Efésios 1

1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus.

Comentário A. R. Fausset

pela – chamado ao apostolado através da mesma “vontade” que originou a Igreja (Efésios 1:5,9,11; compare com Gálatas 1:4).

aos santose fiéis – As mesmas pessoas são referidas por ambas as designações. A santificação por Deus é colocada aqui antes da fé do homem. O duplo aspecto da salvação é assim apresentado, a graça de Deus em primeiro lugar nos santificando (isto é, nos separando em Seus propósitos eternos como sendo santos para Si mesmo); e nossa fé, pelo dom de Deus, apegando-se à salvação (2Tessalonicenses 2:13; 1Pedro 1:2). [Jamieson; Fausset; Brown]

2 Graça e paz, de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo, sejam convosco.
3 Bendito seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.

Comentário A. R. Fausset

As doxologias em quase todas as epístolas implicam o verdadeiro senso de graça experimentado pelos escritores e seus leitores (1Pedro 1:3). Efésios 1:3-14 apresenta sumariamente o Evangelho da graça de Deus: a obra de amor do PAI, Efésios 1:3 (nos escolher para a santidade, Efésios 1:4; para a filiação, Efésios 1:5; para aceitação , Efésios 1:6): os filhos, Efésios 1:7 (redenção, Efésios 1:7; conhecimento do mistério da sua vontade, Efésios 1:9; uma herança, Efésios 1:11); o ESPÍRITO SANTO, Efésios 1:13 (selando, Efésios 1:13; dando uma garantia da herança, Efésios 1:14).

o Deus e Pai deCristo – e assim o Deus e Pai de nós que estamos Nele (Jo 20:17). Deus é “o Deus” do homem Jesus e “o Pai” do Verbo Divino.

nos abençoou – Como na criação (Gênesis 1:22), assim na redenção (Gênesis 12:3; Mateus 5:3-11; Mateus 25:34) Deus “abençoa” Seus filhos; e isso não em meras palavras, mas em atos.

bênçãos – “Todas”, isto é, “todas as bênçãos possíveis para o tempo e a eternidade, que o Espírito tem que outorgar” (assim, “espiritual” significa; não “espiritual”, como o termo agora é usado, em oposição a corporal).

nos lugares celestiais – uma frase cinco vezes encontrada nesta epístola, e não em outro lugar (Efésios 1:202:63:106:12). A ascensão de Cristo é o meio de nos introduzir nos lugares celestiais, que por nossos pecados foram barrados contra nós. Compare a mudança feita por Cristo (Colossenses 1:20; Efésios 1:20). Enquanto Cristo na carne estava na forma de um servo, as pessoas de Deus não podiam realizar plenamente seus privilégios celestiais como filhos. Agora “nossa cidadania (grego) está no céu” (Filipenses 3:20), onde nosso Sumo Sacerdote está sempre “nos abençoando”. Nossos “tesouros” estão lá (Mateus 6:20-21); nossos objetivos e afetos (Colossenses 3:1-2); nossa esperança (Colossenses 1:5; Tito 2:13); nossa herança (1Pedro 1:4). O dom do próprio Espírito, a fonte da “bênção espiritual”, é em virtude de Jesus ter ascendido para lá (Efésios 4:8).

em Cristo – o centro e fonte de todas as bênçãos para nós. [Jamieson; Fausset; Brown]

4 Assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor.

Comentário A. R. Fausset

nos escolheu – grego “, escolheu-nos para si mesmo” (ou seja, fora do mundo, Gálatas 1:4): referindo-se a sua escolha original, falado de como passado.

nele – A repetição da ideia, “em Cristo” (Efésios 1:3), implica a importância primordial da verdade que está nEle, e em virtude da união com Ele, o Segundo Adão, o Restaurador ordenado por nós de eterna, a cabeça da humanidade redimida, os crentes têm todas as suas bênçãos (Efésios 3:11).

antes da fundação do mundo – Isto assume a eternidade do Filho de Deus (Jo 17:5,24), como da eleição dos crentes nEle (2Timóteo 1:92:13).

para que fôssemos santos – positivamente (Deuteronômio 14:2).

irrepreensíveis – negativamente (Efésios 5:27; 1Tessalonicenses 3:13).

diante dele – É para Ele que o crente olha, caminhando como em Sua presença, diante de quem ele olha para ser aceito no juízo (Colossenses 1:22; compare com Apocalipse 7:15).

