Filipenses 2:21

pois todos buscam as suas próprias coisas, e não as de Cristo Jesus.

todos buscam as suas próprias coisas. A expressão deve ter limitações, pois não pode incluir aqueles mencionados em Filipenses 1:14,17. A explicação mais provável é que “todos” sejam aqueles que teriam vocação para servir em tal necessidade. [Vincent, 1886]

Comentário de H. C. G. Moule

todos. O grego seria mais exatamente representado por todos eles, ou todos eles; todos de um grupo definido em questão. Trata-se de uma severa censura às pessoas realmente indicadas. Paulo deve ter sofrido graves decepções onde tinha o direito especial de esperar pronto socorro. Demas (2 Timóteo 4:10) teve seus precursores; de fato, ele pode ter sido incluído nessa censura, pois estava em Roma nessa época (Colossenses 4:14; Filemom 1:24). Mas não devemos assumir que Paulo aqui (ou mesmo 2 Timóteo 4:10) excomunga, por assim dizer, aqueles a quem ele se refere; o verdadeiro discípulo pode ter sua hora fraca, porque infiel e egoísta. Veja Atos 13:13, com Atos 15:38 e contraste 2 Timóteo 4:11. E mais uma vez o bom senso nos convida a interpretar o “todos” com reserva. Ele deve significar não “todos os cristãos ao meu redor”, mas “todos os possíveis mensageiros cristãos ao meu redor”. “Os santos da casa de César” (Filipenses 4:22), por exemplo, não poderiam estar em questão; nem foi Epafrodito (Filipenses 2:25, etc.).

buscam as suas próprias coisas, literalmente; sua própria facilidade ou segurança; talvez suas próprias preferências em labuta e dever. Veja 1Coríntios 13:5 para a escolha oposta como a escolha da santa Caridade.

e não as de Cristo Jesus. Os interesses de Seus discípulos colocados sobre eles por Seu Apóstolo. [Moule, aguardando revisão]

< Filipenses 2:20 Filipenses 2:22 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.