Romanos 8:35

Quem nos separará do amor de Cristo? A aflição, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, ou a espada?

Comentário de David Brown

Quem nos separará do amor de Cristo? – Isso não significa “nosso amor a Cristo”, como, Quem nos impedirá de amar a Cristo? mas “o amor de Cristo por nós”, como fica claro nas palavras finais do capítulo, que se referem ao mesmo assunto. Nem o outro sentido se harmonizaria com o escopo do capítulo, que é exibir a ampla base da confiança do crente em Cristo. “Não é motivo de confiança afirmar, ou mesmo sentir, que nunca abandonaremos a Cristo; mas é o fundamento de segurança mais forte para se convencer de que o amor Dele nunca mudará” (Hodge).

A aflição, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, ou a espada? – “Nenhum destes, nem todos juntos, tão terríveis para a carne, são sinais da ira de Deus, ou o menor fundamento para duvidar do Seu amor. De quem melhor poderia vir tal pergunta do que de alguém que tinha tanto suportado pelo amor de Cristo? (Veja 2Coríntios 11:11-13; 1Coríntios 4:10-13). O apóstolo não diz (como observa Calvino) “o que”, mas “quem”, como se todas as criaturas e aflições fossem guerreiros que batalham contra os cristãos (Tholuck). [Jamieson; Fausset; Brown]

Comentário de William Sanday 🔒

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.
< Romanos 8:34 Romanos 8:36 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.