em amor – junto-me a Bengel e outros com Efésios 1:5, “no amor nos predestinou”, etc. As palavras qualificam a sentença inteira, “que devemos ser santos … diante dEle”. O amor perdido pelo homem pela queda, mas restaurado pela redenção, é a raiz, o fruto e a soma de toda a santidade (Efésios 5:2; 1Tessalonicenses 3:12-13). [Jamieson; Fausset; Brown]

5 E nos predestinou como filhos adotados por meio de Jesus Cristo para si mesmo, conforme o bom prazer de sua vontade;

Comentário A. R. Fausset

predestinou – mais especial em relação aos meios finais e precisos, do que “escolhidos” ou eleitos. Somos “escolhidos” do resto do mundo; “Predestinado” para todas as coisas que asseguram a herança para nós (Efésios 1:11; Romanos 8:29). “Preordenado.”

para si mesmo – o Pai (Colossenses 1:20). Alford explica, “adoção… em Si mesmo”, isto é, para que nós devamos ser participantes da natureza divina (2Pedro 1:4). Lachmann lê, “para Ele”. O contexto favorece a explicação de Calvino: Deus considera a si mesmo e a glória de Sua graça (Efésios 1:6, Efésios 1:12, Efésios 1:14) como Seu fim último. Ele tinha um Filho unigênito, e estava satisfeito por Sua própria glória, escolher dentre um mundo perdido muitos para se tornar Seus filhos adotivos. Traduza “para Si mesmo”.

conforme o bom prazer de sua vontade – Então, o grego (Mateus 11:26; Lucas 10:21). Não podemos ir além do “prazer da Sua vontade” em buscar as causas de nossa salvação, ou de qualquer de suas obras (Efésios 1:9). (Jó 33:13) Por que você precisa filosofar sobre um mundo imaginário de otimismo? Tua preocupação é tomar cuidado para que não seja mau. Não havia nada em nós que merecesse o Seu amor (Efésios 1:1,9,11) (Bengel). [Jamieson; Fausset; Brown]

6 para louvor da glória de sua graça, a qual nos concedeu gratuitamente no Amado.

Comentário A. R. Fausset

(Efésios 1:7,17-18). O fim visado (Salmo 50:23), isto é, que a glória de Sua graça possa ser louvada por todas as Suas criaturas, homens e anjos.

nos concedeu – uma palavra grega aparentada para “graça”: “charitos”, “echaritosen”: traduzir, “graciosamente aceito”; “Nos fez súditos da sua graça”; “Nos abraçou nos braços da sua graça” (Romanos 3:24; Romanos 5:15).

no Amado – preeminentemente assim chamado (Mateus 3:1717:5; Jo 3:35; Colossenses 1:13). Grego, “Filho do seu amor”. É apenas “EM SEU AMADO” que Ele nos ama (Efésios 1:3; 1João 4:9-10). [Jamieson; Fausset; Brown]

7 Nele temos a libertação pelo seu sangue, o perdão dos pecados, conforme as riquezas da sua graça,

Comentário A. R. Fausset

Nele – “o amado” (Efésios 1:6; Romanos 3:24).

temos – como uma possessão atual.

libertação – grego, “nossa (literalmente, ‘a’) redenção”; A redenção, que é o grande assunto de toda a revelação, e especialmente do Novo Testamento (Romanos 3:24), ou seja, do poder, culpa e consequências penais do pecado (Mateus 1:21). Se um homem fosse incapaz de se redimir de ser um servo, seu parente poderia redimi-lo (Levítico 25:48). Por isso, antitipicamente, o Filho de Deus tornou-se o Filho do homem, para que, como nosso parente, Ele nos pudesse redimir (Mateus 20:28). Outra “redenção” segue, a saber, que “da possessão adquirida” daqui em diante (Efésios 1:14).

pelo seu sangue – (Efésios 2:13); como o instrumento; a propiciação, isto é, a consideração (concebida por Seu próprio amor) pela qual Ele, que estava justamente irado (Isaías 12:1), torna-se propício para nós; a expiação, o preço pago à justiça divina pelos nossos pecados (Atos 20:28; Romanos 3:25; 1Coríntios 6:20; Colossenses 1:20; 1Pedro 1:18-19).

