

Majestade e glória há diante dele – Esta parte do versículo é tirada literalmente de 1Crônicas 16:27. O significado é que aquilo que constitui honra, glória, majestade, está em sua presença, ou onde quer que ele esteja. Onde quer que ele se manifeste, há exibições de honra e majestade. Eles são sempre os acompanhamentos de sua presença.

força e beleza há em seu santuário – Isso é ligeiramente diferente da passagem paralela em 1Crônicas 16:27. A palavra traduzida como “força” é a mesma em ambos os lugares. A palavra traduzida “beleza” aqui – תפארת tiph’ereth – está em 1Crônicas 16:27 חדוה chedvâh – “alegria ou alegria”. A palavra aqui traduzida por “santuário” – מקדשׁ miqdâsh – está em 1Crônicas 16:27 – מקום mâqôm – “lugar”. Essas variações são tais que mostram que o salmo não é um mero extrato, mas que foi alterado de design e adaptado à ocasião em que deveria ser empregado – confirmando a suposição de que pode ter sido usado na substituição dedicação do templo após o retorno do cativeiro. A palavra “santuário” refere-se ao lugar santo onde Deus habita; sua morada sagrada, seja sua residência no céu, ou o templo na terra como o lugar de sua habitação terrena. Quando se diz que a “força” está ali, significa que a morada de Deus é a fonte do “poder”, ou que o poder emana de lá; isto é, do próprio Deus. Quando se diz que a “beleza” está ali, o significado é que tudo o que é adequado para encantar pela beleza; tudo o que é um ornamento real; tudo o que torna o mundo atraente; tudo o que embeleza e adorna a criação tem sua morada em Deus; procede dele. Pode-se acrescentar que tudo o que existe de “poder” para reformar o mundo e converter pecadores; tudo o que existe para desviar as pessoas de seu curso de vida vicioso e abandonado; tudo o que existe para tornar o mundo melhor e mais feliz procede do “santuário” – a igreja de Deus. Tudo o que realmente adorna a sociedade e a torna mais adorável e atraente; o que quer que seja que difunda um encanto na vida doméstica e social; tudo o que torna o mundo mais adorável ou mais desejável de se viver – mais cortês, mais gentil, mais humano, mais gentil, mais perdoador – tem sua casa no “santuário”, ou emana da igreja de Deus. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 96:5 Salmo 96:7 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.