Romanos 5:20

A Lei veio para que a transgressão aumentasse; mas onde o pecado aumentou, a graça superabundou;

Comentário Barnes

O que é dito neste versículo e no seguinte, parece visar o judeu, que poderia supor que a Lei de Moisés se destinava a enfrentar os males do pecado introduzidos por Adão e, portanto, que o plano defendido pelo apóstolo era desnecessário. O apóstolo mostra a eles que a Lei de Moisés na verdade aumentou o pecado, e não o reduziu. Isso significa que a Lei não foi eficaz em resolver os problemas causados pela apostasia.

A Lei. As leis e instituições mosaicas. A palavra parece ser usada para todas as leis que foram dadas no Antigo Testamento.

veio. Esta palavra geralmente significa entrar secretamente ou clandestinamente. Mas parece ser usada aqui simplesmente no sentido em que a Lei entrou ou foi dada. Ele veio além de, ou superou o estado anterior a Moisés, quando as pessoas viviam sem uma revelação.

para que a transgressão aumentasse. A palavra “que” aqui não significa que a Lei tenha sido dada para que o pecado abundasse ou aumentasse, mas que esse era de fato o efeito. Ela tinha esta tendência, não para conter ou subjugar o pecado, mas para despertar e aumentá-lo. Que a palavra tem este sentido pode ser visto nos léxicos. A forma pela qual a Lei produz este efeito é afirmada mais completamente pelo apóstolo em Romanos 7:7-11. A Lei expressa o dever do homem; é espiritual e santa; opõe-se às paixões e aos prazeres culpados do mundo; e assim provoca oposição, provoca raiva, e é a oportunidade pela qual o pecado é posto em movimento, e se mostra no coração. Toda lei, onde há uma disposição para fazer o mal, tem esta tendência. Uma ordem dada a uma criança disposta a satisfazer suas paixões, só tende a excitar a raiva e a oposição. Se o coração fosse santo, e houvesse uma disposição de fazer o bem, a lei não teria tal tendência. Veja este assunto mais ilustrado nas notas em Romanos 7:7-11.

a transgressão. A ofensa que foi introduzida por Adão, ou seja, o pecado. Compare Romanos 5:15 .

aumentasse – isto é, se tornasse mais aparente, mais violento, mais extenso. A introdução da Lei mosaica, em vez de diminuir os pecados das pessoas, apenas os aumenta.

mas onde o pecado aumentou. Igualmente em todas as dispensações – antes da lei e sob a lei. Em todas as condições da família humana antes do evangelho, era a característica que o pecado prevalecia.

graça – favor; misericórdia.

superabundou. A palavra não é usada em nenhum outro lugar do Novo Testamento, exceto em 2Coríntios 7:4. Significa que a misericórdia perdoadora do evangelho triunfou grandemente sobre o pecado, mesmo sobre os pecados dos judeus, embora esses pecados tenham sido agravados pela luz que eles desfrutavam sob as vantagens da revelação divina. [Barnes]

< Romanos 5:19 Romanos 5:21 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.