Filipenses 1:19

pois sei que isso me resultará em livramento pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo;

Paulo esperava ser liberto da prisão, mas não estava certo de que isso aconteceria (Filipenses 1:20-27; 2:24). Deus o livraria (Filipenses 1:25-26) por meio dos seus agentes escolhidos, tanto divinos (o socorro do Espírito de Jesus Cristo) como humanos (as orações dos filipenses). [Genebra, 2009]

Comentário de H. C. G. Moule

pois sei. Um desenvolvimento do pensamento implícito em “Alegrar-me-ei”, logo acima. Subordinado ao fato supremo de que “Cristo está sendo anunciado”, entra aqui a deleitosa certeza de que a disciplina acompanhante promoverá seu próprio bem espiritual e eterno, sempre em conexão com o serviço prestado ao seu Senhor.

que isso me resultará em livramento. Em vez disso, mais de perto, em vista do idioma grego, que encontrarei essa coisa resultar em salvação.

“Salvação”:—aqui, provavelmente, glória final. A palavra sótêria inclui, em sua referência mais ampla, todo o processo de misericórdia salvadora, desde a dádiva do Salvador até a bem-aventurança final dos salvos. Mais definitivamente, na vida do cristão, aponta algumas vezes para seu primeiro conhecimento e fé no Salvador (2Coríntios 6:2), outras vezes para o processo vitalício de sua preservação divina em Cristo (2 Timóteo 2:10; 1Pedro 1 :9), mais freqüentemente para a questão celestial do todo em glória (Romanos 13:11; 1Tessalonicenses 5:8; Hebreus 9:28; 1Pe 1:5). O mesmo pode ser dito do verbo cognato, só que mais frequentemente do que o substantivo se refere ao processo ao longo da vida.

Em algumas passagens (por exemplo, Atos 27:34) o substantivo se refere à preservação do corpo. Mas esse significado é impedido aqui pela referência logo abaixo ao “socorro do Espírito”.

pela vossa oração. Ele está certo da bênção vindoura e igualmente certo da eficácia dos meios para isso – oração intercessória. Para a alta estimativa de Paulo do valor da intercessão por si mesmo e seu trabalho, compare com, por exemplo, Romanos 15:30; 2Coríntios 1:11; Colossenses 4:3; 2Tessalonicenses 3:1.

pelo socorro. A palavra grega indica ligeiramente um suprimento grande e gratuito. Para o pensamento, compare com João 10:10.

do Espírito de Jesus Cristo. Aqui primeiro, o que é “o Espírito de Jesus Cristo”? Certamente não apenas “Seus princípios e temperamento”. Um significado tão vago da palavra “Espírito” é estranho ao Novo Testamento próprio ensinamento sobre o Paráclito pessoal que seria Seu Divino Representante e Equivalente na verdadeira Igreja (João 14-16), nos assegura que este é o Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Ele é “o Espírito de Jesus Cristo” porque nas relações eternas dentro da Deidade Ele “procede” do Filho Eterno, e é enviado por Ele (João 15:26) assim como pelo Pai (João 14:16; João 14:26), e é assim um com Cristo que onde o Espírito vem Cristo vem (João 14:18). Todo o seu trabalho para e na Igreja e na alma está essencialmente e inteiramente conectado com o Senhor glorificado. Ele regenera efetuando nossa união vital com Cristo; Ele santifica e fortalece, mantendo-o e desenvolvendo-o. Possuímos o Espírito por causa de Cristo; possuímos Cristo, no sentido de união, pelo Espírito.

Em segundo lugar, o que é “o socorro do Espírito”? Gramaticalmente, a frase pode significar “o socorro que é o Espírito” ou “o socorro que o Espírito dá”. Felizmente os dois praticamente convergem. Mas preferimos o primeiro, tendo em vista Gálatas 3:5, onde o verbo “ministrar”, o R.V. [King James, Versão Revisada] “fornecer”, é cognato ao substantivo “fornecer” aqui. O Apóstolo antecipa assim, em resposta às orações dos filipenses, uma nova efusão dentro de si do poder do bem-aventurado Paráclito, desenvolvendo ali a presença de Jesus Cristo. compare com sua própria oração por outros convertidos, Efésios 3:14-19. [Moule, aguardando revisão]

< Filipenses 1:18 Filipenses 1:20 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.