o perdão dos pecados – grego, “a remissão de nossas transgressões”: não apenas “preterição”, como o grego (Romanos 3:25) deve ser traduzido. Essa “remissão”, sendo a explicação da “redenção”, inclui não apenas a libertação da penalidade do pecado, mas também sua profanação e poder escravizante, negativamente; e a reconciliação de um Deus ofendido e uma satisfação para um Deus justo, positivamente.

riquezas da sua graça – (Efésios 2:7); “As riquezas excedentes da sua graça”. Compare Efésios 1:183:16, “de acordo com as riquezas da Sua glória”: de modo que “graça” é a Sua “glória”. [Jamieson; Fausset; Brown]

8 que ele fez transbordar em nós em toda sabedoria e prudência.

Comentário A. R. Fausset

toda sabedoria e prudência – “sabedoria” na elaboração do plano de redimir a humanidade; “prudência” em executá-lo pelos meios, e em fazer todos os arranjos necessários da Providência para esse propósito. Paulo atribui ao Evangelho da graça de Deus “toda sabedoria e prudência” possível, em oposição às ostentações de sabedoria e prudência que os judeus incrédulos e filósofos pagãos e falsos apóstolos arrogavam por seus ensinamentos. Cristo crucificado, embora seja estimado “loucura” pelo mundo, é “a sabedoria de Deus” (1Coríntios 1:18-30). Compare Efésios 3:10, “a multiforme sabedoria de Deus”. [Jamieson; Fausset; Brown]

9 E nos revelou o mistério da sua vontade, conforme o seu bom prazer, que propôs nele,

Comentário A. R. Fausset

“Ele abundou”, ou “fez (graça) abundar em nós” (Efésios 1:8), em que Ele nos deu a conhecer, ou seja, experimentalmente, em nossos corações.

o mistério – o propósito da redenção de Deus, ocultado até agora em Seus conselhos, mas agora revelado (Efésios 6:19; Romanos 16:25; Colossenses 1:26, Colossenses 1:27). Esse “mistério” não é como os mistérios pagãos, que foram transmitidos apenas aos poucos iniciados. Todos os cristãos são os iniciados. Somente incrédulos são os não iniciados.

conforme o seu bom prazer – mostrando a causa por que “Ele nos fez saber o mistério”, ou seja, o seu próprio “bom prazer” amoroso para nós; também o tempo e a maneira de fazê-lo estão de acordo com o Seu bom prazer.

propôs – (Efésios 1:11).

nele – Deus o Pai. Bengel considera “Nele”, isto é, Cristo, como em Efésios 1:3-4. Mas o nome próprio, “em Cristo”, Efésios 1:10, imediatamente depois, é inconsistente o pronome aqui significar o Seu ser. [Jamieson; Fausset; Brown]

10 para a administração do cumprimento dos tempos, isto é, voltar a reunir todas as coisas em Cristo, tanto as que estão nos céus, quanto as que estão na terra.

Comentário A. R. Fausset

voltar a reunir – Grego, “resumir sob uma só cabeça”; “recapitular”. O “bom prazer que Ele propôs” era “resumir todas as coisas (grego, ‘toda a extensão das coisas’) em Cristo (grego, ‘o Cristo’, isto é, o seu Cristo)” (Alford). O propósito de Deus é resumir toda a criação em Cristo, o Cabeça dos anjos, com quem Ele está ligado pela Sua natureza invisível, e dos homens com quem Ele está ligado pela Sua humanidade; de judeus e gentios; dos vivos e dos mortos (Efésios 3:15); de criação animada e inanimada. O pecado desarranjou a relação de subordinação da criatura a Deus. Deus modera reunir todos juntos em Cristo; ou como Colossenses 1:20 diz: “Por Ele para reconciliar todas as coisas para Si, seja na terra ou nas coisas do céu.” [Jamieson; Fausset; Brown]

11 Nele também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade,

Comentário A. R. Fausset

fomos feitos herança – literalmente, “Fomos feitos para ter uma herança” (Wahl). Compare Efésios 1:18, “Sua herança nos santos”: como a Sua herança é dita estar neles, assim é dito que neles está Nele (Atos 26:18). No entanto, Efésios 1:12, “que devemos ser para … Sua glória” (não “que devemos ter”), favorece a tradução de Bengel, Ellicott e outros, “Fomos feitos uma herança”. Assim, o Israel literal (Deuteronômio 4:209:29; 32:9).

