Filipenses 1:18

Que, pois? Afinal de qualquer maneira, ou com fingimento, ou em verdade, Cristo é anunciado; e nisto me alegro, e continuarei a me alegrar;

E depois? Isso me incomoda como eles achavam que aconteceria? “Contanto que” seu pensamento indelicado para mim, e intenção egoísta, a causa que tenho de coração é promovida “de qualquer maneira” de pregação, “com fingimento (com um motivo, Filipenses 1:16) ou em verdade (por verdadeiro “amor” a Cristo, Filipenses 1:17), Cristo é proclamado; e regozijo-me, sim, e regozijo-me-ei. Estes mestres egoístas ‘proclamaram Cristo’, não ‘outro Evangelho’, como os judaizantes na Galácia (Gálatas 1:6-8); embora provavelmente tendo um pouco do fermento judeu (ver em Filipenses 1:15-16), seu principal erro foi seu invejoso motivo que buscava a si mesmo, não tanto falsa doutrina: se houvesse um erro vital, Paulo não teria se alegrado. A proclamação de CRISTO, no entanto, despertou a atenção e, portanto, estava certa de que seria útil. Paulo pôde, portanto, regozijar-se com o bom resultado de suas más intenções (Salmo 76:10Isaías 10:5,7). [JFU]

Comentário de H. C. G. Moule

Que, pois? “O que importa? Qu’importe? A ordem correta dos dois versículos anteriores dá força total a tal pergunta.

de qualquer maneira. Com belo significado, ele modifica o pensamento de que isso não importa. Há um aspecto em que importa; promove a difusão do Evangelho.

A R. V. [King James, Versão Revisada] lê, só isso; uma frase elíptica, para “só devo confessar isso”, ou algo parecido. A evidência documental para a palavra “isso” é forte, mas não decisiva.

com fingimento. Os judaizantes “fingiam”, talvez até para si mesmos, que sua energia vinha de puro zelo por Deus.

anunciado. Veja a segunda nota em Filipenses 1:16. No inglês moderno, o tempo grego (presente) é melhor representado por está sendo proclamado.

continuarei a me alegrar. Melhor, talvez, com Alford, Ellicott e Lightfoot (mas não assim o R.V. [King James, Versão Revisada]), se alegrará; uma expectativa, em vez de uma resolução. Ele está certo de que o futuro só trará novos motivos para regozijo.

Nenhum comentário longo é necessário sobre a nobre lição espiritual deste versículo. Os interesses de seu Senhor são seus e, nesse fato, realizados pela graça de Deus, ele encontra, em meio a circunstâncias extremamente vergonhosas em si mesmas, mais do que equanimidade – felicidade positiva. O eu cedeu o trono interior a Cristo, e o resultado é uma harmonia divina entre as circunstâncias e o eu, pois ambos são vistos igualmente sujeitos a Ele e contribuindo para Seus fins. [Moule, aguardando revisão]

< Filipenses 1:17 Filipenses 1:19 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.