1 João 2:15

Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

Comentário A. R. Fausset

Não ameis o mundo. “O mundo jaz no maligno” (1João 5:19), a quem vocês, jovens, venceram. Tendo uma vez por todas, através da fé, vencido o mundo (1João 4:4; 1João 5:4), prossigam a conquista não amando-o. “O mundo” aqui significa “homem e mundo do homem” (Henry Alford), em seu estado caído de Deus. “Deus amou (com o amor da compaixão) o mundo”, e devemos sentir o mesmo tipo de amor pelo mundo caído; mas não devemos amar o mundo com simpatia em seu afastamento de Deus; não podemos ter este último tipo de amor pelo mundo separado de Deus, e ainda ter também “o amor do Pai” em nós.

nem as coisas que há no mundo. Alguém pode negar em geral que ama o mundo, ao mesmo tempo em que busca intensamente algumas das SUAS COISAS: riquezas, honras ou prazeres.

Se alguém. Portanto, a advertência, embora dirigida principalmente aos jovens, aplica-se a todos.

o amor do Pai não está nele. Isto é, o amor ao Pai. Os dois, Deus e o mundo (pecaminoso), são tão opostos que ambos não podem ser amados de uma só vez. [JFU]

Comentário de B. F. Westcott

Não ameis. O comando não é dado a nenhum grupo em particular (como aos jovens), mas a todos. Aquilo que o ser humano não pode fazer, sendo o que ele é, Deus pode fazer, João 3:16 (ἠγάπησεν τὸν κόσμον). Deus olha através da aparência das coisas pelas quais o homem é enganado para o próprio ser que Ele criou.

o mundo – a ordem finita considerada à parte de Deus. O império romano com sua idolatria do imperador como representante do estado apresentou a ideia de uma forma concreta e impressionante.

O sistema como um todo organizado (κόσμος) é considerado em outros lugares como a forma de vida dominante, a era (ὁ αἰὼν οὗτος, ὁ νῦν αἰών). Comp. Romanos 12:2; 2 Timóteo 4:2.

Ao “mundo” juntam-se “as coisas do mundo”, isto é, tudo o que encontra sua própria esfera e realização em uma ordem finita e sem Deus. “Estar no mundo” é o oposto de “estar em Deus”. A questão não é das atuais limitações necessárias de pensamento e ação, mas do alvo e objetivo deles. Tudo o que é tratado como completo sem referência a Deus é, até agora, um rival de Deus. Esse pensamento é apresentado nas palavras que se seguem.

Agostinho ilustra a ideia a respeito do amor à natureza: Non te prohibet Deus amare ista sed non diligere ad beatitudinem, sed ad hoc probare et laudare ut ames creativeem. Quemadmodum…… si sponsus faceret sponsæ suæ anular et illa acceptum anular mais diligeret quam esponsum qui illi fecerit anular; nonne in ipso dono sponsi anima adultera deprehenderetur quamvis hoc amaret quod dedit sponsus?

se alguém…Só pode haver um objeto supremo de devoção moral. Todos os objetos secundários serão referenciados a este. O amor do finito como objeto absoluto exclui necessariamente o amor do Criador (o Pai). Comp. Romanos 1:25; Tiago 4:4 (ἡ φιλία τοῦ κόσμου). Unum cor duos tam sibi adversários amores non capit: Mateus 6:24 (Bede, ad loc.).

Aqui, como em outros lugares, João coloca o contraste diante de seus leitores em sua forma essencial última, como luz e escuridão, amor e ódio. Ele assume que não pode haver um vácuo na alma. Assim escreve Agostinho: Noli diligere mundum. Exclude maJum amorem mundi ut implearis amore Dei. Vas es sed adhuc plenus es; funde quod habes ut accipias quod non habes.

Será observado também que ele fala aqui do amor do Pai e não do amor de Deus (c. 2:5 nota). A frase é única (comp. Colossenses 1:12 f.) e sugere como o objeto do amor do ser humano Deus, pois Ele teve o prazer de se colocar dentro do alcance do conhecimento do ser humano (João 14:9; comp. c. 1:2 nota). Assim, expressa principalmente o amor dos “filhos” de Deus para com Deus; mas esse amor responde e brota do amor demonstrado a eles pelo “Pai” a quem “eles conhecem” (versículo 14).

Pelo “amor ao mundo e as coisas do mundo” perde-se o sentido da relação pessoal com Deus, e não apenas o sentido de uma presença divina. Da pessoa que é influenciada por tal apego, deve-se dizer que o amor do Pai não está nela como um poder animador e inspirador (c. 1:10). Esta frase expressa mais do que “ela não ama a Deus” ou “ela não ama o Pai”. Essa forma de expressão descreveria um fato simples: isso apresenta o fato como um princípio governante. A ordem exata do grego é notável: “não existe, o que quer que ele diga, o amor do Pai nele”. Comp. c. 1:5; 5:16 f.; João 5:45; 6:45; 7:28; 8:44, 50 , 54; 9:16; 10:12, 34; 13:10, 16.

O pensamento encontra uma expressão marcante segundo o imaginário de João em um fragmento de Filo citado por João de Damasco (Parall. Sacra A, Tit. ΧΧΧ. Ρ. 370): ἀμήχανον συνυπάρχειν τὴν τὸν πρὸς κόσμον κόσμον τῇ ἀγάπην συνυπάρχειν θελω ἀγάπῃ, πρὸς ὡς ἀμήχανον συνυπάρχειν ἀλλήλοις φῶς καὶ καὶ σκότος. [Westcott, 1883]

< 1 João 2:14 1 João 2:16 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.