predestinados – (Efésios 1:5). A preordenação de Israel, como a nação eleita, responde àquela dos israelitas espirituais, crentes, a uma herança eterna, que é a coisa aqui significada. O “nós” aqui e em Efésios 1:12, significa crentes judeus (de onde vem a referência à eleição de Israel a nível nacional), em contraste com “vós” (Efésios 1:13) crentes gentios.

propósito – (Efésios 1:93:11). A Igreja existia na mente de Deus eternamente, antes de existir na criação.

conselho da sua vontade – (Efésios 1:5), “o bom prazer da Sua vontade”. Não um capricho arbitrário, mas a infinita sabedoria (“conselho”) uniu-se à vontade soberana. Compare seu discurso com os mesmos efésios em Atos 20:27: “Todo o conselho de Deus” (Isaías 28:29). Assim como nas criações naturais e espirituais, Deus não é um agente limitado pela necessidade. “Onde quer que haja conselho, há eleição, ou então é vã; onde uma vontade, deve haver liberdade, ou então é fraca” (Pearson). [Jamieson; Fausset; Brown]

12 para que fôssemos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo.

Comentário A. R. Fausset

(Efésios 1:6,14).

os que primeiro esperamos em Cristo – sim (nós judeus cristãos), “que antes esperavam em Cristo”: quem antes do Cristo veio, ansiava por Sua vinda, esperando a consolação de Israel. Compare Atos 26:6-7: “Estou julgado pela esperança da promessa feita por Deus a nossos pais: para a qual nossas doze tribos, servindo a Deus dia e noite, esperam vir.” Atos 28:20 “A esperança de Israel” (Alford). Compare Efésios 1:182:12 4:4. [Jamieson; Fausset; Brown]

13 E também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e nele crestes, nele fostes selados com o Espírito Santo da promessa,

Comentário A. R. Fausset

E também vós – vós gentios. A prioridade de nós judeus não exclui vocês gentios de compartilharem em Cristo (compare Atos 13:46).

a palavra da verdade – o instrumento da santificação e do novo nascimento (Jo 17:17; 2Timóteo 2:15; Tiago 1:18). Compare com Colossenses 1:5, onde também, como aqui, está conectado com “esperança”. Também Efésios 4:21.

selados – como Deus confirmou filhos, pelo Espírito Santo como o selo (Atos 19:1-6 ; Romanos 8:16,23; 1João 3:24; ver em 2Coríntios 1:22). Um selo impresso em um documento dá validade indubitável ao contrato nele (Jo 3:33; Jo 6:27; compare com 2Coríntios 3:3). Assim, o sentido do “amor de Deus derramado no coração pelo Espírito Santo” (Romanos 5:5), e o senso de adoção dado através do Espírito na regeneração (Romanos 8:15-16), assegura crentes da boa vontade de Deus para eles. O Espírito, como um selo, imprime na alma, na regeneração, a imagem de nosso Pai. O “selo” do Espírito Santo é mencionado como passado de uma vez por todas. O testemunho em nossos corações de que somos filhos de Deus e herdeiros (Efésios 1:11), é o testemunho atual do Espírito, o “penhor da vindoura herança” (Romanos 8:16-18).

com o Espírito Santo da promessa – sim, como o grego, “O Espírito da promessa, até mesmo o Espírito Santo”: O Espírito prometeu tanto no Antigo e Novo Testamento (Joel 2:28; Zacarias 12:10; Jo 7:38, Jo 7:39). “A palavra” prometeu o Espírito Santo. Aqueles que “creram na palavra da verdade” foram consequentemente selados pelo Espírito. [Jamieson; Fausset; Brown]

14 que é a garantia da nossa herança, até a libertação da propriedade de Deus, para louvor da sua glória.

