1 Coríntios 8:11

E por causa de teu conhecimento, perecerá assim o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu?

Comentário de A. R. Fausset

perecerá – Os manuscritos mais antigos dizem “perece”. Um único ato aparentemente sem importância pode produzir consequências eternas. O irmão fraco perde sua fé, e se ele não recupera sua salvação (Bengel) (Romanos 14:23).

pelo qual Cristo morreu – e por quem nós também devemos estar dispostos a morrer (1João 3:16). E, no entanto, os cristãos em Corinto tentavam seus irmãos à sua condenação, eles que até agora estavam sacrificando tudo pela sua salvação. Note aqui, que não é argumento contra o dogma que Cristo morreu por todos, mesmo para aqueles que perecem, para dizer que assim Ele teria morrido em vão por muitos. Escritura é a nossa regra, não nossas suposições quanto às consequências. Mais está envolvido na redenção do que a salvação do homem: o caráter de Deus como ao mesmo tempo justo e amoroso é vindicado até mesmo no caso dos perdidos, pois eles poderiam ter sido salvos, e assim mesmo no caso deles Cristo não morreu em vão. Assim, as misericórdias da providência de Deus não são em vão, embora muitos abusem delas. Até mesmo os condenados manifestarão o amor de Deus no grande dia, no qual também tiveram a oferta da misericórdia de Deus. Será o ingrediente mais terrível em sua taça para que pudessem ter sido salvos, mas não o fariam: Cristo morreu para redimir mesmo eles. [Jamieson; Fausset; Brown]

< 1 Coríntios 8:10 1 Coríntios 8:12 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.