Salmo 19:12

Quem pode entender seus próprios erros? Limpa-me dos que me são ocultos.

Comentário Barnes

Quem pode entender seus próprios erros? A palavra traduzida por erros é derivada de um verbo que significa vagar, se extraviar; então, fazer o mal, transgredir. Refere-se aqui a divagações ou desvios da lei de Deus, e a pergunta parece ter sido feita em vista da pureza, do rigor e da extensão da lei de Deus. Em vista de uma lei tão pura, tão sagrada, tão estrita em suas exigências, e tão extensa em seus requisitos – afirmando jurisdição sobre os pensamentos, as palavras e toda a vida – quem pode se lembrar do número de vezes que ele se afastou tal lei? Um sentimento um tanto semelhante é encontrado em Salmos 119:96, “Eu vi o fim de toda perfeição; teu mandamento é excessivamente amplo. ” A linguagem é aquela que todo homem que tem um senso justo da natureza e dos requisitos da lei, e uma visão justa de sua própria vida, deve usar em referência a si mesmo. A razão pela qual qualquer homem se exalta com a convicção de sua própria bondade é que ele não tem um senso justo dos requisitos da lei de Deus; e quanto mais alguém estuda essa lei, mais se convence da extensão de sua própria depravação.

Daí a importância de pregar a lei, para que os pecadores sejam levados à convicção do pecado; daí a importância de apresentá-lo constantemente à mente até mesmo do crente, para que ele seja protegido do orgulho e ande humildemente diante de Deus. E quem pode entender seus próprios erros? Quem pode contar os pecados de uma vida? Quem pode fazer uma estimativa do número de pensamentos impuros e profanos que, no decorrer de muitos anos, passaram despercebidos ou encontraram alojamento na mente? Quem pode contar as palavras que foram faladas e não deveriam ter sido faladas? Quem pode se lembrar dos pecados e loucuras esquecidos de uma vida – os pecados da infância, da juventude, dos anos mais maduros? Só existe um Ser no universo que pode fazer isso. Para Ele, tudo isso é conhecido. Nada escapou de Sua observação; nada desapareceu de Sua memória. Nada pode impedi-lo de fazer uma revelação completa disso se Ele decidir fazê-lo. Está em Seu poder, a qualquer momento, dominar a alma com a lembrança de toda essa culpa; está em Seu poder cobrir-nos de confusão e vergonha na revelação do dia do julgamento. Nossa única esperança – nossa única segurança – de que Ele não fará isso, está em Sua misericórdia; e para que Ele não o faça, devemos sem demora buscar Sua misericórdia e orar para que nossos pecados sejam apagados de forma que não sejam revelados a nós e aos mundos reunidos quando aparecermos diante Dele.

Limpa-me dos que me são ocultos. A palavra aqui traduzida como secreta significa aquilo que está oculto, coberto, oculto. A referência é aos erros e falhas que foram ocultados aos olhos de quem os cometeu, bem como aos olhos do mundo. O sentido é que a lei de Deus é tão espiritual, e tão pura, e tão extensa em suas reivindicações, que o autor do salmo sentiu que ela deve abranger muitas coisas que estavam ocultas até mesmo de sua própria visão – erros e falhas jazendo no fundo da alma, e que nunca havia sido desenvolvido ou expresso. Destes, bem como daqueles pecados que foram manifestados a ele e ao mundo, ele orou para que pudesse ser purificado. Essas são as coisas que poluem a alma; deles a alma deve ser purificada, ou nunca poderá encontrar paz permanente. Um homem que não deseja ser purificado de todas essas “falhas secretas” não pode ser filho de Deus; aquele que é filho de Deus orará sem cessar para que dessas contaminações da alma possa ser purificado. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 19:11 Salmo 19:13 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.