Comentário A. R. Fausset

garantia – a primeira parcela paga como penhor que o resto seguirá (Romanos 8:23; 2Coríntios 1:22).

até – antes, “até a redenção”, etc .; juntou-se assim: “fostes selados (Efésios 1:13) a”, isto é, com o propósito de e contra, a realização da “redenção”, ou seja, não a redenção em seu primeiro estágio, feita pelo sangue de Cristo. , que assegura nosso título, mas, em sua conclusão final, quando a possessão real será nossa, a completa “redenção do corpo” (Romanos 8:23), bem como da alma, de toda enfermidade (Efésios 4:30). A libertação da criatura (o corpo, e toda a criação visível) da escravidão da corrupção, e do príncipe usurpador deste mundo, na liberdade gloriosa dos filhos de Deus (Romanos 8:21-23; 2Pedro 3:13).

da propriedade – o povo de Deus comprado (“adquirido”, grego) como Sua possessão peculiar (grega) pelo sangue de Cristo (Atos 20:28). Valorizamos muito aquilo pelo qual pagamos um alto preço; assim Deus, Sua Igreja (Efésios 5:25-26; 1Pedro 1:182:9; “meu tesouro especial”, Malaquias 3:17). [Jamieson; Fausset; Brown]

15 Por isso eu, desde que ouvi da fé que há entre vós no Senhor Jesus, e do amor a todos os santos,

Comentário A. R. Fausset

Por isso – porque estais em Cristo e selados pelo seu Espírito (Efésios 1:13-14).

eu – da minha parte, em troca dos grandes benefícios de Deus para vós.

desde que ouvi – desde que ouvi falar. Não implicando que ele só tinha ouvido falar de sua conversão: um argumento errôneo usado por alguns contra o endereçamento desta epístola aos Efésios (ver em Efésios 1:1); mas referindo-se ao relatório que ouvira desde que ele estava com eles, quanto às suas graças cristãs. Assim, no caso de Filemom, seu “amado companheiro de trabalho” (Filemom 1:1), ele usa as mesmas palavras (Filemom 1:4-5).

da fé – sim, como o grego, “a fé entre vocês”, isto é, que muitos (não todos) de vós têm.

amor a todos os santos – de qualquer nome, simplesmente porque são santos. Uma característica distintiva do verdadeiro cristianismo (Efésios 6:24). “Fé e amor ele muitas vezes se junta. Um par maravilhoso” (Crisóstomo). A esperança é adicionada, Efésios 1:18. [Jamieson; Fausset; Brown]

16 não paro de agradecer a Deus por vós, lembrando-me em minhas orações.
17 Oro para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, vos dê o Espírito de sabedoria e de revelação no conhecimento dele;

Comentário A. R. Fausset

Uma oração adequada para todos os cristãos.

o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo – título apropriado aqui; como em Efésios 1:20-22 ele trata de Deus levantando Jesus para ser o Cabeça de todas as coisas para a Igreja. O próprio Jesus chamou o Pai “Meu Deus” (Mateus 27:46).

o Pai glorioso – (compare Atos 7:2). O Pai daquela infinita glória que brilha na face de Cristo, que é “a glória” (a verdadeira Shekinah); através de quem também “a glória da herança” (Efésios 1:18) será nossa (Jo 17:24; 2Coríntios 3:7 ,4:6).

o Espírito de sabedoria – cujo atributo é a sabedoria infinita e que trabalha a sabedoria nos crentes (Isaías 11:2).

e de revelação – cuja função é revelar aos crentes os mistérios espirituais (Jo 16:14-15; 1Coríntios 2:10).

no conhecimento – sim, como no grego (ver em 1Coríntios 13:12), “no pleno conhecimento Dele”, ou seja, Deus. [Jamieson; Fausset; Brown]

18 e que sejam iluminados os olhos do vosso coração, para que conheçais qual é a esperança para a qual ele chamou, quais são as riquezas da gloriosa herança dele nos santos,

Comentário A. R. Fausset

do vosso coração – Compare o estado contrário dos incrédulos, o coração está em falta (Efésios 4:18; Mateus 13:15). Traduzir: “Tendo os olhos do seu coração iluminados” (Efésios 5:14; Mateus 4:16). O primeiro efeito do Espírito movendo-se na nova criação, como na criação física original (Gênesis 1:3; 2Coríntios 4:6). Assim, Teófilo a Autólico (1.3), “os ouvidos do coração”. Onde a luz espiritual existe, existe vida (Jo 1:4). O coração é “o cerne da vida” (Harless) e a fonte dos pensamentos; de onde “o coração” nas Escrituras inclui a mente, assim como a inclinação. Seu “olho”, ou visão interior, recebe e contempla a luz (Mateus 6:22-23). O olho é o símbolo da inteligência (Ezequiel 1:18).

