Lucas 1:50

E a sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem.

Comentário Barnes

sua misericórdia. O favor mostrado aos miseráveis e aos culpados.

é de – é manifestado ou revelado a eles.

de geração em geração – de uma era a outra – ou seja, é incessante; continua e abundante. Mas também significa mais do que isso. Significa que a misericórdia de Deus descerá sobre os filhos e netos daqueles que O temem e guardam os Seus mandamentos, Êxodo 20:6. Nesse sentido, é um privilégio inexprimível ser descendente de pais piedosos; ter sido objeto de suas orações e receber a sua bênção. Também é uma questão de grande culpa não copiar o exemplo deles e não seguir seus passos. Se Deus está “disposto” a mostrar misericórdia a milhares de gerações, quão pesada será a condenação se os filhos de pais piedosos não se aproveitarem disso e não buscarem cedo o Seu favor!

sobre os que o temem – que “reverenciam” ou honram a Ele. Um tipo de temor é aquele que um servo tem por um mestre cruel, ou que alguém tem por um precipício, da peste ou da morte. Esse não é o “temor” que devemos ter para com Deus. É o temor que uma criança obediente tem por um pai gentil e virtuoso, o temor de ferir seus sentimentos, de desonrá-lo com nossa vida, de fazer qualquer coisa que ele desaprovaria. É sobre aqueles que têm esse temor a Deus que Sua misericórdia desce. Este é o temor do Senhor, que é o princípio da sabedoria, Salmo 111:10; Jó 28:28. [Barnes]

Comentário de Alfred Plummer 🔒

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.
< Lucas 1:49 Lucas 1:51 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.