Filipenses 4:19

E meu Deus suprirá todas a vossas necessidades segundo as suas riquezas em glória em Cristo Jesus.

meu Deus. Paulo diz “meu Deus”, para enfatizar que Deus recompensaria a generosidade deles ao Seu servo, “suprindo todas as necessidades” deles, temporais e espirituais (2Coríntios 9:8), da mesma forma que eles supriram “plenamente” a sua necessidade (Filipenses 4:16,18).

em Cristo Jesus – o Doador e Mediador de todas as bênçãos espirituais. [JFU, 1866]

Comentário de H. C. G. Moule

E. Certamente há um leve contraste entre um desejo implícito de que ele pudesse enviar de volta alguma retribuição material própria para aliviar sua “profunda pobreza” (2Coríntios 8:2).

meu Deus. Palavras profundamente características de Paulo. Veja em Filipenses 1:3. Lightfoot observa bem que a frase é especialmente importante aqui; o apóstolo está pensando no que Deus em seu nome fará pelos outros.

suprirá. Promessa, não apenas aspiração. Ele tem certeza de Sua fidelidade. “Suprimento”:—lit, “encher”, derramando Sua generosidade no vazio da “necessidade”.

todas a vossas necessidades. R.V. [King James, Versão Revisada], um pouco melhor, cada necessidade sua. Veja novamente, 2Coríntios 8:2, onde a pobreza excepcional dos convertidos do norte da Grécia é mencionada. O pensamento proeminente aqui é, certamente, o da pobreza temporal. compare com particularmente 2Coríntios 9:8, onde a primeira referência parece ser a capacidade de Deus de fornecer aos Seus servos abnegados sempre mais do que eles ainda podem poupar e dar. Mas nem aqui nem em 2 Coríntios. devemos por um momento excluir as aplicações mais amplas e profundas da verdade declarada.

segundo as suas riquezas em glória. Seus recursos, consistindo e assim alojados em Sua própria “glória” de poder e amor Divino. compare com Romanos 6:4 e observe nesta Série, para um uso semelhante da palavra “glória”. ser, “suprará sua necessidade colocando você na glória”. Mas nos aventuramos a pensar essa construção desnecessariamente difícil. Qualquer coisa em que Deus é “glorificado” (veja, por exemplo, Gálatas 1:24) é, por assim dizer, um reflexo de Sua santa glória e um resultado dela. A terna bondade providencial para com os pobres filipenses seria tal resultado.

em Cristo Jesus – “em quem habita toda a plenitude da divindade”, “em quem” os santos são “cheios”, no que diz respeito a todas as suas necessidades (Colossenses 2:9-10). A “glória” da graça e da providência está alojada, para o Seu povo, nEle. [Moule, aguardando revisão]

< Filipenses 4:18 Filipenses 4:20 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.