a esperança para a qual ele chamou – a esperança que se refere ao fato de Ele tê-lo chamado; ou, ao chamado com o qual Ele te chamou.

riquezas da gloriosa – (Colossenses 1:27).

herança dele nos santos – A herança que ele tem reservado no caso dos santos. Prefiro explicar: “A herança que Ele tem em seus santos”. (Ver Efésios 1:11; Deuteronômio 32:9). [Jamieson; Fausset; Brown]

19 e qual é a superabundante grandeza do seu poder para nós, que cremos, conforme a operação da sua poderosa força,

Comentário A. R. Fausset

poder para nós, que cremos – O conjunto da obra da Sua graça, que Ele está realizando, e continuará, em nós que cremos. Pelo termo “santos” (Efésios 1:18), os crentes são considerados absolutamente perfeitos, e assim como sendo a herança de Deus; neste verso, como no curso da luta do bom combate da fé.

conforme – de acordo com o que se poderia esperar.

operação – grego ,”a energização”; traduzir “o trabalho eficaz” (Efésios 3:7). O mesmo poder sobre-humano era necessário e exercido para nos fazer crer, como foi necessário e exercido para ressuscitar Cristo dos mortos (Efésios 1:20). Compare Filipenses 3:10, “o poder da sua ressurreição” (Colossenses 2:12; 1Pedro 1:3-5). [Jamieson; Fausset; Brown]

20 a qual ele operou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos; e o colocou à direita dele nos céus,

Comentário A. R. Fausset

em Cristo – como nossas “primícias” da ressurreição, e Cabeça, em virtude do poderoso trabalho de Deus, em quem Seu poder para nos proteger é tornado possível e real (Alford).

ressuscitando-o dos mortos – A ressurreição de Cristo não é apenas um penhor de nossos corpos sendo daqui em diante ressuscitado, mas tem um poder espiritual nele (em virtude de nossa união viva com Ele, como membros com a Cabeça) a ressurreição, espiritualmente da alma do crente agora, e, consequentemente, do seu corpo no futuro (Romanos 6:8-118:11). O Filho também, como Deus (embora não como homem), teve uma participação em elevar Seu próprio corpo humano (Jo 2:1910:17-18). Também o Espírito Santo (Romanos 1:4; 1Pedro 3:18).

colocou – grego, “fez com que ele se sentasse”. Os espíritos gloriosos permanecem sobre o trono de Deus, mas eles não se sentam à direita de Deus (Hebreus 1:13).

à direita dele – (Salmo 110:1). Onde Ele permanece até que todos os Seus inimigos tenham sido colocados sob Seus pés (1Coríntios 15:24). Sendo designado para “governar no meio de seus inimigos” durante sua rebelião (Salmo 110:2), Ele renunciará a sua comissão após a sua submissão (Pearson) (Marcos 16:19; Hebreus 1:3; Hebreus 10:12).

nos céus – (Efésios 1:3). Como Cristo tem um corpo literal, o céu não é meramente um estado, mas um lugar; e onde Ele está, lá o Seu povo estará (Jo 14:3). [Jamieson; Fausset; Brown]

21 acima de todo governo, autoridade, poder, domínio, e de todo nome que se nomeia, não só nesta era, mas também na futura.

Comentário A. R. Fausset

Grego: “Extremo (ou alto) acima de tudo (Efésios 4:10) principado (ou regra, 1Coríntios 15:24), e autoridade e poder (Mateus 28:18) e domínio (ou senhorio)”. Compare Filipenses 2:9; Colossenses 1:16; Hebreus 7:26; 1Pedro 3:22. Espíritos malignos (que são igualmente divididos em várias categorias, Efésios 6:12), bem como anjos da luz e potentados da terra, estão incluídos (compare Romanos 8:38). Jesus é “Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Apocalipse 19:16). Quanto mais elevada é a sua honra, maior é a do seu povo, que são seus membros unidos a ele, a cabeça. Alguns mestres filosofantes da escola de Simão Mago, na Ásia Ocidental Menor, tinham, segundo Irineu e Epifânio, ensinado a seus ouvintes esses nomes de várias categorias de anjos. Paulo mostra que a mais verdadeira sabedoria é conhecer a Cristo como reinando acima de todos eles.

todo nome – todo ser seja qual for. “Qualquer outra criatura” (Romanos 8:39).

