Filipenses 1:17

Mas outros anunciam por amor, sabendo que fui posto para a defesa do Evangelho.

Estes rivais pensam acrescentar aflição à suas prisões — supondo que ele ficaria decepcionado com o sucesso deles! Eles proclamam Cristo, portanto, não sinceramente (não em espírito puro), mas com pretensão (Filipenses 1:16,18); e Paulo, embora feliz pelo trabalho deles estar tornando o nome de Cristo mais conhecido, censura seus motivos. [Dummelow, 1909]

anunciam a Cristo por rivalidade egoísta (“por discórdia”, A21; “por ambição egoísta”, NVI).

Comentário de H. C. G. Moule

fui posto. Veja o mesmo verbo claramente no mesmo sentido, Lucas 2:34; 1Tessalonicenses 3:3. O pensamento é como de um soldado destacado, uma linha de defesa estabelecida. Ainda assim, pode haver também uma alusão na palavra, usada neste contexto, ao fato de sua fixação literal em um só lugar.

defesa. Literalmente, apologia; vindicação. Ver sobre Filipenses 1:7 acima. Talvez o ponto da palavra aqui é que os cristãos leais reconheceram em sua liberdade um chamado para se moverem como evangelistas ativos; no cativeiro de Paulo, um chamado para ele, ao invés de limpar as dificuldades e desenvolver a fé inteligente dos inquisidores trazidos por eles. Os “homens de facção” poderiam afetar ver na cadeia de Paulo um sinal de proibição e desagrado divino; os “homens de amor” reconheceriam nela um sinal de designação para uma obra especial e nobre. [Moule, aguardando revisão]

< Filipenses 1:16 Filipenses 1:18 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.