Romanos 13:11

Além disso, conheceis o tempo, que já é hora de despertarmos do sono, porque a salvação está agora mais perto de nós do que quando começamos a crer.

Comentário Barnes

Além disso. A palavra “disso”, neste lugar, está conectada em significado com a palavra “este” em Romanos 13:9. O significado pode ser expresso assim: Todas as exigências da Lei em relação ao nosso próximo podem ser satisfeitas por duas coisas: uma é Romanos 13:9-10 pelo amor; a outra é Romanos 13:11-14 lembrando que estamos perto da eternidade; mantendo uma profunda consciência desta verdade em mente. Isso vai incentivar uma vida de honestidade, verdade, paz e contentamento, Romanos 13:13. A doutrina nestes versos Romanos 13:11-14, portanto, é “que uma profunda convicção da proximidade da eternidade irá incentivar uma vida reta no relacionamento com os outros”.

conheceis o tempo. Fazendo uma “avaliação” apropriada do tempo. Tendo visões justas da brevidade e do valor do tempo; do propósito para o qual foi dado e do fato de que está, em relação a nós, rapidamente chegando ao fim. E ainda mais considerando que o tempo em que você vive é o tempo do evangelho, um período de luz e verdade, quando você é especialmente chamado a levar uma vida santa e, assim, fazer justiça a todos. O tempo “anterior” havia sido um período de ignorância e escuridão, quando a opressão, a falsidade e o pecado abundavam. Este é o tempo do “evangelho”, quando Deus “revelou” ao povo a sua vontade de que eles sejam puros.

de despertarmos… Essa é uma bela imagem. O amanhecer, a aproximação da luz da manhã, é o momento de se levantar da cama. Na escuridão da noite, as pessoas dormem. Assim diz o apóstolo. O mundo estava afundado na “noite” do paganismo e do pecado. Naquela época, era de se esperar que eles dormissem o sono da morte espiritual. Mas agora a luz da manhã do evangelho nasceu. É “hora”, portanto, das pessoas abandonarem as obras das trevas, e levantarem-se para a vida, pureza e ação; compare com Atos 17:30-31. A mesma ideia é belamente apresentada em 1 Tessalonicenses 5:5-8. O significado é: Até agora caminhamos nas trevas e no pecado. Agora caminhamos na luz do evangelho. Sabemos o que devemos fazer. Temos certeza de que o Deus da luz está ao nosso redor, e é testemunha de tudo o que fazemos. Em breve iremos encontrá-lo, e é nossa responsabilidade nos levantarmos e fazer somente aquelas obras que suportarão a brilhante luz da verdade, e a análise daquele que é “luz e nele não há trevas” 1 João 1:5.

porque a salvação. A palavra “salvação” aqui foi interpretada de várias maneiras. Alguns supõem que se refere ao reinado pessoal de Cristo na terra. (Tholuck e os alemães em geral.) Outros supõem que se refere à libertação das “perseguições”. Outros, ao aumento da “luz” e do conhecimento do evangelho, de modo que pudessem discernir mais claramente seu dever do que quando se tornaram crentes. (Rosenmuller.) Provavelmente, no entanto, tem seu significado usual aqui, denotando aquela libertação do pecado e do perigo que aguarda os cristãos no céu; e é assim equivalente à expressão: “Você está se aproximando do céu. Você está se movendo em direção ao mundo da glória. Todos os dias estamos nos aproximando do reino da luz; e em vista desse estado, devemos deixar de lado todo pecado e viver cada vez mais em preparação para um mundo de luz e glória”.

do que quando começamos a crer. Todos os dias estamos mais próximos de um mundo de luz perfeita. [Barnes]

< Romanos 13:10 Romanos 13:12 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.