nesta era – grego, “idade”, isto é, a atual ordem das coisas. “Coisas presentes … coisas por vir” (Romanos 8:38).

mas também na futura – “Nomes que agora não sabemos, mas saberemos daqui em diante no céu. Sabemos que o imperador vai antes de tudo, embora não possamos enumerar todos os sátrapas e ministros de sua corte; por isso sabemos que Cristo está acima de tudo, embora não possamos nomear todos eles” (Bengel). [Jamieson; Fausset; Brown]

22 Ele também sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e o constituiu por cabeça sobre todas as coisas para a Igreja,

Comentário A. R. Fausset

sujeitoudebaixo – (Salmo 8:6; 1Coríntios 15:27).

constituiupara a Igreja – por sua vantagem especial. A ordem grega é enfática: “ELE deu a Ele como Cabeça sobre todas as coisas para a Igreja”. Se fosse alguém, a não ser ELE, seu Cabeça, não teria sido o benefício que é para a Igreja. Mas como Ele é Cabeça sobre todas as coisas que são também a Cabeça dela (e ela o corpo), todas as coisas são dela (1Coríntios 3:21-23). Ele está acima (“muito acima”) de todas as coisas; em contraste com as palavras “À Igreja”, isto é, para sua vantagem. Os primeiros estão sujeitos; o último se une a ele em seu domínio sobre eles. “Cabeça” implica não apenas o domínio Dele, mas a nossa união; portanto, enquanto olhamos para Ele à direita de Deus, nos vemos no céu (Apocalipse 3:21). Pois a Cabeça e o corpo não são separados por nada intervindo, senão o corpo deixaria de ser o corpo, e a Cabeça deixaria de ser a Cabeça (Pearson de Crisóstomo). [Jamieson; Fausset; Brown]

23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche tudo em todas as coisas.

Comentário A. R. Fausset

seu corpo – seu corpo místico e espiritual, não literal. Não é, no entanto, meramente figurativo ou metafórico. Ele é realmente, embora espiritualmente, o chefe da Igreja. Sua vida é sua vida. Ela compartilha Sua crucificação e Sua glória consequente. Ele possui tudo, Sua comunhão com o Pai, Sua plenitude do Espírito e Sua humanidade glorificada, não meramente para Si mesmo, mas para ela, que tem um membro de Seu corpo, de Sua carne e de Seus ossos (Efésios 5:30).

plenitude – “o recipiente cheio” (Eadie). A Igreja é habitada e preenchida por Cristo. Ela é o receptáculo, não de Sua inerente, mas de Sua plenitude comunicada, de presentes e graças. Como Sua é a “plenitude” (Jo 1:16; Colossenses 1:19; 2:9) inerentemente, então ela é Sua “plenitude” por Sua comunicação a ela, em virtude de sua união com Ele (Efésios 5:18 ; Colossenses 2:10). “A plena manifestação do seu ser, porque penetrada pela sua vida” (Conybeare e Howson). Ela é a revelação contínua de Sua vida divina em forma humana; o mais completo representante de Sua plenitude. Não a hierarquia angélica, como ensinaram os falsos mestres (Colossenses 2:9-10,18), mas o próprio Cristo é a “plenitude da divindade” e ela o representa. Koppe traduz menos provavelmente “toda a multidão universal”.

enche tudo em todas as coisas – Cristo como o Criador, Preservador e Governador do mundo, constituído por Deus (Colossenses 1:16-19), preenche todo o universo das coisas com todas as coisas. “Preenche toda a criação com o que ela possui” (Alford). O grego é: “enche a si mesmo”. [Jamieson; Fausset; Brown]

<Gálatas 6 Efésios 2>

Introdução à Efésios 1

Em Efésios 1, Paulo fala da origem da Igreja no conselho eterno do Pai e derramamento de sangue do Filho e o selamento da mesma pelo Espírito. O capítulo termina com ação de Graças e oração para que possam conhecer plenamente o poder da graça de Deus em Cristo para com os santos. [Fausset]

Visão geral da Epístola aos Efésios

Na sua Epístola aos Efésios, “Paulo resume a história do Evangelho, e como ele deve reformular cada parte da nossa história de vida”. Tenha uma visão geral da carta através deste breve vídeo (9 minutos) produzido pelo BibleProject.

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Epístola aos Efésios.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – março de 2018.